Foto: Adriano Dória

Nascido na cidade de Bela Vista, em Mato Grosso, Ney de Souza Pereira, conhecido como o grande Ney Matogrosso, nasceu em 1º de agosto de 1941. Considerado um dos artistas mais originais da cultura brasileira, Ney se destaca não somente pela sua voz inebriante, como pela versatilidade artística. Afinal, ele é cantor, compositor, dançarino, ator e diretor.

Ao iniciar sua carreira como vocalista do trio Secos & Molhados, Ney logo chamou a atenção do Brasil pelo jeito único de cantar e dançar, expressando toda a sua autenticidade nos palcos, de maneira a viver, intensamente e livremente, cada palavra cantada. Considerado pela Revista Rolling Stones como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos, Ney ganhou ainda mais destaque quando iniciou sua carreira solo, interpretando, também, outros grandes compositores da música brasileira como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee e Tom Jobim.

Assim, nada mais justo do que homenageá-lo com um musical cênico. No rooftoop do Teatro Santander, Ney Matogrosso – Homem com H vem encantar nossos olhos e ouvidos, com texto de Emília Boechat e Marília Toledo, que também é diretora da peça, juntamente com Fernanda Chamma, e produção da Paris Cultural.

Logo na abertura do espetáculo, a plateia é presenteada com a apresentação do ator Renan Mattos (quem vive Ney na peça) cantando Sangue Latino, ao interpretar o personagem, em um show do trio Secos & Molhados. A partir daí, os espectadores são levados para o universo de Ney Matogrosso e acompanham momentos marcantes vividos pelo artista desde a infância e adolescência, como a difícil convivência com o pai: o conservador sargento Matogrosso, que não concordava com a postura transgressora e libertária do filho e repudiava a ideia dele seguir carreira artística.

Sem, necessariamente, seguir uma linha cronológica, outros momentos de Ney são apresentados ao público, incluindo a descoberta do próprio corpo e da sexualidade, os primeiros shows com os integrantes de Secos e Molhados, o primeiro contato com Cazuza e a amizade que surge logo depois, a expressividade única de Ney que se torna mais vivaz a cada apresentação do artista, o enfrentamento da censura na época da ditudura, o estouro da carreira solo, entre outros acontecimentos. Tudo muito bem permeado pelo repertório de Ney cujas letras parecem descrever, perfeitamente, cada cena exibida.

Roteiro, direção, coreografia, cenografia, repertório musical e atuação estão na sintonia perfeita, resultando numa verdadeira obra prima cênica sobre a vida de um dos maiores cantores que o nosso país já conheceu. Vale destacar aqui o trabalho corporal, cênico e vocal do ator Renan Mattos, quem entrega com perfeição cada momento do espetáculo, interpretando toda a versatilidade de Ney: um artista camaleônico que, embora fosse um garoto ainda muito tímido em sua infância e adolescência, explodia nos palcos mostrando o poder libertador da Arte e como ele soube usá-la de diferentes maneiras: na atuação, no canto, na direção, na composição. Uma estrela de múltiplos talentos que se apresentava com destreza em tudo o que fazia.

[fala do jack]

O cenário também surpreende à medida que se transforma, totalmente, diante do público, para exibir cada trecho da trajetória de Ney Matogrosso. A criatividade narrativa também contribui para nos envolver de maneira profunda nas vivências artísticas e pessoais do artista, com destaque para momentos emocionantes, como quando Cazuza, já bem debilitado em razão do HIV, convida Ney para produzir aquele que, provavelmente, seria seu último show. A interpretação de Cazuza pelo ator Vinícius Loyola também é um dos destaques da peça de modo que parecemos realmente ouvir Cazuza, quando o ator canta seus sucessos.

Com exceção de Renan Mattos, os demais se dividem em diferentes papéis para interpretar aqueles que passaram pela vida de Ney Matogrosso.

O espetáculo Ney Matogrosso – Homem com H está em cartaz na cobertura do Teatro Sandanter até o dia 5 de fevereiro. Para mais informações, confira link na descrição deste vídeo.

Para saber mais, acesse:

NEY MATOGROSSO – HOMEM COM H
Temporada: 13 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023.

Sessões: às sextas-feiras às 20h30; aos sábados às 15h30 e às 20h30; e aos domingos às 15h30 e às 20h.

Duração do espetáculo: 2 h (com 15 minutos de intervalo)

Local: 033 Rooftop (cobertura do Teatro Santander)

Capacidade: 313 lugares

Setores e preços:  Setor VIP R$ 250,00 e Setor 2 R$ 75,00

Vendas online em: https://bileto.sympla.com.br/event/75548

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.