Produção é fruto de residência artística, realizada no Sesc Vila Mariana

No último dia 28, a companhia Gumboot Dance Brasil realizou a apresentação de encerramento da temporada do espetáculo Elevados, no Sesc Vila Mariana. A montagem mostra o percurso de uma menina negra que decide caminhar por longas distâncias, atravessando mundos, para chegar ao topo da montanha e dançar para os deuses da chuva.

Minha primeira felicidade, foi ver uma plateia preta prestigiando um espetáculo feito por artistas pretos, algo completamente inimaginável há 13 anos, quando iniciei minha carreira como jornalista cultural. Minha segunda alegria foi ver no palco uma artista que admiro, e que foi minha professora de Hip Hop durante um tempo, a maravilhosa Pâmela Csal.

O nome da cia faz referência à dança popular Gumboot, estilo criado pelos trabalhadores das minas de carvão, ouro e diamantes da África do Sul, realizado com botas de borracha, que podem ser embelezadas com sinos, para que soem durante a performance. O espetáculo recebe o nome de Elevados, pois, de acordo com Rubens Oliveira, coreógrafo e bailarino, é a definição que damos para algo que expande as possibilidades físicas e espirituais.

Um espetáculo lindo e potente, com um excelente trabalho de iluminação e cenografia, completamente adequadas para valorizar o trabalho cênico dos bailarinos. Em relação ao figurino, digo apenas que queria um daqueles macacões (risos).

Foi para além de uma apresentação de dança, foi também uma forma de me conectar com o sagrado e com a minha ancestralidade.

About The Author

Antonio Saturnino

Jornalista, atleta frustrado, cantor de karaokê e pai de pets. Ama música e escrever sobre o tema durante anos lhe permitiu conhecer novos cantores e estilos musicais, então vocês verão muita coisa diferente e nova por aqui. Dança no meio da rua, adora cozinhar e estar em conexão com a natureza.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.