Que tal fazer uma viagem deslumbrante pelos 5 mil anos de história da China a partir de uma experiência totalmente diferenciada de tudo o que você já viu? Isso mesmo! A companhia de artes cênicas Shen Yun vem nos apresentar essa ambiciosa missão de reviver a cultura tradicional chinesa, que foi apagada pela Revolução Comunista da China, por meio de um espetáculo incrível que está rodando o mundo.

No dia 20 de março, nós fomos conferir essa super produção que esteve em cartaz no Teatro Bradesco em São Paulo. O espetáculo Shen Yun vem reviver toda a riqueza cultural da China a partir da dança clássica chinesa, considerada uma das formas artísticas mais vigorosas e expressivas do mundo. E nós pudemos perceber tamanho vigor e expressividade em cada gesto dos artistas, totalmente sincronizado e dotado de uma elegância e pureza tão intensas que pareciam nos fazer levitar pelo palco. Existente há milhares de anos, a dança clássica chinesa foi enriquecida e refinada, dinastia após dinastia, tornando-se uma das danças mais completas do mundo.

E não podemos falar de dança, sem falar no som responsável por guiar movimentos tão rebuscados pelo palco. A trilha sonora do espetáculo é produzida por uma Orquestra considerada a primeira do mundo a combinar instrumentos clássicos orientais e ocidentais. No decorrer da apresentação somos agraciados por melodias produzidas por instrumentos chineses antigos em sintonia com a orquestração ocidental.

Mas não para por aí. Além de sermos presenteados com melodias e coreografias exuberantes, acompanhadas de acrobacia e ballet, o que dizer então da vivacidade de cores e detalhes presentes no figurino? A cada troca de cena, um novo espetáculo visual se apresenta diante de nós, por meio de um figurino fiel à estética e ao estilo tradicionais, apresentando cores vibrantes e detalhes requintados que dão vida e realismo a cada ato e história. Ao adornar o presente, o figurino revive o esplendor do passado, resgatando os estilos de diferentes dinastias, regiões e grupos étnicos da China. Segundo a lenda, a antiga vestimenta chinesa foi inspirada nos trajes usados nos Céus.

Conhecida como a Terra do Divino, a China é um país onde acreditava-se que sua cultura brilhante foi trazida pelo Céu. A harmonia entre o Céu, a Terra e a humanidade era almejada e o curso da natureza era seguido. Contudo, em 1949, quando o Partido Comunista Chinês ascendeu ao poder, essa herança espiritual passou a ser vista como uma ameaça ideológica e, por pouco, não foi destruída.

Outro aspecto que precisa ser ressaltado é o cenário. Em Shen Yun somos levados a diversos e diferentes reinos chineses compostos por suntuosas contruções envoltas pela perfeição da natureza por meio de uma projeção digital tridimensional que parece ser uma extensão do palco, principalmente por efeitos interativos especiais em que os atores parecem saltar das telas sem que percebamos o truque diante da agilidade e perfeição do trabalho cênico.

Enfim, Shen Yun nos proporcinou uma experiência singular e inesquecível em sua completude. O espetáculo esteve em cartaz em São Paulo entre os dias 17 e 22 de março e agora segue para Curitiba para se apresentar nos dias 24 e 25 de março. A cada ano, uma nova performance é apresentada de maneira inédita com novas coreografias, música, figurinos, cenários e histórias. Tudo começou no ano de 2006, quando um grupo de chineses se reuniu em Nova York para reviver a autêntica cultura chinesa e seguem encantando países do mundo todo com suas produções.

Quer saber mais? Então confira vídeo abaixo do Canal Imagens em Foco:

Fonte consultada: https://pt.shenyun.org/classical-chinese-dance-music-costumes-singers-and-more

Leave a Reply

Your email address will not be published.