Confira como foi o concerto no Vibra São Paulo, na última quinta-feira, 2.


A Orquestra Petrobras Sinfônica inicia a temporada 2023 em São Paulo com o concerto Black Album Sinfônico, na próxima quinta-feira. Sob a regência do maestro Felipe Prazeres e arranjos de Ricardo Cândido, o repertório conta com versões sinfônicas das músicas do disco de maior sucesso da banda norte-americana Metallica, com violinos e violoncelo elétricos no lugar dos solos de guitarra de James Hetfield e Kirk Hammett. Além de São Paulo, a turnê 2023 passará, até julho, pelo Espírito Santo, Paraná, Brasília, Goiás e Pernambuco.

Quinto álbum de estúdio do Metallica, lançado em 1991, “Black Album” vendeu mais de 40 milhões de cópias ao redor do mundo e imortalizou faixas como “The Unforgiven”, “Enter Sandman”, “Nothing Else Matters” e “The God That Failed”. “Estamos muito felizes em iniciar a temporada 2023 em São Paulo para interpretar o emblemático ‘Black Album’, que será executado, com muito vigor e energia, na mesma ordem do disco”, adianta o maestro Felipe Prazeres. “O público será surpreendido com o vibrante showcerto, com todos os elementos do rock e também da música clássica. A união de diferentes gêneros é o que faz da Orquestra Petrobras Sinfônica um conjunto tão plural”, revela o maestro, que também rege o público, que faz coro cantando todas as músicas.

Uma das pioneiras em criar projetos que unem a música clássica ao pop e ao rock, a Orquestra Petrobras Sinfônica já apresentou concertos como “Ventura” (Los Hermanos), “Thriller” (Michael Jackson), “Dark Side of the Moon” (Pink Floyd), “Bohemian Rhapsody” (Queen), entre outros. Especialmente para o “Black Album Sinfônico”, a Orquestra encomendou os arranjos ao baixista Ricardo Cândido, que se debruçou sobre a obra do Metallica. Um dos grandes desafios foi adaptar a sonoridade da bateria, baixo, voz e dos solos de guitarras para os instrumentos orquestrais.

“Foi uma experiência única e intensa. Para isso, contamos também com bateria e instrumentos elétricos como violino, baixo e violoncelo, além dos pedais de efeito”, conta, entusiasmado, o baixista Ricardo Cândido. “Os fãs vão se emocionar em vários momentos, mas deixo um spoiler: assim como o Metallica apresenta nos shows, a música de abertura é “Ecstasy of Gold”, do compositor italiano Ennio Morricone, que se sobrepõe a ‘Enter Sandman’”, adianta.

A Orquestra Petrobras Sinfônica tem em seu DNA a fusão de estilos que a consolidou como um dos conjuntos sinfônicos que mais fortemente estabelecem conexões que diluem barreiras até então estabelecidas entre a música de concerto e a música popular. “A original proposição de releitura de álbuns antológicos de bandas nacionais e internacionais veio pra ficar. A cada ano desenvolvemos projetos que criam nova ambientação sonora aos clássicos registros fonográficos de grandes artistas do universo pop”, conclui o clarinetista Cristiano Alves, um dos diretores artísticos da Orquestra.

Programa:

  • Felipe Prazeres, regente
  • Ricardo Cândido, arranjos
  • The Ecstasy of Gold
  • Enter Sandman
  • Sad but True
  • Holier than Thou
  • The Unforgiven
  • Wherever I May Roam
  • Don’t Tread on me
  • Through the Never
  • Nothing Else Matters
  • Of Wolf and Man
  • The God that Failed
  • My Friend of Misery
  • The Struggle Within

Serviço:

Orquestra Petrobras Sinfônica – Turnê 2023 – São Paulo

Metallica – Black Album Sinfônico

Dia: 2 de fevereiro (quinta-feira), às 21h

Local: Vibra São Paulo – Av. das Nações Unidas, 17955 – Vila Almeida

Valor: a partir de R$ 50

Bilheteria online:

Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 70 min. Capacidade: 3632 lugares.

Convite para cobertura: Assessoria de Imprensa – Agência TAGA

Crédito fotos: Aluisio Ribeiro (ROCKSP)

Leave a Reply

Your email address will not be published.