Redação: Natalia Fujita
Fotos: Flávia Ferreira

Entre os principais segmentos no qual a Coreia do Sul tem fortalecido sua presença é o da música. Com o K-Pop, vem chamando atenção da mídia com sua crescente base de fãs apaixonados. E entre os mais populares grupos está o GOT7, do qual JAY B (nome artístico de Lim Jaebeom) é integrante e líder desde 2014. No último sábado (26), o artista se apresentou na casa de espetáculos Vibra São Paulo, em show único na capital paulista, como parte de sua turnê mundial “TAPE: PRESS PAUSE”. A apresentação foi marcada por uma espera ansiosa e muita emoção dos fãs que aguardaram por anos a possibilidade de ver o ídolo ao vivo.

Durante o show, o Matraca Cultural pode entender de perto o que torna JAY B, também conhecido em sua carreira solo como Def., tão único e dinâmico. A setlist proporcionou ao público uma viagem pelas diversas fases artísticas do compositor e cantor sul-coreano ao longo de seus quase dez anos de carreira, muito bem representada por sua forte presença de palco e performances de dança sólidas.

Com composições influenciadas pelo ritmo R&B, cena na qual JAY B possui grande renome na Coreia do Sul, o artista abriu o show com seu primeiro lançamento solo, “Switch It Up” (2021), mesma canção que rendeu a ele o título de primeiro solista coreano a atingir o TOP 10 da Billboard R&B Digital Song Sales Chart. Nas músicas seguintes, o dono do hit “B.T.W” (com quase 13 milhões de plays no Spotify) apostou em batidas mais fortes pontuais, que combinam com o timbre forte de sua voz, equilibradas com melodias mais suaves, muito bem complementadas por notas mais agudas, alcançadas sem dificuldades por JAY B em “AM PM”, “In To You”, “FAME” e “HUSH”. E mesmo com sonoridades mais suaves no repertório (e até sensuais), o artista também mostrou um outro lado mais energético, pop e misturou gêneros musicais ao apresentar as faixas “gO UP”, “The Way We Are” e “Break it Down”, de seu álbum “Be Yourself” (2022), evidenciando que não tem medo de se aventurar e testar sua amplitude vocal em estilos diversificados.

Já a última parte do show começou com um vídeo dedicatória do artista a todos os fãs brasileiros que não puderam comparecer. Para a felicidade dos ahgases, como são chamados os fãs do GOT7, JAY B apresentou canções do grupo em formato de medley, incluindo “Breath”, “Teenager” e “NANANA”.  Foi possível sentir a nostalgia e realização por parte da plateia, que ainda presenciou a apresentação da música “Bounce”, originalmente cantada com seu colega de grupo Jinyoung, na dupla JJ Project (2012). Com sua primeira música profissional, clima de gratidão e carinhosa menção aos membros da produção, JAY B encerrou o show já deixando saudades.

Apesar da barreira linguística, foi possível sentir que foi criada uma conexão próxima entre artista e fãs, com momentos em que o cantor até dançou funk e aprendeu português com o público. A plateia engajada, cantando em coro músicas predominantemente em coreano, fez ser possível notar na prática como a produção musical que vem sendo desenvolvida por grandes artistas (como JAY B) realmente desperta em nós, um público tão fisicamente distante da Coreia do Sul, a vontade de conhecer mais sobre sua cultura e aprender a língua nativa dos conteúdos que consumimos.

O sucesso global é para poucos e, muitas vezes, o cenário é dominado por tendências e artistas americanos. Contudo, nos últimos anos um fenômeno fora da rota ocidental vem ganhando cada vez mais notoriedade: o Hallyu (Onda Coreana, em português). O movimento de exportação cultural da Coreia do Sul, que nasceu como uma estratégia governamental para ajudar o país a superar a crise econômica em 1997, ganhou tração com a globalização e a agilidade da internet. Isso explica o sucesso e o Hallyu vivido no Brasil.

Com abertura de JONGHAN, artista em ascensão na cena K-Indie e convidado de JAY B, a noite ainda teve uma Goodbye Session, parte do pacote PRESS PAUSE – VIP, que também incluía pista premium, credencial, acesso à passagem de some photocard exclusivo.

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.