Que tal viver uma experiência única e imersiva em um dos monumentos históricos mais famosos do mundo? A Capela Sistina! E o que é melhor. Você nem precisará sair do Brasil para isso. Basta ir ao espaço do MIS Experience, situado no bairro da Água Branca em São Paulo, para embarcar nessa viagem diferenciada, rica em história e cultura.

Isso mesmo! No local, vocês poderão acompanhar a exposição “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”. Em um ambiente de mil metros quadrados divididos em 14 salas expositivas, é possível acompanhar uma série de curiosidades e fatos históricos relacionados à construção da Capela Sistina e, principalmente, à gigantesca obra de arte presente nela, pintada por Michelangelo.

Telões interativos, réplicas de esculturas, desenhos, estudos e projetos de Michelangelo, visto como um dos principais expoentes da história da arte ocidental, estão presentes no espaço acompanhados de conteúdos produzidos pelo professor e historiador de arte Luiz Marques, que assina a curadoria da mostra. É possível ver também uma maquete da Capela e uma réplica da chave da Igreja.

Uma reprodução do ateliê do artista parece nos levar para o verdadeiro ambiente onde esse grande gênio da arte planejou toda a sua obra. Gravuras extensas, cartas, manuscritos e documentos sobre a criação dos afrescos atraem nossos olhares para o processo de desenvolvimento de um dos maiores espetáculos visuais e artísticos já criados.

E agora preparem-se para um dos momentos mais marcantes e inesquecíveis da exposição, vamos adentrar na Capela Sistina, ou melhor, vamos viajar pela sua obra de arte de maneira totalmente imersiva. Pois vocês já imaginaram viver uma experiência assim? Não precisam mais imaginar. A mostra nos possibilita tal vivência por meio de uma ampla sala imersiva que, com recursos de alta tecnologia de animação e sonorização, apresenta uma reprodução gigante do teto da Capela Sistina em todos os seus espaços: piso, teto e paredes.

Aqui não se trata de uma simples contemplação da obra, mas de uma verdadeira imersão por todos os elementos retratados nela, começando por fatos do Antigo Testamento Bíblico como  a criação de Adão e Eva, o surgimento do pecado original, a arca de Noé, o sacrifício de Abrão, Davi e Golias, culminando com o Juízo Final.

Durante vários minutos é possível acompanharmos a criação do mundo, sob a perspectiva bíblica, nos mais diversos ângulos da sala. Seja em pé, deitado ou sentado, para onde olharmos, seremos imergidos por um jogo de luzes, sons e animações que nos apresentam uma das maiores obras de arte da humanidade com mais vida e história do que poderíamos imaginar.

Tudo isso graças à proposta do MIS Experience, espaço criado e mantido pela Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, que apresenta um conceito inovador de exposições imersivas em São Paulo. Localizado em um galpão com 2 mil metros quadrados e um pé direito de 10 metros, foi inaugurado em 2019 e oferece uma experiência sinestésica única ao público, permitindo que eles interajam de maneira mais envolvente com as obras de arte e seus criadores, por meio de novas tecnologias.

Para saber mais, confira o vídeo:

Para mais informações sobre a mostra, clique aqui

Leave a Reply

Your email address will not be published.