Com atividades que transitam entre diversos eixos temáticos, o MAM Educativo apresenta programação que fomenta produção cultural plural, além de uma ação que integrará a 21ª Semana Nacional de Museus, que traz como tema esse ano “Museus: Sustentabilidade e Bem-Estar”

No mês de maio, a programação do MAM Educativo convida o público a participar de atividades que transitam entre diversos eixos temáticos que fomentam uma produção cultural plural, trazendo propostas que vão desde as culturas da infância, popular, de rua e gênero à diversidade étnica, presentes no ambiente cultural artístico do museu por meio das ações promovidas pelo MAM Educativo.

Outra programação trazida ao público em maio são as atividades educativas pensadas especialmente para a Semana Nacional de Museus, que este ano é apresentada com o tema “Museus: Sustentabilidade e Bem-Estar”.

No final do mês, o Educativo promove o Slam das Minas SP, uma batalha de poesia que acontece há sete anos e ocupa o pódio de primeira batalha poética com recorte de gênero em São Paulo. A atividade propõe um exercício de quebra de padrões, reconstruindo conceitos e desconstruindo estereótipos.

Do dia 23 ao 28 de maio, a programação convida o público para atividades integradas à Semana Mundial do Brincar, que celebra as culturas da infância e  neste ano recebe o tema “A Natureza no Brincar”.

As atividades são todas de classificação livre e abertas ao público.

MAM Educativo desenvolve programas e projetos em diálogo com seus públicos variados, com uma programação acessível e gratuita que busca equiparar oportunidades e reduzir barreiras físicas, sensoriais, intelectuais, sociais ou de saúde mental. Sua equipe multidisciplinar se desenvolve por meio de um amplo e contínuo programa de pesquisa e formação em arte e educação que atravessa seus programas e projetos anualmente, na forma de conversas, práticas de ateliê, leituras e vivências que contam com a colaboração de artistas, educadores, curadores e pesquisadores parceiros.

Veja a seguir a programação completa das atividades de maio:

06/05 (sáb) às 15h

Família MAM

Visita ao mundo “MAM no Minecraft Education Edition” com MAM Educativo

A partir da exposição que só existe dentro da plataforma Minecraft: Educational Edition visitaremos o museu, seu Jardim de Esculturas e diversas obras de seu acervo dentro da plataforma do jogo. Trazendo reflexões sobre o concretismo, neoconcretismo e as intersecções entre jogo, educação e artes visuais.

Atividade presencial e virtual, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas/seus responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu para participantes no presencial, e inscrições no site do MAM para participantes no virtual. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

07/05 (dom) – 15h

Domingo MAM
Strike a pose: oficina de Voguing com Danna Lisboa

Com a proposta de trazer as influências das danças waacking e voguing, duas danças com grande contribuição para as culturas de salão, clubes e cultura pop, Danna Lisboa vai trazer esses dois ícones das pistas para fazer o corpo mover com classe, elegância, fluidez e muita energia.

Waacking surgiu nos clubs underground em 1971, em Nova York, mas a cultura da dança nasceu em Los Angeles, e seus movimentos são típicos das pistas clubs no estilo Soul Train.

Voguing tem como princípio as poses movimentos angulares das pernas, troncos e braços, e surgiu em Nova York nas festas chamadas “ballroom” no Harlem. Toda essa cultura é de criação de pessoas trans afro-americanos do início de 1960, e tanto waacking como voguing estão inseridos na cultura pop atual através de videoclipes e até mesmo em séries e programas de reality show.

Danna Lisboa iniciou seus estudos nas danças em 2003 e, de lá pra cá, participou de grandes festivais de dança como Meeting Hip Hop integrando grupos como Ritmos B.A.S.E, Identidade em Movimento entre outras contribuições. Danna também percorre vários lugares de São Paulo com seus workshops direcionado às danças com essências dos clubes e danças urbanas.

Atividade presencial e gratuita, livre. Inscrições no horário e local da atividade com MAM Educativo, verificar o local na recepção do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

13/05 (sáb) às 15h

Família MAM

Monstros no Jardim de Esculturas com MAM Educativo

Será que podemos criar personagens inspirados nas obras do Jardim de Esculturas do MAM? Ou melhor será que podemos dar vida a monstros? O MAM educativo convida a explorar o Jardim com um olhar fantasioso e imagético, percebendo as possibilidades de criação de seres que ali podem surgir, que histórias podemos inventar e quais mundos podemos criar? Para isso usaremos um material típico da técnica da escultura, a argila. 

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas/seus responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

14/05 (dom) – 11h
Domingo MAM

Oficina de isogravura com MAM Educativo

Encontro para conhecer e experimentar uma das técnicas da gravura que utiliza como matriz de impressão um material diversificado, o isopor.  Desta forma, explorando as possibilidades de criação que ele pode oferecer. 

