Em apresentação única, artistas celebram com música armênia os  59 anos da UGAB Brasil, no Teatro Unimed, em 28 de junho 

Para celebrar os 59 anos da UGAB Brasil, maior organização mundial armênia sem fins lucrativos, a entidade traz ao país um concerto comemorativo com um trio de músicos armênios, que acontecerá no dia 28 de junho, às 20h30, no Teatro Unimed, em São Paulo. 

Em apresentação única, o concerto reúne três grandes nomes da música armênia da atualidade: a soprano Sasha Djihanian, o violinista Sami Merdinian e a pianista Tanya Gabrielan. O concerto contará com músicas clássicas e contemporâneas internacionais, incluindo de célebres compositores armênios como Komitas, Aram Khachaturian e Arno Babadjanian. 

“Nosso objetivo é comemorar o aniversário da UGAB Brasil com cultura armênia para brasileiros de dentro e de fora da nossa comunidade. Estamos muito orgulhosos em trazer esses excelentes músicos que se apresentam pela primeira vez no país”, afirma o presidente da UGAB Brasil, Rafael Balukian. 

Mais sobre os músicos 

Sami Merdinian 

O violinista argentino Sami Merdinian recebeu reconhecimento mundial por suas excelentes performances como solista e músico de câmara. Sami já se apresentou com a Filarmônica de Montevidéu, a Sinfônica Nacional Argentina, a Orquestra Charlemagne, a Filarmônica Gagneung na Coreia do Sul, a Filarmônica de Buenos Aires, a Filarmônica da Carolina do Sul, a Filarmônica de Rochester e as Sinfônicas de Midland e Duluth. 

Sami é membro do premiado quinteto de cordas Sybarite5, apresentando-se recentemente no Carnegie Hall, na Biblioteca do Congresso, no Lincoln Center e em turnê pelos Estados Unidos, Canadá, Ásia e América do Sul. O álbum “Outliers” do Sybarite5 estreou em primeiro lugar na parada de música clássica da Billboard. 

Muito procurado como violinista de tango, Merdinian tocou e gravou com alguns dos artistas mais proeminentes do gênero e recebeu uma indicação ao Grammy de “Masters of the Bandoneon” de Melhor Álbum de Tango. A discografia de Merdinian inclui gravações para a Universal Records, Canary Classics, CAG Records, Bright Shiny Things e Green Parrot Records. 

Merdinian foi premiado em várias competições internacionais, incluindo uma medalha de ouro no XII Concurso Internacional de Jovens Instrumentistas Solo na Argentina e no Concurso de Novos Talentos na Eslováquia. Ele também recebeu o Rising Star Award da Tiffany & Co., foi nomeado Artista Extraordinário do Ano pela Imprensa Argentina e foi destaque no WQXR em Nova York, “Spiegenzall” ao vivo do Concertgebouw, Estação Nacional Clássica Argentina, America’s NPR, KBS da Coreia do Sul e BBC. 

Também é cofundador e diretor artístico do New Docta Festival na Argentina. Ele conduziu masterclasses nos EUA, América do Sul e Ásia e deu palestras sobre música e empreendedorismo em universidades como Penn State, Curtis Institute, New England Conservatory e The New School. Além disso, Merdinian também é o produtor e coapresentador do Down the Pit Podcast. 

Sasha Djihanian 

Elogiada por seu som quente e delicioso e presença de palco cativante, Sasha Djihanian é uma jovem soprano graduada do Canadian Opera Company Ensemble Studio. Nativa de Montreal, Sasha foi a vencedora do primeiro concurso anual do COC Ensemble Studio. 

Recentemente com o COC ela apareceu como Barbarina em As Bodas de Fígaro, Fresquita em Carmen, Zerlina em Don Giovanni, Pedro em Don Quichotte, Fiordiligi no Ensemble performance de Così fan Tutte, Alisa em Lucia di Lammermoor, e como Annio em La Clemenza di Tito. 

