Até o dia 24 de setembro, a Expoflora, maior festival de flores da América Latina, está recebendo, em Holambra, visitantes de todo o Brasil e de outros países, de sexta a domingo das 9h às 19h. O evento começou no dia 25 de agosto e a expectativa da organização é atrair um público de 400 mil pessoas. São 120 expositores, gerando cerca de 7.000 empregos diretos e indiretos, além de um impacto econômico estimado em R$80 milhões na região.

Neste ano de 2023, a Expoflora está em sua 40ª edição, celebrando os 165 anos da imigração holandesa no Brasil e 75 anos da imigração para Holambra.  A edição deste ano oferece aos visitantes uma oportunidade única de explorar mais de 4.000 variedades de 300 espécies de flores e plantas ornamentais, incluindo roseiras, girassóis, antúrios, crisântemos, orquídeas, hibiscos, e muito mais, em uma extensa exposição de arranjos florais e mostras de paisagismo e decoração que apresentam as últimas tendências do setor. Os visitantes também têm a oportunidade de adquirir flores e plantas no grande shopping das flores do evento.

O espaço do evento abrange uma área total de 250 mil m², com 108 mil m² destinados à circulação. A capacidade diária é de 25 mil visitantes, e o estacionamento pode acomodar até 5 mil veículos.

Dentre as atrações principais da Expoflora estão os jardins ao ar livre, onde os visitantes podem apreciar uma ampla variedade de flores e plantas, bem como o desfile na Parada das Flores, que é um espetáculo colorido e emocionante. Destaque também para a tradicional Chuva de Pétalas de Rosas, que encanta pessoas de todas as idades, com cerca de 300 mil pétalas despetaladas individualmente.

A Exposição de Arranjos Florais deste ano tem como tema “40 edições da Expoflora e 75 anos de imigração holandesa em Holambra”. Os artistas apresentam 10 ambientes encantadores que convidam os visitantes a uma viagem no tempo, repleta de cores vibrantes, brilho e perfume, com flores e folhagens decorando todos os espaços. Além disso, objetos como candelabros, velas, fruteiras e vasos imensos compõem os ambientes de forma exclusiva e inovadora.

Ao todo, foram utilizadas 150 mil hastes de flores de mais de 4 mil variedades, incluindo rosas, crisântemos, boca de leão e muito mais. Essa edição também apresenta lançamentos exclusivos em plantas e flores, como a alstroemeria de vaso e a “árvore do dinheiro” pachira aquatica em tamanho grande, entre outras.

Localizada a duas horas da capital paulista, Holambra, cujo nome combina as iniciais de Holanda, América e Brasil, é um exemplo de sucesso da imigração holandesa no país, sendo um importante centro de produção e exportação de flores. A cidade responde por 55% da produção do setor florícola brasileiro e é responsável por 80% da exportação brasileira de flores. A Expoflora desempenha um papel crucial na promoção das flores e no estímulo à economia local, gerando empregos e projetando Holambra como um destino florido.

Além disso, a Expoflora oferece uma rica programação cultural, incluindo danças típicas da Holanda, shows ao vivo em vários palcos, um parque de diversões e um Museu Histórico-Cultural que retrata a história da imigração e da colônia holandesa.

O evento também oferece uma experiência gastronômica típica dos Países Baixos, tornando-se um destaque marcante do maior evento de flores da América Latina. Com tantas atrações, a Expoflora 2023 promete ser uma celebração inesquecível da beleza das flores e da cultura holandesa no Brasil.

Com informações da assessoria de imprensa da Expoflora

Para saber mais, confira o vídeo do Canal Imagens em Foco

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.