Atividade presencial, gratuita e livre. Inscrições no horário e local da atividade com MAM Educativo, verificar o local na recepção do museu. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

14/05 (dom) – 15h
Domingo MAM
Karaokê com MAM Educativo

Inspirados nas exposições em cartaz Diálogos com cor e luz e Ianelli 100 anos: o artista essencial, o educativo MAM convida o público para soltar a voz em um karaokê com canções selecionadas e inspiradas em obras presentes.

Atividade presencial e gratuita, livre. Inscrições no horário e local da atividade com MAM Educativo, verificar o local na recepção do museu. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.


18/05 (qui) às 19h

Contatos com a arte + 21ª Semana Nacional de Museus: MUSEUS SUSTENTABILIDADE E BEM-ESTAR
o cuidado como prática de criação de mundos, conversa com Zeca Carú (Dia da luta antimanicomial)

E se pudéssemos especular, sonhar e praticar outros modos de se haver com o que se tem por saúde mental? O cuidado como uma tecnologia que não negocia a ética da vida, que preserva os fluxos, os mistérios e as opacidades. E se pudéssemos ir além dos diagnósticos e não responder como curá-los, mas nos perguntar: o que nos contam os sofrimentos e os sintomas? Que mundos eles anunciam? E como dar dignidade a esses mundos?

zeca carú de paula:
 Navega pela exystêncya como feytyceyro, multi-artista, poeta, conjurador de ynymagynáveys e promovedor de saúde. É Mestre e Doutorando em Psicologia clínica pela PUC – SP, compondo o núcleo de subjetividades, pesquisando a construção de espaços clínicos e de cura que se fazem além do tempo colonial, a partir da anunciação de memórias do território-cidade-corpo, como as águas, os ventos, as madeiras, a terra. Compôs o coletivo Slam Marginália entre 2018 e 2021, que com o  apoio do Programa Vai (SMS/SP 2020), e em parceria com o selo de publicação Mori Zines, conjurou o  “Ateliê de Futuridades Trans”, programa de residências literárias para poetas racializados residentes nas periferias de SP. É autor do livro ‘’Ynundação (um conjuro) de 2022. 

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM.  Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo. 


20/05 (sáb) às 15h

Família MAM + Semana Mundial do Brincar + Arte e Ecologia

Xirezinho – brincando com a natureza com Priscila Obaci

Xirê é uma palavra em yorubá que quer dizer “brincadeira”. Xirezinho é uma atividade musical, sensorial e formativa que propõe movimentações e interações a partir da relação dos elementos da natureza que cada Orixá representa.

A Proposta tem a relação entre adulto e criança como experiência, e/ou qualquer pessoa que queira entrar na brincadeira.

A atividade é conduzida com a introdução de uma poesia e em cada brincadeira, temos a música e o toque de cada Orixá é cantado.

A música é feita ao vivo, sendo assim um espetáculo interativo que acontece como um grande círculo de vivência.

Priscila Obaci é artista e educadora. Mãe de Melik Rudá e Bakari Mairê. Transita entre teatro, dança e poesia. Formada em Comunicação das Artes do Corpo – PUC – SP. Pós-graduanda em musicalização infantil. Professora da Dança Materna. Matrigestora de KISÂNSI- Consciência corporal para Mães – Bebês – Pais e XIREZINHO- Os Bebês e a natureza, atividades sensoriais/lúdicas que tem o candomblé como base pedagógica e filosófica. Integrante do núcleo Black Babywearing Brasil – Carregar Preto e Umoja. Redatora e Social Média no Estúdio Gemma de Criação. Autora de Poesias Pós-parto (2020 – Oralituras) e a Calimba e Flauta em coautoria com Allan da Rosa. (2012 – Edições Toró)

Atividade presencial e gratuita, para crianças de 0 a 7, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

21/05 (dom) às 14h

Domingo MAM

Slam das Minas SP

A Slam das Minas SP é uma batalha de poesia com sete anos de existência, criando e possibilitando caminhos dentro da palavra falada. Chegando ao MAM com mic aberto, batalha de poesia (inscrições na hora), lançamento de livro e pocket show de Nyarai. Regras para participar: três poemas autorais de até três minutos sem acompanhamento musical, objeto cênico e figurino. Juradas escolhidas na hora.

Slam das Minas SP é a primeira batalha poética com recorte de gênero de São Paulo, que atua com literatura em diversas linguagens, explorando as construções possíveis através das palavras. Propondo reconstruir conceitos e derrubar estereótipos e receitas de padronização.