Ela foi finalista nacional nas audições do Conselho Nacional do Metropolitan Opera, representou o Canadá no concurso BBC Cardiff Singer of the World. Créditos recentes incluem Susanna em Le nozze di Figaro para Opera Lyra, Nannetta em Falstaff para Opera Hamilton e Micaela no Carmen Teatro Petruzzelli e Castleton Festival regidos pelo falecido Lorin Maazel, Fiordiligi com Opéra de Reims e Massy, ​​​​Nannetta em Falstaff com Manitoba Opera, recital no Muskoka Opera Festival, Frasquita em Carmen com a Seiji Ozawa Music Academy e duas turnês na China. 

Sasha recebeu seu diploma de Bacharel em Música pelo Conservatório de Música de Montreal, bem como “Primeiro Prêmio com grandes distinções” para o programa de mestrado. Ela ganhou prêmios em inúmeras competições, incluindo o 1º prêmio no Campeonato Tcheco e Eslovaco no concurso de voz, 1º prêmio na competição do Canadian Opera Company e foi semifinalista no Concurso Rainha Elisabeth na Bélgica. 

Tanya Gabrielian 

Aclamada pelo London Times como uma “pianista de músculos físicos e imaginativos poderosos”, Tanya Gabrielian cativou o público em todo o mundo com suas apresentações emocionantes. Ela já se apresentou nos cinco continentes em locais aclamados, incluindo Carnegie Hall, em Nova York, Kennedy Center, em Washington D.C., Sydney Opera House, Queen Elizabeth Hall e Wigmore Hall em Londres, e Salle Cortot em Paris, com orquestras como a Filarmônica de Los Angeles, Sydney Symphony Orchestra, Royal Scottish National Orchestra e Boston Pops. 

Tanya saltou para o cenário internacional aos vinte anos de idade, com vitórias consecutivas no Concurso Internacional de Piano Escocês e no Concurso Internacional de Piano Aram Khachaturyan. Desde então, as apresentações incluem Alice Tully Hall e a 92nd Street Y, em Nova York, Dame Myra Hess Concert Series, em Chicago, Seoul Arts Center, na Coréia, Glasgow Royal Concert Hall e uma turnê de onze cidades da China. O recital de estreia de Tanya em Southbank no Purcell Room em Londres, apresentado pela Philharmonia Orchestra, foi escolhido como “Performance do ano” pela Seen and Heard International.  

Sua estreia no Wigmore Hall, como vencedora do cobiçado Prêmio Wigmore concedido pela Royal Academy of Music, foi avaliada como “reveladora, uma festa de pianismo romântico que nos deixou encantados”. A última gravação de Tanya, Remix: Bach Transcriptions, foi lançada pela MSR Classics e foi selecionada como Álbum da Semana por estações de rádio em Chicago, Boston, Los Angeles e São Francisco. Ela também foi capa da revista Clavier. 

Além do tradicional palco de concertos, Tanya é apaixonada por inspirar novas gerações de músicos e amantes da música em diversos ambientes, dedicados ao envolvimento da comunidade, educação e ativismo por meio da arte. Os projetos incluíram colaborações com a National Alliance on Mental Illness em programas apresentando compositores com doenças mentais, destacando o estigma em torno de problemas de saúde mental; uma palestra TEDx no Howard Thurman Center for Common Ground; fundação de uma série de apresentações interativas para pacientes do Instituto Psiquiátrico do Estado de Nova York; uma instalação com a artista Fran Bull para a exposição In Flanders Fields: A Meditation on War; e uma colaboração multidisciplinar que combina as Sete Últimas Palavras de Nosso Salvador na Cruz, de Haydn, com declarações finais de prisioneiros executados no corredor da morte. Tanya recebeu o Pro Musicis International Award, o McGraw-Hill Robert Sherman Award for Music Education and Community Outreach, Salon de Virtuosi Career Grant e o S&R Washington Award por seu trabalho, e ela ocupou residências artísticas no Guild Hall e 23Arts. 

