Neste domingo, a cantora Mariana Aydar recebeu um seleto grupo de convidados na Casa Natura Musical, dando um gostinho para as celebrações do Dia Nacional do Forró, comemorado no próximo dia 13 de dezembro. Subiram ao palco ao lado da artista o sanfoneiro Mestrinho, Marcelo Jeneci, Fran Nóbrega e Priscilla Frade.

Vencedora do Grammy Latino 2020 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o disco Veia Nordestina, Mariana Aydar tem cinco álbuns de estúdio lançados e um documentário.

Ela também está entre os artistas que compõem a trilha sonora da mais recente novela Travessia, da TV Globo. Cantando Espumas ao Vento, a cantora e compositora paulistana alia elementos e ritmos contemporâneos às suas raízes do forró.

Seu último álbum, Veia Nordestina, foi lançado por meio do patrocínio Natura Musical. Tem produção musical assinada por Marcio Arantes e 12 faixas que misturam ritmos como xote, pagodão, arrocha, frevo, galope, kuduro e rastapé. Este projeto foi consagrado com o Grammy Latino 2020 de Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa.

A paixão pela cultura do Nordeste de Mariana Aydar nasceu na infância. No colo de Luiz Gonzaga, percorreu a juventude como backing vocal de Daniela Mercury nos carnavais de Salvador, passou por muitas casas de forró com sua antiga banda Caruá e pautou sua estreia como diretora de cinema – ao lado de Joaquim Castro e Dudu Nazarian – no filme “Dominguinhos” (2014), documentário sobre o músico com quem teve uma relação especial de amizade e muitos aprendizados sobre xotes, xaxados e baiões.

Já em 2018 criou o Bloco Forrozin, que teve uma estreia inesquecível no carnaval de São Paulo, ao lado de Gilberto Gil. Nos Carnavais de 2019 e 2020, mais uma vez, o bloco arrastou uma multidão de foliões para a famosa esquina das Avenidas Ipiranga e São João. Considerada um elo entre o novo e o tradicional, a cantora lançou-se sem medo às novas experiências, retomando suas origens forrozeiras e voltando a ser uma compositora atuante. Com músicas que mostram a força e liberdade de escolha das mulheres, quebrando pensamentos conservadores e patriarcais, Mariana Aydar se consolida como uma voz atual e necessária para a música brasileira.

Convite para cobertura: Assessoria de imprensa Pevi  | Casa Natura Musical

Crédito fotos: Flavia Mansur

About The Author

Flávia Ferreira

Pós-graduada na USP em relações étnico-raciais, Flávia também é jornalista e dedica suas horas livres para uma boa leitura ou um show contagiante. Ama séries e filmes cheios de diálogos longos. Aqui no Matraca escreve sobre arte, fotografia, indicação de livros, séries e filmes e espetáculos. Embarque nos textos e curte lá no insta @matracacultural @itsflaviaferreira

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.