Atividade presencial e gratuita, livre. Aberta ao público. Inscrições no local. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

23/05 (ter) às 14h30

Família MAM + Semana Mundial do Brincar + Arte e Ecologia

Experimentação com tintas naturais para bebês com MAM Educativo

A partir de tintas produzidas de forma caseira com materiais naturais e comestíveis (trigo, maisena, gelatina, frutas e condimentos), a atividade voltada para bebês de 0 meses a 2 anos é um estímulo à experiência de diferentes expressões e maneiras de se relacionar e interagir do bebê com o mundo à sua volta.

Atividade presencial e gratuita, para bebês de 0 meses a 2 anos, acompanhadas de suas/seus responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.  A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

24/05 (qua) às 19h

Contatos com a arte + Semana Mundial do Brincar

Xirezinho, a brincadeira como prática antirracista com Priscila Obaci 

Xirezinho é um diminutivo de Xirê, palavra Yorubá que significa brincadeira. É importante que nossas crianças possam ter contato com diversas culturas e saberes a partir da ludicidade. A ação propõe a partir da poesia e brincadeiras criar outros imaginários acerca da mitologia Orixás para crianças.

Sabemos que a literatura é um veículo de produção de imaginário e pode de forma secundária instituir acesso a diversos conhecimentos que propiciam a crianças um olhar mais diverso e plural. É sabido que historicamente as culturas, filosofias e religiosidades africanas são perseguidas e criminalizadas em nosso país, porém é necessário quebrar essas barreiras e entender que mitologias africanas devem e podem ser incorporadas em nossos campos de conhecimentos como, por exemplo, mitologias gregas.

A formação tem o objetivo de apresentar algumas Yabás (Orixás femininas) a partir do elemento água e fazer uma relação com o meio ambiente, ancestralidade negra e potencializar práticas antirracistas.

Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM.  Inscrições online no site oficial do MAM. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo. 

27/05 (sáb) às 15h

Família MAM + Semana Mundial do Brincar 

Heroínas Negras com Agbalá Conta e Giselda Perê

A cabaça Agbalá vai esparramar histórias de diferentes mulheres negras africanas e brasileiras que tiveram grande contribuição para a história, cientistas, guerreiras, inventores e artistas. A narrativa nos conduzirá por uma viagem de grandes feitos, conquistas e sabedorias. Com música, caracterização e dança. Heroínas negras é uma apresentação dinâmica e cheia de nuances de encantamento e valorização. Em cada dia serão apresentadas histórias de Heroínas de diferentes regiões. 

Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas/seus responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

28/05 (dom) às 15h

Domingo MAM + Semana Mundial do Brincar 

Pelas cores do arco-irís com o grupo Os Tapetes contadores de Histórias

Por meio de seus tradicionais tapetes artesanais – criados ao longo de duas décadas na França, Brasil e Peru – o grupo convida os pequenos a uma viagem por contos que falam de diversidade pela perspectiva do arco-íris como elemento plural. Para tratar da singularidade e potência de cada cor presente em nossa esfera cromática, o grupo narra o conto popular japonês “A princesa Ratinete”, o conto tradicional africano “Como o Sol passou a brilhar no mundo”, o conto brasileiro “A Nuvem e o Arco-Íris” e o conto francês “Paulaute pinta peixes coloridos”

Desde 1998, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias costura e conta histórias com tapetes e outros cenários de tecido, correspondentes a contos autorais e populares de origens diversas. O grupo é fundador no Brasil na técnica de costurar e contar histórias com tapetes artesanais, a fim de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura. Desde 1998, o grupo produz e realiza sessões de contação de histórias, espetáculos, oficinas de formação de contadores, exposições interativas e projetos culturais que envolvem oralidade, artes visuais e teatro. Referência internacional na pesquisa sobre infância e cultura, oralidade e artes visuais, intersecções entre texto e têxtil, e manifestações plásticas que os povos criam como cenários para suas narrativas, o grupo já se apresentou e ministrou oficinas em várias cidades do Brasil, e em outros países como Austrália, México, Espanha, França, Portugal, Benin, Marrocos, Peru, dentre outros.

Atividade presencial e gratuita, livre. Sem inscrições. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência.  A participação nas atividades educativas garante a gratuidade nas exposições do MAM.

MAM São Paulo

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.

Serviço:

Atividades de maio do MAM Educativo

Local: Parque Ibirapuera, portões 2 e 3 (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Vila Mariana, São Paulo).

Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h.

Ingressos: A entrada no MAM está com valor de R$25 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e você pode contribuir com o valor que quiser. Contribua como desejar para que o MAM continue trazendo arte e cultura para o maior número de pessoas possível!

Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de São Paulo, com identificação; sócios e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.

Mais informações:

www.mam.org.br

www.instagram.com/mamsaopaulo/

https://www.facebook.com/mamsaopaulo/

www.youtube.com/@mamsaopaulo/

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.