Foto: Renato David Oliveira

Em tempos desafiadores, onde a incerteza paira no ar, o Teatro D’Aldeia apresenta o espetáculo infantojuvenil The Bichos, em cartaz no teatro do SESI Paulista, no Centro Cultural FIESP, em São Paulo. Uma narrativa única que, de forma inovadora, traz à tona a história dos Saltimbancos sob uma perspectiva totalmente nova, centrada na reflexão sobre a velhice, protagonizada pelos próprios animais que envelhecem. 

Na obra, quatro animais abandonados – um jumento, uma galinha, uma gata e um cachorro – embarcam em uma jornada rumo ao desconhecido, buscando um caminho em meio às adversidades. O que eles não imaginavam era que, ao unirem forças, criariam a lendária banda The Bichos, transformando suas vidas de maneiras inimagináveis. Inspirado no conto Os Músicos de Bremen dos Irmãos Grimm e em Os Saltimbancos de Chico Buarque, o espetáculo é uma celebração da alegria dos recomeços, embalada por clássicas melodias dos Beatles. 

Estreado em março de 2019, em São José dos Campos, The Bichos é resultado do Projeto Mambembes, financiado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. No mesmo ano, a peça foi premiada como 3º melhor espetáculo para público infantojuvenil no XV Festival Nacional de Teatro de Limeira (SP). 

A atriz e produtora do espetáculo, Ana Cristina Freitas, compartilha sua perspectiva sobre a obra: “A peça é para crianças de 0 a 100 anos, uma fala destacada por nosso diretor Eduardo Moreira. Ele sempre enfatiza que essa peça deve ser vista pelo mundo todo, pois agrada tanto as crianças quanto os adultos. Contamos a história dos Saltimbancos por um viés diferente, explorando o que aconteceu com esses animais quando envelheceram, uma analogia importante para todos nós, humanos”. 

Ela ressalta que o espetáculo aborda encontros e desencontros, afeto e amizade, refletindo sobre a cronologia da vida. As crianças se envolvem com as cores, danças e músicas, enquanto os adultos apreciam as canções dos Beatles executadas ao vivo. “É uma obra que transcende estereótipos infantis, abordando até questões políticas, pois, como destaca nossa dramaturga Karina Müller, não escrevemos para crianças, mas para pessoas pequenas, que pensam, sentem e refletem”, conclui. 

O espetáculo fica em cartaz até 4 de fevereiro e os ingressos são disponibilizados gratuitamente. Basta reservá-los pelo site do SESI Paulista.   

Serviço:
Peça “The Bichos”
Data: até 4 de fevereiro de 2024
Local: SESI Paulista: Av. Paulista, 1313, Jardins – São Paulo, SP
Ingresso: gratuito. Reservas pelo site do SESI
Horário: sábados e domingos às 15h
Classificação indicativa: livre 

Ficha Técnica: DIREÇÃO: EDUARDO MOREIRA 

DRAMATURGIA: KARINA MULLER 

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: ADRIANA MARQUES 

ELENCO: ADRIANA MARQUES   

ANA CRISTINA FREITAS 

JONAS DI PAULA 

WALLACE PUOSSO 

ARRANJOS E DIREÇÃO MUSICAL: RAFAEL BRAGA 

CENÁRIOS E FIGURINOS: PITIU BOMFIN 

PREPARAÇÃO CORPORAL / COREOGRAFIAS: ROBSON JACQUÉ 

ILUMINAÇÃO E CENOTÉCNICA: WILLIAM ALVES 

ILUSTRAÇÕES PARA PROJEÇÕES: THAIS NOZAKI 

Gênero: Musical

Leave a Reply

Your email address will not be published.