Museu obteve esse reconhecimento em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, está entre os 10 museus mais visitados do Brasil, de acordo com o relatório de Visitação Anual (FVA).

Criado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o instrumento é responsável por coletar informações sobre a visitação dos museus brasileiros. O formulário divulgado na última sexta-feira, 18, revela que em 2019, 25.528.284 visitantes compareceram aos 820 museus do país que informaram realizar a contagem de seu público. Só na Casa das Rosas foram recebidos quase 500 mil visitantes. O resultado da pesquisa pode ser visto em http://bit.ly/2WBUfwm .

Para Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários, os resultados da pesquisa do Ibram são um forte estímulo a uma equipe que tem trabalhado com grande dedicação para que a Casa das Rosas desempenhe plenamente seu papel junto à sociedade. “É um trunfo para a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo e para todos os museus-casas do Brasil que um representante desse segmento figure entre os dez mais visitados do país.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950.

Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais.

Em 2020, mesmo com a suspensão das atividades presenciais em decorrência do coronavírus, a Casa das Rosas manteve uma programação 100% on-line nos 6 meses que permaneceu com as portas fechadas. No dia 14 de outubro, retomou as atividades presenciais com horário reduzido e com um número restrito de visitantes.

About The Author

Flávia Ferreira

Pós-graduada na USP em relações étnico-raciais, Flávia também é jornalista e dedica suas horas livres para uma boa leitura ou um show contagiante. Ama séries e filmes cheios de diálogos longos. Aqui no Matraca escreve sobre arte, fotografia, indicação de livros, séries e filmes e espetáculos. Embarque nos textos e curte lá no insta @matracacultural @itsflaviaferreira

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.