Vem aí, a Caravana Preta, evento contemplado pela 5ª edição de Fomento à Cultura de Periferia, que irá transmitir nos dias 23 e 30 de agosto, às 18h – no Facebook e no YouTube, uma celebração virtual com músicas carnavalescas.

A celebração é conduzida pelo Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã, idealizado por Fernando Alabê e Fefê Camilo, que desde março de 2016, espalham carnaval e resistência. O grupo tem ascendência dos movimentos que fundaram a Vai Vai, Barroca Zona Sul e o Aristocrata Club em São Paulo. Atualmente, o Bloco se consolida em diversas partes da cidade de São Paulo, celebrando o legado das escolas de samba.

Devido à pandemia da COVID-19, a caravana adotou as apresentações para o formato online, mas a essência de comemorar em diversas regiões de São Paulo se manteve. “A nossa celebração é para todos, porque tudo o que atingimos se torna o nosso lugar, pois é onde alcançam nossos pés”, conta Fernando Alabê, fundador do Bloco.

“Nossos corpos poderão dançar e reconectar nossos tempos com os ciclos vitais, presentes nos nossos movimentos”, reforça Alabê.

Com expoentes de agremiações de vários territórios, como Camisa Verde e Branco, Vai-Vai, Nenê da Vila Matilde, Barroca da Zona Sul, Unidos do Peruche e Império Lapeano, os shows promovem protagonismos pretos a partir de suas matrizes e apontamentos estéticos, artísticos e políticos, nos quais arte, cultura e educação formam um percurso cada vez mais potente no combate ao racismo e outras formas de opressão.

Confira os convidados: 

● Adriana Moreira, como personalidade e baluarte, cantará e falará de sua trajetória como sambista ligada a Camisa Verde e Branco;

● Zé Carlinhos da Vai-Vai, como personalidade e baluarte, cantará e falará de como o samba está presente em sua vida, sua presença e arte no Vai-Vai e Barroca Zona Sul;

● Grazzi Brasil, a primeira mulher a puxar o samba-enredo da Vai-Vai, marcará sua presença em duetos inéditos;

● Bernadete (Tulipa Negra do Samba), uma das vozes mais linda do nosso samba, cantará e falará da sua trajetória como intérprete de Barroca da Zona Sul, Unidos do Peruche e Império Lapeano;

● Seu Landão da Nenê da Vila Matilde, como grande baluarte da nossa cultura popular, também cantará e falará sobre sua trajetória como intérprete, mestre sala, rei momo e diretor de harmonia pela Nenê da Vila Matilde;

● Harry de Castro é um artista, ativista e sambista. Cantor, pesquisador de música brasileira, produtor cultural, ator da Cia. Teatro da Investigação, organizador do coletivo Terça Afro e voz do Ilu Inã. Milita também pela memória do Samba e do carnaval paulistano.

As celebrações foram gravadas e serão transmitidas no YouTube e no Facebook.

AGENDA:

1ª CELEBRAÇÃO – Trará a presença de Adriana Moreira (Camisa Verde e Branco), Zé Carlinhos da Vai-Vai (Vai-Vai e Barroca Zona Sul), Grazzi Brasil e Harry de Castro (Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã).

Quando: será transmitida no dia 23 de agosto, às 18h, no Facebook e YouTube.

2ª CELEBRAÇÃO – Trará a presença de Bernadete (Barroca da Zona Sul, Unidos do Peruche e Império Lapeano), Seu Landão (Nenê da Vila Matilde), Grazzi Brasil e Harry de Castro (Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã).

Quando: será transmitida no dia 30 de agosto, às 18h, no Facebook e YouTube.

Fotos de Sergio Fernandes

Leave a Reply

Your email address will not be published.