Editada por Jarid Arraes, nova obra de Maria Luiza Machado narra a solidão feminina

“Tantas que aqui passaram” é o terceiro livro da escritora, poeta e editora baiana Maria Luiza Machado, que conta, em forma de poemas narrativos, fragmentos e cenas que fazem parte da história de diferentes mulheres em algum momento presentes na vida da autora.

Publicada pela sua editora recém-lançada no mercado, a Mormaço Editorial, a obra conta com parcerias de renome: a edição é da escritora, cordelista e poeta Jarid Arraes e o projeto gráfico é assinado pela poeta e ilustradora Isabela Sancho. Maria Luiza fez o lançamento oficial do livro na 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim 2020), no dia 11/12. 

O livro foi concebido por meio de uma campanha de financiamento coletivo, via Catarse, no primeiro semestre de 2020 — a obra acabou sendo, também, uma das selecionadas pela Editora Urutau para publicação, em meio a mais de cem originais avaliados. Composto por 29 poemas, cada um deles revela a história de uma mulher.

“Toda mulher tem uma história que merece ser contada, nem que seja uma cena, um pequeno fragmento”

Influenciada por poesia contemporânea feita por mulheres, Maria Luiza dá continuidade, em sua nova obra, à escrita da poesia com personagens, aspecto já evidenciado em seu livro anterior, “Todos os nós” (Editora Penalux, 2019).

O livro tem 70 páginas e pode ser adquirido pelo site da Editora Mormaço: www.mormacoeditorial.com.br, com preço de R$39,90. Até o momento o site está com pré-venda e frete grátis.

Despontando na cena independente nordestina

Nascida em Feira de Santana, no interior da Bahia, em 1995, Maria Luiza Machado mudou-se para Salvador, em 2014, onde vive há seis anos. Precoce, começou a escrever por volta dos nove anos, ainda na escola, e logo já foi vitoriosa em seu primeiro concurso de poemas. Voltou a escrever com afinco anos depois, já no final da adolescência. 

Publicou seu primeiro livro em 2018, intitulado “Algumas histórias sobre a falta”, de forma independente. Após tiragem esgotada, o livro foi relançado em setembro do mesmo ano pela editora baiana Mondrongo. Em 2019, publicou em formato digital a antologia “Corpo que Queima”, que reuniu 41 poetas baianas de todo o estado. Idealizou, realizou a curadoria e organizou o livro, publicado primeiramente pela Appaloosa Books, e hoje disponível gratuitamente na internet. Seu segundo livro, “Todos os Nós”, foi publicado pela Editora Penalux, no final do mesmo ano. 

Em 2020, Maria Luiza lançou a Editora Mormaço, por onde publica seu terceiro livro, o “Tantas que aqui passaram”, viabilizado via financiamento coletivo.

Foto divulgação: Crédito João Régis Novaes

About The Author

Flávia Ferreira

Pós-graduada na USP em relações étnico-raciais, Flávia também é jornalista e dedica suas horas livres para uma boa leitura ou um show contagiante. Ama séries e filmes cheios de diálogos longos. Aqui no Matraca escreve sobre arte, fotografia, indicação de livros, séries e filmes e espetáculos. Embarque nos textos e curte lá no insta @matracacultural @itsflaviaferreira

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.