Nascido em Paris, na França, no ano de 1840, Oscar-Claude Monet, ou apenas Monet, revolucionou a maneira de ver o mundo por meio da Arte, ao ser responsável pelo surgimento do Impressionismo, tornando-se um dos mais célebres pintores desse movimento.

O termo Impressionismo, inclusive, surgiu de maneira pejorativa durante uma exposição realizada em 1874, a partir de uma crítica ao quadro “Impressão, Nascer do Sol”, de autoria de Monet, justamente por trazer a “impressão” de uma cena e não a realidade. O nome, que surgiu como crítica, logo passou a ser usado frequentemente, mas de maneira positiva. A Escola Impressionista, da qual Monet passou a ser considerado chefe, se tornou uma das mais relevantes na história da pintura.

E para termos um contato ainda mais próximo com essa infinidade de impressões propostas pelas obras de Monet, a startup brasileira M.I.R.A (Museu Itinerante de Artes Imersivas) traz para São Paulo a exposição “Monet à Beira d’Água”. Considerada o maior espetáculo imersivo a respeito do artista no mundo, a mostra nos apresenta uma mistura de luzes, cores e sons que nos fazem mergulhar para dentro das obras do pintor, a partir da temática da água, como se estivéssemos em uma espécie de viagem aquática.

Para isso, uma tenda de 15 metros de altura e dois mil metros quadrados de área foi instalada no Parque Villa Lobos, para nos fazer imergir nessa viagem única, que nos apresenta 285 obras do pintor francês projetadas em telas e telões. São inúmeras paisagens pintadas por ele nas margens de rios, mares e lagos, formando uma espécie de roteiro à beira d’água, como disse Leo Rea Lé, diretor executivo da mostra.

Foto: Mariana Mascarenhas

A fim de vivermos tal experiência da maneira mais imersiva possível, todo o espaço foi ambientado com cores, luzes e movimentos que se assemelham ao percurso da água, a qual não tem forma definida, mas assume o formato do local por onde ela passa. Assim como as paisagens pintadas por Monet, as quais assumem diferentes perspectivas conforme são observadas. Algo trazido com maestria na exposição, ao nos apresentar os quadros em recursos 2D e 3D, trazendo vida aos elementos artísticos, os quais se transformam, à medida que caminhamos a sua frente e vemos inúmeras impressões vindas do mesmo quadro. Tudo ganha vida e se transforma a cada olhar.

Com curadoria de Naum Simão, a exposição se divide em oito temas desenvolvidos à margem de rios, mares e lago. Também é possível acompanhar um mapa com a trajetória de Monet, quadros interativos que nos permitem desenhar nas obras e réplicas de alguns cômodos da casa do pintor: a sala, a cozinha e o escritório.

Mas um dos principais momentos, considerado ápice da experiência imersiva, vem a seguir: em um salão principal, atravessamos as estações do ano a partir das pinturas de Monet. Apresentadas em 360 graus, todas ganham movimento, acompanhada de um jogo de luzes e música que nos imergem ainda mais profundamente para o seu Impressionismo.

Foto: Mariana Mascarenhas

Para conferir mais informações, assista ao vídeo a seguir:

Mais informações: monetbeiradagua.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.