Em cartaz desde 2012 e pela primeira vez no Rio de Janeiro, Desamor é um espetáculo teatral adulto, escrito por Walcyr Carrasco especialmente para Dionisio Neto, com quem o autor já trabalhou em diversos espetáculos teatrais (Seios, Jonas e a Baleia) e nas novelas Morde e Assopra e A dona do pedaço (Rede Globo) .

Desamor apresenta uma nova fase do autor Walcyr Carrasco, que adentra na sombra do imaginário de seus personagens, fazendo com que eles exponham tabus sociais longe de todos os maniqueísmos. Apenas o humano em estado bruto, cru, expondo suas idiossincrasias, em escrita contemporânea seca, visceral e poética.

A direção de Lucia Segall em uma montagem realista que privilegia a direção de ator e a construção detalhista das personagens utiliza-se de recursos cênicos mínimos em contraposição com o barroquismo poético, seco e cortante da dramaturgia de Walcyr Carrasco. O espetáculo integra a Série minimalista da Companhia Satélite do Amor, onde há a utilização de poucos recursos cênicos e máximos recursos de atuação.

Os figurinos, também realistas, são inspirados em vestimentas de habitantes do bairro paulistano do Brás. Ele usa branco em roupas justas, camisa xadrez vermelha e preta, anel, pulseira, corrente e crucifixo dourados, botas de cowboy. Ela usa um figurino colorido, popular e excessivamente sensual com muitos acessórios, maquiagem carregada.

A trilha sonora é composta por música erudita (Bach e Schubert) e popular (Mato Grosso e Matias). A cenografia ambienta um boteco sujo criada por David Schumaker – no chão um círculo amarelo fosforecente de giz ,uma mesa e duas cadeiras amarelas, faz com que as atuações e o texto sejam os focos principais. Um recorte ao mesmo tempo real e minimalista do universo da cena.

SINOPSE

Em um boteco sujo de um bairro popular, um taxista e ex-michê machista e misógino (Dionisio Neto) tenta entender a atitude de um dos seus passageiros e repensa sua vida a partir dela. Durante o tempo em que passa ali, ele é atendido por uma garçonete (Jade Diniz). Em meio a cervejas e pastéis frios, ele trava um diálogo solitário com a lembrança deste homem nobre que, através de um gesto de generosidade, o faz repensar toda sua trajetória de vida, levando-o à redenção de seus valores morais e éticos. Sua sofrida história, o filho que o rejeita e que quer estudar violino, a ex-mulher renegada, e sua filosofia barata de mundo são postos em xeque em um texto realista com tom contemporâneo entre drama e humor, carregado de poesia e emoção sobre a solidão e o amor.

Em 2013, a peça recebeu o Prêmio Papo Mix na categoria melhor espetáculo teatral.

SERVIÇO:

Desamor de Walcyr Carrasco

Direção: Lucia Segall

Com Dionisio Neto e Jade Diniz (Companhia Satélite do Amor)

9 e 10 de agosto – terça e quarta, às 20h

R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia) – vendas Sympla

Classificação indicativa: 18 anos

Duração: 40 minutos

TEATRO CÂNDIDO MENDES: Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema

Tel. 21 – 3149-9018

Apoio cultural: CKamura, André Montheiro

Leave a Reply

Your email address will not be published.