Foto: Paschoal Rodriguez

A paleta de cores vivas e vibrantes presentes nas obras de uma das maiores pintoras do Brasil transcende os quadros para colorir o palco do Teatro Santander em uma belíssima homenagem a Tarsila do Amaral. “Tarsila, a Brasileira”, um espetáculo musical ousado e comovente, não apenas celebra a vida e obra de uma das figuras mais emblemáticas da arte brasileira, mas também tece uma narrativa que enaltece as riquezas culturais, naturais e sociais do Brasil, mergulhando o espectador em uma jornada através do tempo e das transformações que moldaram o cenário artístico e social do país.

Sob a direção magistral de José Possi Neto, a montagem ganha vida com uma atuação excepcional de todo o elenco, onde Claudia Raia brilha intensamente no papel de Tarsila do Amaral. Raia não só encarna com maestria as diversas nuances da vida da pintora, desde os momentos de glória em sua carreira até os períodos de profunda dor e perda, mas também demonstra uma versatilidade impressionante ao transitar entre canto, dança e atuação com uma desenvoltura impressionante.

O espetáculo desvela os momentos-chave na trajetória de Tarsila, desde sua chegada em São Paulo em 1922, quando se encontra com os modernistas e dá início a um turbilhão de emoções e inspirações, até os desafios enfrentados durante a Crise de 1929, que a levou à perda de tudo o que possuía. A história é habilmente entrelaçada com a intensidade dos relacionamentos pessoais de Tarsila, destacando sua relação apaixonada com Oswald de Andrade, interpretado com maestria por Jarbas Homem de Mello, e os conflitos e traições que marcaram sua jornada.

Ao longo da narrativa, somos apresentados a uma constelação de personagens marcantes, como Anita Malfatti, Mário de Andrade e Menotti del Picchia, cujas contribuições para o cenário artístico brasileiro são meticulosamente exploradas. A trilha sonora envolvente, composta por Anna Toledo e José Possi Neto, aliada à direção musical de Guilherme Terra, transporta o público para os salões parisienses e os ateliês efervescentes, onde Tarsila encontrava inspiração e desafios em igual medida.

Mas “Tarsila, a Brasileira” é mais do que uma mera cronologia da vida de uma artista excepcional. É uma ode à diversidade e complexidade do Brasil, um convite para refletir sobre as camadas profundas que compõem a identidade nacional. Através da jornada tumultuada de Tarsila, somos confrontados com os dilemas e aspirações de uma nação em constante busca por sua própria voz e lugar no mundo. A produção, com sua atenção meticulosa aos detalhes e compromisso com a excelência artística, é um testemunho do poder transformador da arte e da cultura. Desde o cenário imersivo de Renato Theobaldo até os figurinos deslumbrantes de Fabio Namatame, cada elemento da encenação converte-se em um tributo apaixonado à genialidade de Tarsila e ao legado que ela deixou para as gerações futuras.

Em suma, “Tarsila, a Brasileira” é um espetáculo imperdível que transcende as fronteiras do teatro para nos lembrar da beleza e da complexidade que permeiam a alma brasileira. Em um país marcado pela diversidade e contradições, a história de Tarsila ressoa como um eco poderoso de esperança e inspiração, convidando-nos a abraçar nossa herança cultural e a celebrar a magia que reside em cada pincelada de cor e em cada batida do coração de nossa pátria.

Para acompanhar alguns trechos do espetáculo, acesse o vídeo a seguir:

Serviço:

Musical “Tarsila, a Brasileira”

Horários: 

Quintas-feiras, às 20h;

Sextas-feiras, às 20h;

Sábados, às 16h e 20h;

Domingos, às 16h e 20h

Duração: 2h30min, com intervalo

Local: Teatro Santander

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi, São Paulo – Complexo JK Iguatemi

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.