Estão abertas as inscrições para o Festival UBUNTU – 1º edição online – que acontece de 19 a 25 de abril e tem como tema central “O Encontro da África com o Brasil”. 

O propósito do festival é identificar e contemplar entidades e artistas das periferias do Estado de São Paulo. Serão selecionados 21 projetos criativos em sete eixos da Economia Criativa. São eles:


  • Audiovisual e Novas Tecnologias: abrange as atividades ligadas à associação de som e imagem e suas correlações, por meio de produções ficcionais e não-ficcionais, tais como: artísticas, documentais, institucionais, jornalísticas etc. Poderão participar curtas e médias metragens (de até 40 minutos), desenvolvedores de games, filmes de animação, aplicativos para celulares e tabletes que tenham recorte e/ou temática cultural. Vídeo-arte, arte interativa e jogos digitais.

  • Literatura: poderão se inscrever autores de contos, crônicas, poesia e/ou demais gêneros literários; administradores de sebos, bibliotecas, lojas de livros e pequenos empreendimentos/projetos relacionados à literatura que promovam o estímulo à leitura em seus espaços.

  • Gastronomia: poderão se inscrever profissionais, empresas e entidades que estejam envolvidos no desenvolvimento de empreendimento/projeto que contribua com a comunidade local, com o estudo e a demonstração de pratos típicos, ou se apresentem como alternativas inovadoras para o desenvolvimento e a integração sócioeconômico-cultural na área gastronômica.

  • Artes Plásticas e Manuais: poderão se inscrever artesãos, pintores, escultores, caricaturistas, costureiras, cenógrafos, figurinistas, bordadeiras e todos os profissionais que desempenhem atividades artísticas relacionadas às artes manuais.

  • Hip Hop: destinado à participação de artistas/promotores do segmento hip hop em seus quatro elementos: grafiteiros, dançarinos, rappers/MCs e DJs.

  • Ritmos: destinado à participação de músicos, cantores, bailarinos, capoeiristas, que atuam em manifestações culturais tradicionais e/ou contemporâneas e demais artistas da expressão vocal e corporal não contemplados nos eixos anteriores.

  • Teatro: poderão ser inscritos projetos relacionados a esquetes teatrais, contação de histórias, humorísticas, teatro de bonecos, fantoches, musicais, leituras dramáticas, monólogos, performances e outras expressões do Teatro.

Inscrições
As inscrições serão realizadas por meio de formulário online – www.ubuntufestival.com.br – até o dia 17 de março. O Festival UBUNTU é uma realização da Versa Cultural com apoio do G10 Favelas, da Fundação Brasil Meu Amor e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através de recursos do Proac Lab.


Seleção e Premiação

Os trabalhos inscritos serão avaliados por sete curadores, cada qual com sua especialidade. A divulgação dos projetos selecionados será publicada do site oficial do evento – www.ubuntufestival.com.br – no dia 31 de março.

Audiovisual e Novas tecnologias – Tainá Félix

Curadores:

Literatura – Lubi Prates

Gastronomia – Chef Carlos Ribeiro

Artes plásticas e manuais – Sarah Lopes

Hip Hop – Daniel Cristóvão

Ritmos – Aryani Marciano

Teatro – Jé Oliveira

A premiação será realizada por módulo. Ou seja, para os módulos denominados como ‘apresentação’, a premiação será de R$ 5.000,00 para cada trabalho. Já os módulos definidos como ‘oficina’, a premiação é de R$ 3.000,00 para cada trabalho selecionado.

Exibição do Festival UBUNTU

O cronograma do Festival será dividido por eixo e em cada dia serão exibidos os três projetos escolhidos pelos curadores:

19/04 – Novas Tecnologias e Audiovisual

20/04 – Literatura 

21/04 – Gastronomia

22/04 – Artes Plásticas e Manuais

23/04 – Hip Hop

24/04 – Ritmos

25/04 – Teatro

UBUNTU

A filosofia UBUNTU prega vivenciarmos juntos esse momento. Essa prática antiga africana nos inspira a praticarmos a empatia, o respeito e a partilha; afinal, “ser humano é ser com os outros” e “ser com os outros deve ser tudo”

Acesse o regulamento e mais detalhes do Festival Ubuntu no Link abaixo:

www.ubuntufestival.com.br

About The Author

Flávia Ferreira

Pós-graduada na USP em relações étnico-raciais, Flávia também é jornalista e dedica suas horas livres para uma boa leitura ou um show contagiante. Ama séries e filmes cheios de diálogos longos. Aqui no Matraca escreve sobre arte, fotografia, indicação de livros, séries e filmes e espetáculos. Embarque nos textos e curte lá no insta @matracacultural @itsflaviaferreira

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.