O Theatro Municipal tem diversificado a programação e intensificado as iniciativas sociais para que toda a população, de todos os níveis sociais, frequentem o local que, durante muito tempo, foi restrito apenas às elites. Com uma programação que vai além dos concertos e óperas exibidos na sala, o espaço também recebe exposições, peças e intervenções artísticas, inclusive na área externa.

Durante o mês de janeiro há uma programação dedicada a visitas guiadas gratuitas que levam os visitantes pelo interior do teatro, incluindo passagem pelo salão nobre e visita a entrada exclusiva dedicada as autoridades políticas.

Patrimônio histórico tombado, o Municipal é uma ótima oportunidade para conhecer as histórias e curiosidades do edifício inaugurado em 1911, berço da Semana de Arte Moderna de 1922.

Com duração de 1 hora, o guia apresenta detalhes sobre a história do Theatro Municipal e conta detalhes sobre o projeto arquitetônico de estilo inspirado na casa Ópera de Paris, na França, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo, em colaboração com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi.

Localizado na Praça Ramos de Azevedo, próximo à estação do metrô Anhangabaú, é necessário reservar ingressos para visitar o local. Apesar de São Paulo ter uma comunidade cada vez maior de latino-americanos, não há a opção de guia em espanhol. As visitas são guiadas somente em português, inglês e libras. Os ingressos podem ser reservados pela internet e na bilheteria do Theatro, em datas e horários estabelecidos.

A visita ao teatro é um mergulho no pedacinho da história paulistana. O Matraca Cultural visitou a convite da assessoria de imprensa do local e teve como guia o Igor Antunes, que em inglês nos mostrou o quanto o local está preparado para receber estrangeiros nativos de países de língua inglesa ou com boa comunicação e entendimento do idioma.

Todos os locais visitados foram detalhadamente explorados com contação de história e curiosidades. Não é todo dia que se pode visitar um local tão icônico e ver de perto a importância do monumento para a construção da cidade de São Paulo.

E respondendo a pergunta do título, sim, vale muito a pena conhecer o Theatro Municipal em detalhes.

Serviço

Férias no Municipal – visitas educativas em janeiro
Terças, Quartas, Quintas e Sextas
Visitas português: 11h, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h.
Visitas inglês: 13h
Sábado
Visita inglês e libras: 11h
Visitas português: 11h, 13h, 14h e 15h

Inscrição

  • Os ingressos poderão ser reservados pela internet, pelo site da Eventim, e na bilheteria do Theatro Municipal. Os ingressos poderão ser reservados pelo site da Eventim até às 23h59 do dia anterior à visita.
  • Para a reserva feita online, é necessário comparecer com, no mínimo, 15 minutos de antecedência ao início da visita.
  • Não há tolerância de atraso.
  • Só são disponibilizados ingressos no site e na bilheteria para a semana em andamento.
  • No dia da visita, só é possível reservar ingressos presencialmente na bilheteria do Municipal.

Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé – próximo à estação do metrô Anhangabaú
Bilheteria: 11. 3053 2090
Funcionamento da bilheteria para as visitas educativas: terça à sexta-feira, das 10h às 16h, e sábados, das 10h às 14h30.

Fique ligado!

  • Segundas-feiras, domingos e feriados – não há visitação.
  • Para acesso às visitas educativas, todas as mochilas e sacolas deverão ser alocadas, obrigatoriamente, no guarda-volumes, situado no saguão do Theatro.
  • A entrada na sala de espetáculos durante a visita está condicionada à grade de programação; ou seja, em virtude de montagens, ensaios e outras atividades, ela poderá não ser permitida. No entanto, será permitido o acesso aos outros espaços do roteiro de visitação.
  • A retirada de ingressos para visita está limitada a 2 ingressos por CPF.

Não é permitido

  • A entrada na sala de espetáculos com mochilas ou sacolas (há um guarda-volumes no Theatro)
  • Acesso de menores desacompanhados
  • Consumir alimentos e bebidas durante o roteiro de visitação
  • Adentrar espaços desautorizados pelo educador

*Imagens cedidas pela assessoria do Theatro Municipal. Reprodução pela site autorizada.

Leave a Reply

Your email address will not be published.