Gênero musical cujas raízes são da música afro-americana, o Rythym and Blues, também conhecido como R&B, começou a se popularizar nas décadas de 1940 e 1950, se desenvolvendo a partir do blues, jazz e gospel. Desde então, o R&B evoluiu e se ramificou em vários subgêneros, incluindo o soul, funk, hip hop e neo soul.
 
Uma das características mais interessantes sobre o R&B é a sua constante inovação. A todo momento, surgem novos talentos com ideais, perspectivas e estilos diferenciados para o gênero. Trata-se de artistas fundamentais para manter o R&B relevante e atual, atraindo novos fãs e mantendo o interesse dos admiradores antigos.

Aqui no Brasil, o Rythym and Blues ainda é um gênero em desenvolvimento. No entanto, o país vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos com vários artistas produzindo um som autêntico e inovador, que tem conquistado fãs em todo o país. Novos talentos brasileiros do R&B também seguem despontando e atraindo tanto olhares novos quanto já conhecidos desse gênero musical. Um exemplo é o jovem artista Luiz Roberto Quinteros dos Santos, mais conhecido artisticamente como Sanqlu.
 
Apaixonado pelo universo musical desde que veio ao mundo, Sanqlu conta que começou a tocar bateria com apenas três anos de idade, quando sua avó lhe presenteou com o equipamento. “Minha família percebeu o quanto eu gostava de fazer um ‘batuque’ com os brinquedos e logo ganhei esse presente. Hoje eu só dou continuação a algo que nasceu comigo.”
 
Atualmente o artista está com 19 anos e acaba de lançar seu terceiro single, intitulado Seu Batom, com apoio da Bonga Produções. Com uma mistura interessante de influências, o single se revela a conjunção perfeita de ritmo e letra envolventes e sedutores para abordar a paixão intensa de um casal que guia a música.  Sanqlu considera esse novo lançamento um marco para uma nova etapa de sua vida e carreira. “Eu vejo esse momento como um passo a mais que dou, sem medo de arriscar, e colocando a cara mesmo.”

De acordo com o artista, o beat todo instrumental foi feito pelo Lucas Gonçalves (Lukinhas), a mix e a master foram feitas pelo Nicholas (LeCrimm) e o feat foi feito juntamente com o Victor Robiin.

Sanqlu ressalta que sua paixão pelo R&B veio do amor, logo quando ele começou a namorar. “Eu escrevia poemas e poesias no começo, e com o passar do tempo, comecei a cantar tudo o que eu escrevia, graças à ajuda e incentivo do meu grande parceiro Silas Gomes, que escreveu meu primeiro som comigo, o qual ainda não está disponível, mas será lançado em breve.” Assim, o artista encontrou no R&B uma maneira única para falar de amor e expressar o que vem do coração. “É uma forma de cantar com a alma e com o coração, pelo meu amor, por viver o amor ao lado do amor da minha vida, minha namorada.”

Morador da Zona Norte de São Paulo, região onde nasceu e cresceu, o artista também ressalta que viver de música não é fácil, principalmente para quem não tem tantas oportunidades, mas a paixão pelo que faz se revela a grande diferença. “As dificuldades seguirão, mas para os loucos pela música como eu, os esforços sempre valerão a pena e nos levarão a dar passos cada vez maiores.”

Por fim, Sanqlu ainda vê o R&B como um dos gêneros mais “ocultos” do Brasil, já que ainda não existem muitos cantores do Rythym and Blues. No entanto, quem está nessa área e sabe o que está fazendo já é muito diferenciado e uma grande referência para quem está começando, como Sanqlu. “Minhas maiores referências para fazer o que eu faço são o Luccas Carlos, Hodari, Budah, Liniker, Chris Mc. Na minha opinião, esses são os que mais se destacam no cenário do R&B brasileiro”, conclui.
 
Para acompanhar o novo single e os demais trabalhos de Sanqlu, basta clicar aqui e apreciar o som.

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.