Os interesses de Tanya sempre foram diversos. Admitida na Universidade de Harvard para estudar engenharia biomédica aos dezesseis anos, Tanya seguiu carreira na música, concluindo seu bacharelado e mestrado na Royal Academy of Music em Londres, originalmente estudando piano e viola. Ela recebeu o prêmio de melhor recital final de todos os seis anos de estudo e recebeu um DipRAM, o prêmio de maior desempenho concedido pela Royal Academy of Music. Tanya foi a única candidata aceita para o prestigioso Diploma de Artista, um programa de residência de pós-graduação extraordinariamente seletivo, na Juilliard School, e recebeu o título de Doutora em Artes Musicais do The Graduate Center, City University of New York. Tanya foi nomeada chefe de teclado na Royal Irish Academy of Music em 2023. Antes de ingressar no corpo docente da RIAM, ela foi presidente de piano na Boston University e Martin Endowed Chair e professora de prática na Indiana University South Bend. 

Serviço 

Local: Teatro Unimed (Alameda Santos,2157) 

Horário: 20h30 

Preço: R$ 150 (+ taxas)

Ingressos: bit.ly/59ugab 

Sobre a UGAB Brasil 

A União Geral Armênia de Beneficência (UGAB) é a maior organização mundial armênia sem fins lucrativos, cujo objetivo é a preservação do patrimônio armênio por meio de programas educativos, culturais e humanitários. 

Ela foi fundada por Boghos Nubar, o primeiro presidente da entidade, que, movido por um profundo sentimento de dever nacional, frente às diversas perseguições contra armênios, decidiu, junto com nove membros fundadores, formar uma organização para servir a todos os armênios e preservar a identidade armênia. E desde o início, em 15 de abril de 1906, no Cairo, Egito, a reputação e integridade da organização ecoou e a UGAB emergiu e se tornou uma organização internacional comprometida em fazer a diferença, desempenhando um papel significativo na defesa das tradições e valores armênios, servindo a todos os armênios, independentemente do país de origem. 

Por meio da visão de seus líderes e do apoio de doadores e membros, a UGAB impacta 500 mil pessoas anualmente e redefiniu sistematicamente o cenário da Nação Global Armênia por meio de suas ações e projetos. Sediada em Nova York, opera, atualmente, em 31 países e 74 cidades, com 47 centros e escritórios comunitários, 33 grupos do YP (jovens profissionais), administra 25 escolas, oferece bolsas de estudos e apoia diversos programas e iniciativas – incluindo, entre elas, a Universidade Americana da Armênia, centros de refeições para os idosos, centros para crianças, acampamentos de verão, publicações em seis idiomas, entre outros. 

E no Brasil, um país formado por imigrantes de todo o mundo, que membros de uma comunidade armênia em formação sentiram a necessidade de criar uma filial brasileira da UGAB, entidade essa que eles frequentaram em suas cidades de origem. E no dia 27 de agosto de 1964, em São Paulo, vinte e três membros da comunidade armênia no Brasil fundaram a UGAB Brasil, que há mais de 50 anos se dedica aos mais necessitados, à preservação da cultura e língua armênia, à benemerência, à educação, à cultura e à formação das futuras gerações. 

A UGAB Brasil iniciou sua trajetória reunindo-se nos escritórios dos seus primeiros diretores e, com poucos anos de existência, comprou seu primeiro imóvel, que ficava no centro de São Paulo. O espaço físico não importava, já que desde o primeiro dia os esforços da diretoria e de seus membros eram voltados para ajudar os mais necessitados e, também, permitir que os jovens sem recursos frequentassem uma universidade e, assim, pudessem se tornar grandes profissionais, nas mais diferentes áreas. Em 1974, a UGAB Brasil passou sua sede para o bairro de Pinheiros e continua lá desde então. 

Terceira filial da UGAB na América Latina, a UGAB Brasil, desde setembro de 2016, é liderada por uma diretoria jovem, formada por profissionais das mais diversas áreas, com larga experiência e conhecimento do legado das diretorias passadas. Com dedicação e comprometimento, honrando sempre o compromisso e os valores da UGAB, a diretoria atual trabalha em direção ao futuro, atraindo jovens e trazendo novas ideias, propostas e formatos, sem jamais esquecer o caminho da benemerência, pilar inalterável da entidade desde sua fundação. Graças ao esforço conjunto da diretoria, apoiadores e membros, a UGAB Brasil continua a trabalhar incansavelmente e apoia, de forma irrestrita, toda a comunidade armênia que vive no Brasil. 

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.