As cias. Pia Fraus e BuZum! inauguram em janeiro, em São Paulo, o Galpão de Bonecos, um espaço dedicado a preservar o acervo dos mais de 600 bonecos que foram confeccionados e manipulados em seus espetáculos teatrais. No local, o público poderá fazer visitas guiadas, descobrir como funciona a manipulação de bonecos, do que eles são feitos, participar de oficinas de construção de bonecos, que poderá levar para casa, e ainda assistir a espetáculos teatrais, com os bonecos, é claro.

Reconhecidas nacionalmente, tanto a Pia Fraus, quanto o BuZum!, são companhias que têm longos anos de atuação. A Pia Fraus com 38 anos de existência, já passou por 23 países e produziu dezenas de espetáculos, apresentando-se nos principais festivais nacionais e internacionais. Já o BuZum! nasceu em 2010, com a proposta de unir teatro e educação. É única no Brasil que leva o teatro adaptado para dentro de ônibus, especialmente para regiões do país onde a maioria do público não conhece ou tem dificuldade de acesso a esse mundo lúdico. Já passou por centenas de cidades de 11 estados e se apresentou até à Bolívia.

Como explica Mariane Gutierrez, diretora do BuZum!, a sinergia entre as companhias e o fato de ambas terem em comum a criação e a manipulação de bonecos foi o que motivou essa união que ganha forma no Galpão de Bonecos. O objetivo é proporcionar uma imersão a este rico universo de arte e cultura que é considerado um dos mais antigos, tendo sido usado por egípcios, gregos e romanos para encenar as situações do cotidiano. “Os bonecos, com suas diferentes técnicas de manipulação, ganham vida e criam uma conexão muito forte com o público”, explica Mariane.

Ainda segundo a diretora do BuZum!, no Galpão de Bonecos, as visitas serão guiadas tanto para o público em geral quanto para escolas. “Nós queremos que o público tenha uma experiência completa: conhecer os bonecos que fazem parte da história das duas companhias, ver como funcionam, aprender a fazê-los, levando-os depois para casa, e ainda a assistir a um dos nossos espetáculos”, detalha.

Festival de férias

Em janeiro as cias. farão, além do lançamento do Galpão dos Bonecos, também a realização de um Festival de Férias de teatro, no qual apresentarão cinco espetáculos do repertório da Cia BuZum!. Após cada apresentação, o público poderá participar de uma oficina de construção de bonecos e levar o seu boneco para casa. O ingresso do Galpão dos Bonecos custará R$ 20 para todas as idades.

Festa Infantil e Loja de Bonecos 

Galpão de Bonecos também oferece a possibilidade de realizar festas infantis de aniversário em um teatro com brincadeiras. Além de a decoração ser convidativa, ainda é possível contar com uma equipe animada de recreação. O espaço ainda traz para quem quer levar os bonecos teatrais para a casa a possibilidade de comprá-los, na loja do Galpão as pessoas podem encontrar bonecos do tipo Mamulengo produzidos em Glória do Goitá, um importante polo mamulengueiro de Pernambuco, além de bonecos feitos por artistas das cias., enaltecendo o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e fantasia.

AGENDA FÉRIAS DE JANEIRO 2022

Local: Galpão dos Bonecos das cias. Pia Fraus e BuZum!

Endereço: Rua Coriolano, 624, na Vila Romana, São Paulo.

Dia 25/01 (aniversário de São Paulo)

Espetáculo Curumim Mani – às 16h

Oficina para as crianças – às 16h30

Dia 26/01

Espetáculo Mamulengo – às 16h

Oficina para as crianças – às 16h30

Dia 27/01

Espetáculo Floresta Viva – às 16h

Oficina para as crianças – às 16h30

Dia 28/01

Espetáculo O Grande Perigo – às 16h

Oficina para as crianças – às 16h30

Dia 29/01

Espetáculo Filhotes do Brasil – às 16h

Oficina para as crianças – às 16h30

Valor: Entrada R$20,00

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.