Exposição “Eu sabia que você existia (Parte II)” é fruto de parceria entre SP Invisível, Felipe Morozini e Projetemos

Dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua apontaram para um aumento de 48.384 indivíduos em situação de rua, desde 2012, em São Paulo. Exposição na Via Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecida por Minhocão, ressignifica os famosos murais “Eu sabia que você existia”, localizados acima do elevado, e trará essa vulnerabilidade social identificada nas fotografias e histórias de pessoas como William, Vinicius, Tamara, Pricila, Jean, Sandra, Rogério, Patrick, Miguel, Charles, José, Ubiratan e Lucas, pessoas em situação de rua debaixo da via.

Assinados por Felipe Morozini, artista e ativista em defesa do projeto Parque Minhocão, os murais receberão projeções desses retratos durante uma exibição a céu aberto entre os dias 20 e 22 de abril, das 20h às 22h — horário em que a via fica fechada para a circulação de veículos e livre acesso aos pedestres. A proposta é utilizar uma arte que tem sido cartão postal em diversos pontos do país para propagar histórias emocionantes das pessoas que moram logo abaixo do viaduto e pessoas assistidas pela ONG SP Invisível.

Histórias como a de Patrick, que foi para rua após falecimento de seu filho; a de Pricila, que perdeu tudo com a separação matrimonial; a de Jean, mestre de obras que se envolveu com as drogas e já completa 15 anos nas ruas; e a de Tamara, vinda de Teresina (MA) para colocar silicone e acabou ficando presa na vida de prostituição na capital paulista, estão por trás das imagens fotografadas para a exposição.

“O processo de conhecer esses personagens e capturar seus retratos procura lembrar a todos sobre quem são as pessoas por trás de suas cicatrizes, usando a arte para dialogar, abraçar e transformar essa situação”, destaca Felipe Morozini.

O projeto também visa aumentar o número de doações destinados à ONG. “As instituições voltadas para assistência às pessoas em situação de rua são umas das poucas saídas para essa população. Nós temos uma missão não apenas de assistencialismo social, mas, de fato, viabilizar maneiras de ajudar essas pessoas a saírem dessa condição — e de forma digna”, afirma André Soler, Fundador da SP Invisível.

Elaborada em uma co-criação com a agência de propaganda AlmapBBDO, a ação também conta com a parceria da Projetemos, que cuidará da execução da exposição.

Acompanhe a Live com as projeções em: @spinvisivel e @projetemos

Conheça a história das pessoas do Minhocão aqui.

SERVIÇO:

EU SABIA QUE VOCÊ EXISTIA (PARTE II)

Data: 20 de abril, das 20h às 22h

21 e 22 de abril, das 19h às 22h

Local: Via Elevado Presidente João Goulart, próximo à entrada da Rua Ana Cintra.

Valor: Entrada gratuita

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.