Foto: Tarita de Souza

Na semana passada celebramos o Dia Internacional da Música, em 22 de novembro. Para abordar um universo tão diversificado, expressivo e profundo, é impossível não exaltar também outro universo que, assim como o musical, é sensível, heterogêneo e possui a capacidade de fazer uma leitura profunda do ser humano, revelando suas angústias e anseios: o feminino.

Música e mulher: dois mundos tão diferenciados e semelhantes ao mesmo tempo e que provocam uma verdadeira sinestesia quando se mesclam. É, justamente, essa a proposta do grupo musical UMA, formado pelas cantoras e compositoras Thayana Barbosa, Janaina Fellini e Nani Barbosa: um convite a uma verdadeira vivência sinestésica, que abre nossa mente para a consciência da mulher selvagem que habita em todos os seres. 

“É um impulso criativo, que traz a intuição e a reconexão. Este trabalho valoriza não somente o público feminino, mas o potencial em dialogar com tantas outras realidades. Buscamos as raízes profundas de nós mesmas para compor essas músicas e saímos diferentes, esperamos que o público também sinta essa transformação”, diz Nani.

As integrantes do trio utilizam da criatividade para proporcionar apresentações únicas, surgidas a partir de experiências sensoriais vividas pelas três, em um processo totalmente diferenciado que trabalha a descoberta do outro, o diálogo, a equalização, entre diversos outros aspectos. Algo que podemos perceber nos dois videoclipes que elas lançaram nos dias 5 e 19 de novembro e que podem ser acompanhados no canal UMA projeto. Pelo canal, elas ainda lançarão mais dois videoclipes, nos dias 3 e 17 de dezembro, e realizarão um show, ao vivo, no dia 21 de janeiro. 

Foto divulgação

Desde o dia 9 de novembro até o dia 14 de dezembro, o grupo também está promovendo uma série de lives, toda segunda-feira, às 20h, em torno de temáticas relevantes sobre o papel da mulher na música, as mulheres compositoras, saberes ancestrais femininos, entre outras. Todas podem ser acompanhadas no canal do Youtube. 

Por falar na participação feminina no mercado musical, UMA busca, justamente, por meio de suas atividades, fomentar tal discussão e despertar em muitas mulheres a consciência de que devem investir em seus talentos a fim de serem protagonistas de ambientes ainda ocupados por homens, majoritariamente, como é o caso do cenário de compositores e técnicos musicais. A União Brasileira de Compositores (UBC), inclusive, divulgou um relatório, em 2020, constatando que apenas 9% do rendimento total distribuído é para mulheres.

Com o intuito de analisar mais esse cenário desigual e detalhar o processo de trabalho do trio, o Matraca fez uma live com a integrante Janaina Fellini, que foi ao ar na última quarta (25/11). Quem ainda não viu, basta clicar aqui para acompanhar. Vale a pena conferir e saber mais sobre esse trabalho tão singular e necessário.

Serviço: 

Grupo UMA

Canal no Youtube: UMA projeto

Perfil no Instagram: @umaprojeto

Leave a Reply

Your email address will not be published.