Foto: Berg Silva

No palco do Teatro Bravos, nos dias 10 e 11 de agosto, o público teve a oportunidade de testemunhar uma experiência artística única e profundamente envolvente: o musical “Belchior – Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”. Dirigida com maestria por Pedro Cadore, a peça oferece uma abordagem criativa e emocionante para contar a história do lendário compositor cearense Antônio Carlos Belchior, cruzando sua trajetória pessoal e musical de maneira inovadora.

O musical é uma jornada pelas nuances da vida e da poesia de Belchior, trazendo à tona não apenas sua biografia, mas também a filosofia que permeia suas canções e pensamentos. O que torna essa produção tão singular é a maneira como ela utiliza dois atores no palco: Pablo Paleologo assume o papel de Belchior cantando seus maiores sucessos, enquanto Bruno Suzano interpreta o “Cidadão Comum”, um personagem recorrente nas músicas do compositor e, de certa forma, seu alter ego. Essa abordagem permite que a história se desdobre de forma rica e multifacetada.

A dramaturgia é construída a partir de trechos de entrevistas concedidas pelo próprio Belchior, oferecendo uma visão íntima e autêntica de sua juventude e das inspirações por trás de suas composições. Ao entrelaçar os pensamentos do artista sobre um mundo em constante transformação com performances de seus shows em diferentes fases da vida, o musical ganha uma profundidade única. O público é conduzido por essa narrativa entrelaçada de música e história, mergulhando nas letras que marcaram gerações e foram moldadas por experiências vividas.

Acompanhados por uma banda ao vivo composta por músicos talentosos, incluindo Emília B. Rodrigues, Rico Farias, Silvia Autuori e Thomas Lenny, o repertório é um mosaico de sucessos que fizeram de Belchior um ícone da Música Popular Brasileira. Canções como ‘Alucinação’, ‘Apenas Um Rapaz Latino Americano’, ‘Coração Selvagem’ e ‘Como Nossos Pais’ ganham vida no palco, transportando o público para um universo de emoções e reflexões.

Mais do que um retrato biográfico, o musical busca capturar a filosofia e a perspectiva de Belchior, que continua extremamente relevante nos dias de hoje, especialmente em relação à política brasileira e ao poder transformador da arte. O diretor Pedro Cadore destaca que a peça visa oferecer uma sessão de nostalgia para os fãs e também introduzir sua poesia única a uma nova geração.

A história do espetáculo não apenas conquistou a aprovação da família de Belchior, mas também emocionou seus filhos, Camila e Mikael Henman Belchior. Eles elogiam a maneira como a produção se alinha com a proposta artística de seu pai, dando destaque às suas palavras e filosofia.

Desde sua estreia em 2019, o musical já cativou mais de 20 mil espectadores em teatros de destaque pelo Brasil, testemunhando o impacto duradouro do legado de Belchior. “Belchior – Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro” não é apenas um show, mas sim uma jornada imersiva e emocional que captura a essência de um dos maiores poetas da música brasileira, revivendo sua história e sua música de maneira magistral.

Confira vídeo do Canal Imagens em Foco e saiba mais sobre o espetáculo:

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.