Ritmo fez da cantora uma das artistas de maior sucesso nacional nos anos 70 e passou a ser conhecido e respeitado em todo o Brasil

Para celebrar os 50 anos do lançamento do disco “Tô chegando, Já cheguei”, a cantora Eliana Pittman estreia o show “50 Anos de Carimbó”, que será realizado na Casa de Francisca, no próximo dia 17 de fevereiro, com abertura da casa às 20h. Os ingressos já estão à venda no site da Casa de Francisca.

Em 1974 o carimbó era um gênero restrito a Belém do Pará e tinha no mestre Pinduca seu maior representante. Eliana já tinha 10 de carreira internacional e apesar do grande prestígio que desfrutava também por ser filha do saxofonista americano Booker Pittman, não tinha ainda “estourado” nacionalmente cantando música brasileira. Foi numa viagem ao Maranhão que ela ouviu na praia o ritmo envolvente do carimbó e se apaixonou. Ela voltou ao Rio e exigiu que a gravadora RCA Victor deixasse ela incluir alguns carimbós no disco que então preparava. Apesar de inicialmente ser contra, a gravadora liberou que ela gravasse um pot-pourri com três músicas, entre elas “Sinhá Pureza” e sua “Mistura de Carimbó” foi grande sucesso em todo o Brasil.

O carimbó fez de Eliana uma das artistas de maior sucesso no Brasil no anos 70 e fez com que o ritmo passasse a ser conhecido e respeitado nacionalmente. Neste ano, em que se completam 50 anos dessa história de grande importância para a música brasileira, a cantora apresenta pelo em diversas cidades o show “50 anos de carimbó”, acompanhada por um quarteto e com direção musical do violonista Joan Barros. Ela apresenta os clássicos do ritmo do Belém do Pará e também abre espaço para músicas de Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Candeia, Cartola e João Nogueira, que ficaram famosos na sua voz na mesma época. No final do show, uma seleção de carnaval com marchinhas e sambas enredo da Portela, sua escola do coração, completam o roteiro.

Serviço:
50 Anos de Carimbó com Eliana Pittman
17 de fevereiro de 2024, às 20h
Casa de Francisca
Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé, São Paulo/SP
Os ingressos já estão à venda no site da Casa de Francisca.
Tel: (11) 3052-0547
www.casadefrancisca.art.br

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.