No dia 31 de janeiro, o rapper Rincon Sapiência lançou o clipe da música Onda, Sabor e Cor, faixa do disco Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps, o mais recente da sua carreira. O vídeo foi gravado em Cabo Verde, país de ascendência do artista, e registra parte das experiências da busca por sua ancestralidade no continente africano.

O vídeo tem caráter documental e registra as experiências vividas na passagem do artista pelo país, em abril de 2019. No roteiro, se destacam os momentos de imersão na cultura local, como a música, a moda e as trocas com os habitantes do país. A direção e a fotografia são assinadas por Lubaconstrucktor, alter-ego do DJ Mista Luba, que acompanha Rincon nos palcos há 17 anos.

“Antes de ir para Cabo Verde, eu já sabia que seria uma situação especial, tanto pelo lugar quanto por eu ter ascendência cabo-verdiana, ainda que seja distante. Por isso, além do show que faríamos, eu precisava filmar algo nessa viagem. Mas me faltava uma música que combinasse com o ambiente, então o desafio foi inventar ela ali para poder gravar o clipe. Aí eu pensei muito em comida, nas ilhas, nas praias, no calor e nas cores que ele traz, que deixam o ambiente mais amarelado, mais vivo e mais quente”, conta Rincon.

A campanha de lançamento também contemplará mais dois conteúdos exclusivos que também foram fruto da viagem, que serão lançados no canal do YouTube do artista. O primeiro, uma entrevista sobre a música cabo-verdiana com Gil Cabral Moreira, professor da cultura nacional, músico e colecionador de discos, detentor de um rico acervo que contempla a história musical do país. O segundo, um minidocumentário da viagem que aborda a vivência da dupla Rincon e Lubaconstruktor durante a saga em Cabo Verde, desde o embarque no Brasil, passando pelos passeios, entrevistas para os veículos de comunicação locais e o show no Kriol Jazz Festival.

Para assistir ao clipe de Onda, sabor e cor, clique aqui

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.