Foto: Ensaio de Ainda Sou Teu

A partir de 12 de agosto, o Teatro Studio Heleny Guariba, localizado na Praça Franklin Roosevelt, abre suas cortinas para receber a intrigante e provocativa peça “Ainda Sou Teu”. Escrita pelo dramaturgo Eddy Fernandes e dirigida por Rodrigo Ferraz, a obra mergulha nas complexidades do amor e dos relacionamentos humanos de maneira surpreendentemente anti-romântica.

A ideia para a peça, conforme revelado pelo próprio autor, Eddy Fernandes, nasceu da vontade de desconstruir a idealização do amor romântico que, muitas vezes, permeia nossa sociedade. “O que interessa aqui é que temos duas pessoas que se apaixonam, mas não deixam de ser de carne e osso. Ou seja, elas erram e acertam. Mentem e dizem a verdade, mas também se confundem, tropeçam, não conseguem administrar o que estão sentindo”, explica Fernandes. O enredo gira em torno de um casal de ex-namorados, Ana e Paulo, que se encontram novamente, mas agora em situações comprometedoras, e são incapazes de resistir ao desejo que ainda sentem um pelo outro.

A peça, que teve sua primeira montagem online durante a pandemia de Covid-19 em 2020 e, posteriormente, participou do Festival Satyrianas de Teatro, em 2022, explora sentimentos contraditórios como raiva, ironia e paixão, enquanto questiona a dimensão do amor nas relações humanas e seu poder transformador. O público é convidado a refletir até que ponto o amor é insuperável e se ele é capaz de revelar o melhor e o pior de cada um.

O autor Eddy Fernandes

“O período da pandemia influenciou a forma como abordamos o amor nas relações humanas na peça”, observa Eddy Fernandes. “Com as pessoas isoladas e olhando para dentro de si, surgiu a ideia de falar de relacionamentos amorosos, especialmente em um momento de transformações e transições.”

Já Rodrigo Ferraz, diretor do espetáculo, conta como a produção teatral encontrou seu caminho para os palcos durante um período de desafios e incertezas: “A peça chegou para mim na pandemia. Isaac Santtos, que cuida com preciosismo do Instagram Cenas da Teledramaturgia, criou um projeto que reunia teatro em formato de lives. Ele convidou Eddy Fernandes para escrever uma dramaturgia para o projeto e, em consenso, pensaram em mim para a direção.” A partir de então, Eddy e Rodrigo estreitaram laços e decidiram levar o espetáculo para o teatro assim que a pandemia permitisse. “E assim aconteceu com o Festival Satyrianas e, depois de muita luta e ensaio, começamos uma temporada agora, a partir de 12 de agosto”, afirma o diretor.

O diretor Rodrigo Ferraz

Rodrigo enfatiza a humanidade dos personagens e como eles representam a rica gama de emoções presentes nas relações reais. “Os sentimentos são explorados no texto e reverberam na atuação dos atores. Minha direção busca tornar os personagens os mais humanos possíveis, para que se comuniquem de maneira autêntica com o público”, diz Ferraz.

A obra também se enriquece com citações literárias e músicas da MPB, escolhas que foram feitas em conjunto pelo autor e diretor do espetáculo. A trilha sonora e as referências literárias complementam a narrativa, trazendo uma camada adicional de profundidade e significado. No elenco, Tiago Gaiotto e Danielle Franco dão vida aos complexos personagens Ana e Paulo.

“Ainda Sou Teu” fica em cartaz de 12 de agosto a 9 de setembro, sempre aos sábados às 19h, no Teatro Studio Heleny Guariba. A peça promete desafiar as concepções tradicionais do amor e convida o público a explorar os matizes do relacionamento humano em uma jornada de autodescoberta.

Sobre o direror Rodrigo Ferraz

Rodrigo Ferraz possui uma trajetória de quase duas décadas no mundo das artes. Apaixonado por teatro e cinema, ele combina suas habilidades como diretor, ator e produtor. “Amo entrevistar, gosto de atuar e produzir, mas o que mais me deixa completo é dirigir, onde me sinto mais vocacionado, onde estou inteiro. O Rodrigo pessoa também ama teatro, sou público e amo ser, o meu lado profissional de cinema também não anula meu lado cinéfilo. Talvez, se fosse me definir em uma frase seria: ‘Um jovem adulto ou adulto jovem?’”, conclui.

SERVIÇO

Teatro Studio Heleny Guariba – Praça Franklin Roosevelt, 184, República – SP.

(11) 3259-6940.

Sábados, às 19h.

De 12 de agosto a 9 de setembro.

Ingresso: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada).

Duração: 90 minutos.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Tiago Gaiotto e Danielle Franco.

Texto: Eddy Fernandes.

Direção: Rodrigo Ferraz.

Produção: Eddy Fernandes, Rodrigo Ferraz e Tiago Gaiotto.

Assistência de direção: Carola Valente e Vanessa Garcia.

Luz: Roberto Herrera e Beto Magnani.

Assistência de produção: Denize Macedo.

Operação de Som: Vanessa Garcia.

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.