“Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele”. Essa frase de Fiódor Dostoiévski, retirada de um de seus mais famosos romances, “Crime e Castigo”, diz muito sobre alguns dos projetos apoiados pelo Governo de São Paulo e Governo Federal por meio do ProAC Expresso LAB, programa de editais com recursos da Lei Aldir Blanc, conduzido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.

A começar pelo próprio “Crime e Castigo” que, pelas mãos do escritor e jornalista Luciano Martins Costa, ganhou um monólogo imaginado como uma sequência do romance de Dostoiévski, escrito entre 1866 e 1871, em celebração aos 150 anos da primeira edição dessa obra clássica: “Crime e Castigo: uma Vida para Rodion”. “Aos 60 anos, Rodion Românovitch Raskólnikov faz um retrospecto de sua vida, marcada pelo assassinato de duas mulheres. Após cumprir a pena de oito anos de prisão na Sibéria, ele teve a oportunidade de reconstruir sua história, graças ao amor de Sôfia Semionóvna Marmeládova, carinhosamente chamada de Sônia ou Sonechca. Esse contexto encerra o romance original.

O monólogo pretende situar Raskólnikov como homem maduro, trinta após ser libertado, revisitando os eventos de sua juventude, propondo uma reflexão conjunta com o público sobre os dramas intermináveis da modernidade, como a desigualdade social, o esgarçamento moral da sociedade, a falibilidade da justiça, os conflitos ideológicos, a desesperança e os sonhos de redenção”, explica Costa, cuja peça tem direção de Carla Leoni e o ator Márcio França na pele de Raskólnikov. “Ele irá constantemente refletir sobre a questão que deu origem ao seu drama, ou seja, o direito de tirar a vida de alguém que, na sua opinião, representa um problema para a sociedade. A rigor, temas presentes hoje no debate público, como a pena de morte e a radicalização de conflitos ideológicos, têm a mesma natureza.” A temporada terá mais seis apresentações online com transmissão em tempo real pelo canal da Trópico Filmes

Outra obra de Dostoiévski, também tema de projeto contemplado pelo ProAC Expresso LAB, é o espetáculo de dança “O Idiota”, inspirado no livro homônimo do escritor russo, e que, após uma temporada de sucesso em 2020, retorna aos palcos com o bailarino Marcos Abranches e direção artística e coreográfica de Sandro Borelli. As apresentações de 90 minutos ocorrem até 1 de abril, às 20h30, pela plataforma Zoom, com ingressos gratuitos reservados por meio do site Sympla (sympla.com.br). Nas terças e quintas, o espetáculo vem seguido pela exibição do vídeo arte que o fotógrafo Gal Oppido fez a partir da obra e, nas quartas, por uma live em que Marcos e Sandro recebem convidados para debater temas ligados ao show, como Ivam Cabral, diretor da SP Escola de Teatro no dia 17, Luís Ferron, no dia 24, e o professor e filósofo Odilon José Roble, no dia 31.

Na esfera nacional, o grande escritor brasileiro Machado de Assis é homenageado em projetos do ProAC Expresso LAB. O musical “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, com texto adaptado pela diretora Regina Galdino e indicado aos Prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e Aplauso Brasil, será apresentado de forma online e gratuita no Facebook @memoriaspostumasmusical, nos dias 18 e 19 de março, às 14hs, e aos sábados e domingos, de 20 a 28 de março, às 20hs.

Balanço da Lei Aldir Blanc

Em 2020 foram concluídas as etapas necessárias para assegurar a destinação, por meio da Lei Aldir Blanc, de R$ 272,1 milhões ao setor cultural e criativo de São Paulo. Ao todo, o Governo do Estado recebeu R$ 281,8 milhões do Governo Federal, sendo R$ 264,1 milhões relativos à cota original do Estado e R$ 17,6 milhões provenientes da reversão de valores não utilizados por municípios. O índice de execução, portanto, foi de 100% do valor recebido inicialmente e de 96,9% do total recebido.

Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

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Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

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