A partir do dia 22 de janeiro, o Farol Santander no centro de São Paulo recebe a instalação multissensorial do francês Serge Salat, “Além do Infinito”. O Matraca Cultural esteve numa visita exclusiva e conta como foi.

No 23° andar de um dos edifícios mais famosos da capital paulista, a exposição combina espelhos, luzes, música e arte fractal. Em inglês, Beyond Infinity, explora suas ideias singulares em espaços infinitos e surreais. O trabalho do artista foi adaptado ao espaço e já passou por países como China e França.

Ao visitar o local e permanecer em absoluto silêncio é possível viajar numa jornada complexa e teatral, uma experiência cinematográfica. A sensação de estar imerso na exposição aproxima os nossos sonhos mais surreais da realidade que também é difícil de ser sentida. A instalação propõe que você fique entre a física e simbolicamente na dimensão espaço-tempo dos espelhos.

Não dá para simplesmente dar uma passadinha, o espectador precisa entrar no espaço (preferencialmente sem mochila, bolsa e até mesmo o celular), caminhar vagarosamente e reparar nos mínimos detalhes do espaço. Em determinado momento será difícil saber onde fica a saída, se você já passou por aquele corredor antes e se é melhor andar mais um pouquinho ou ficar parado contemplando você mesmo em um cantinho espelhado.

Ah, não dá pra esquecer de comentar a trilha sonora do ambiente. De Hildegard von Bingen 1098-1179), que foi uma monja beneditina, mística, teóloga, escritora alemã e mestra do Mosteiro de Rupertsberg em Bingen am Rhein, a canção “O vis aeternitatis” em latim, pode ser traduzida em “Poder da Eternidade”. A composição é mais um dos elementos que nos leva ao infinito. A composição está no Youtube, para todos embarcarem nesta aventura a caminho da exposição.

A mostra “Além do Infinito” é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet com patrocínio do Santander; direção artística de Facundo Guerra, direção de produção Angela Magdalena (Madai), produção executiva de Julia Brandão e criação e coordenação da Storymakers.

No dia 26/01 (sábado), às 11h, o Farol Santander realiza o primeiro debate dedicado à cultura. Os encontros serão mensais, com temas que tratem das exposições em exibição e com a participação dos artistas e/ou curadores. A Arena do 8 receberá o artista da exposição “Além do Infinito”, Serge Salat que abordará suas respectivas obra e carreira, provocando a reflexão sobre possíveis novas realidades a partir da arte e exposições imersivas.

SERVIÇO – FAROL SANTANDER – EXPOSIÇÃO “ALÉM DO INFINITO”
Quando: de 22 de janeiro a 05 de maio
Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Entrada acessível: Rua João Brícola, 32
Funcionamento: terça a domingo
Horários: 09h às 20h (terça a sábado) / 09h às 19h (domingo)
Ingressos: site e bilheteria física no local
Horário Bilheteria: 09h às 19h (terça a sábado) / 09h às 18h (domingo)
Ingressos: R$ 20 (visitação completa ao Farol Santander)
Capacidade por andar: 60 pessoas

About The Author

Flávia Ferreira

Pós-graduada na USP em relações étnico-raciais, Flávia também é jornalista e dedica suas horas livres para uma boa leitura ou um show contagiante. Ama séries e filmes cheios de diálogos longos. Aqui no Matraca escreve sobre arte, fotografia, indicação de livros, séries e filmes e espetáculos. Embarque nos textos e curte lá no insta @matracacultural @itsflaviaferreira

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.