A Universidade de São Paulo (USP) vai realizar, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, a primeira edição do USP Pensa Brasil, evento que reúne uma programação diversificada em prol da difusão e democratização do conhecimento produzido na Universidade. Ao todo, cerca de 60 atividades serão desenvolvidas em diversos locais do Campus Butantã, na capital paulista, em horários que variam das 9 às 23 horas. A participação é gratuita e as inscrições para atividades com certificado devem ser feitas online.

“A USP está na vanguarda do pensamento crítico no país e vem fomentando o debate público através da prática científica, da multidisciplinariedade das reflexões e do espírito democrático. Além de evidenciar esse papel, o USP Pensa Brasil transpõe as fronteiras da academia e materializa o compartilhamento desses saberes com a comunidade”, explica a coordenadora geral do projeto, socióloga e Vice-Reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Durante cinco dias de atividades, o público contará com conferências, debates, painéis, exposições, atividades artísticas e o lançamento de publicações inéditas. “Preparamos um evento plural, contemporâneo e que vai debater temas importantes para a sociedade brasileira, como a democracia e o meio ambiente, além de uma programação especial para o Centenário da Semana de Arte Moderna e o
Bicentenário da Independência do Brasil”, destaca Maria Arminda.

Seminário USP Pensa Brasil
O destaque da programação será o Seminário USP Pensa Brasil, que acontecerá no Auditório István Jancsó, no Espaço Brasiliana. Entre palestrantes, debatedores e mediadores, serão 25 convidados refletindo sobre impasses e alternativas para que a sociedade brasileira pense o seu presente, refletindo o passado e prospectando o futuro.

A lista de conferencistas – e professores da Universidade – reúne Lilia Schwarcz no dia 29/8, Rubens Ricupero em 30/8, Maria Herminia Tavares em 31/8, Carlos Nobre em 1/9 e José Miguel Wisnik em 2/9. As temáticas percorrem reflexões sobre o Brasil contemporâneo, sobre as desigualdades econômicas e sociais, a democracia, as questões ambientais brasileiras e os desafios da cultura moderna.

A cada dia, após as conferências, acontecerão debates com três participantes internos e externos à Universidade. Entre os debatedores confirmados estão: o pensador indígena Ailton Krenak; o Padre Julio Lancelotti; o ex-ministro do STF, Nelson Jobim; a ativista indígena Sônia Guajajara; o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron; e a escritora Conceição Evaristo. Os debates terão mediação de Danilo Santos de Miranda, Silvio Almeida, Eugênio Bucci, Tereza Campello e José Leonardo do Nascimento, respectivamente.

A programação do seminário é precedida pela leitura de fragmentos de grandes obras brasileiras que serão interpretadas por artistas convidados. Entre as obras, figuram em destaque: Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda; Geografia da Fome, de Josué de Castro; Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de Ailton Krenak; Macunaíma, de Mario de Andrade e muitas outras.

USP nos 200 anos de Independência e 100 anos da Semana de 1922 Com a aproximação das celebrações do bicentenário da Independência e do centenário da Semana de Arte Moderna, a Universidade de São Paulo tem refletido sobre esses marcos nos últimos anos e os resultados dessa grande produção poderão ser conferidos no USP Pensa Brasil.

Uma das atividades, realizada pela Cátedra Jaime Cortesão, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), será o Congresso Internacional Independência: processos, personagens e interpretações, que vai reunir especialistas do Brasil e do exterior para discutir o sentido e as limitações resultantes da Independência conquistada em 1822.

Outro destaque será a divulgação dos resultados do Projeto 3×22, que propõe um encontro de temporalidades entre a Independência do Brasil (em 1822), a Semana de Arte Moderna (1922) e o tempo presente (2022), a fim de buscar na história as reflexões para os desafios do presente. Na agenda deste projeto figuram apresentações de teses premiadas e o lançamento do Dicionário da Independência do Brasil: História, Memória e Historiografia, além do lançamento da exposição 200 Livros para Pensar o Brasil.

Outras Atividades
A semana contará, também, com diversos painéis, mesas de debate e atividades culturais espalhadas pelo Campus. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação é a responsável pelo ciclo de debates USP na pesquisa e inovação no século XXI e pela exposição “Você e a USP: a Universidade de São Paulo Sempre Presente
em sua Vida” (Sala BNDES), destacando pesquisas realizadas na Universidade e que estão presentes no cotidiano de todos os brasileiros.

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) organiza a exposição Watú Não Está Morto! (Sala Marta Rosseti Batista, IEB/USP), reunindo obras e instalações de 11 artistas brasileiros.

Entre os dias 30/8 e 1/9, no período da tarde, o USP Pensa Brasil recebe o ciclo de painéis do Programa Eixos Temáticos da USP em Pauta – ProETUSP. A partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a iniciativa da Reitoria da USP apresentará propostas de soluções para o enfrentamento de problemáticas multissetoriais, estreitando as relações da USP com a sociedade.

As artes também serão protagonistas no USP Pensa Brasil. Entre as atividades culturais, haverá programação diária dos órgãos artísticos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O CORALUSP, o TUSP, o CINUSP e OSUSP reunirão apresentações especiais de teatro, música e cinema no Anfiteatro Camargo Guarnieri. Dentro dessa programação, destaca-se a mostra CINUSP:

Cinema Pensa o Brasil, com dez títulos do cinema nacional para refletir sobre temas urgentes do país. Todas as atividades do USP Pensa Brasil têm acesso gratuito. A programação completa, as inscrições para o Seminário USP Pensa Brasil e outros detalhes podem ser conferidos no site do evento: https://pensabrasil.usp.br

Serviço
USP Pensa Brasil
Quando:
de 29 de agosto a 02 de setembro, a partir das 09h
Onde: Universidade de São Paulo – Campus Butantã – São Paulo/SP
Entrada: gratuita
Informações: pensabrasil.usp.br

About The Author

Flávia Ferreira

Pós-graduada na USP em relações étnico-raciais, Flávia também é jornalista e dedica suas horas livres para uma boa leitura ou um show contagiante. Ama séries e filmes cheios de diálogos longos. Aqui no Matraca escreve sobre arte, fotografia, indicação de livros, séries e filmes e espetáculos. Embarque nos textos e curte lá no insta @matracacultural @itsflaviaferreira

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.