Para celebrar o Dia da Consciência Negra (20/11) e o Dia Mundial do Hip Hop (12/11), as Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul, da Região Metropolitana de São Paulo (Osasco e Diadema), além de Iguape no Vale do Ribeira, realizam uma série de atividades que celebram a cultura negra e periférica em novembro.

Confira os destaques:

Na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, o cantor e compositor Monkey Jhayam, um dos principais expoentes da cultura reggae e sound system na América Latina, apresenta suas músicas ao lado do DJ Voodoo dentro da atividade Ideias e Sons no dia 8, terça-feira, às 10h30. Outro destaque dos Estúdios das Fábricas de Cultura é a ação No Rolê, que recebe na unidade Capão Redondo a artista Lys Ventura no dia 9, quarta-feira, às 14h30. Ventura apresentará sets de música jamaicana, como o Reggae e o Dancehall, que coleciona em discos de vinil.

Também no dia 9, mas às 12h, a Fábrica de Cultura Brasilândia promove a atividade Mulheres Negras na Cena do Hip Hop: Vivências de MC com Chai Odisseiana. O encontro será transmitido pelo YouTube das Fábricas de Cultura e abordará a atuação da mulher MC nas periferias de São Paulo, a importância da representatividade feminina e a resistência dentro dessa cultura.

A quarta-feira (9) segue animada na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco que irá explorar a cultura tradicional. Às 14h, a Equipe de Biblioteca da unidade realiza a Gincana de Brincadeiras Africanas, indicada para maiores de 8 anos. Já às 15h acontece a atividade Sabenças de África em Muitas Histórias em que Drika Nunes apresentará mitos e criação, lendas e contos de origem africana.

Na Fábrica de Cultura Capão Redondo, cinema e música se encontram com a exibição do documentário Hip hop África/Brasil: Apenas um Oceano entre Nós! (2007) no dia 12, sábado, às 16h. A obra registra o encontro dos grupos Z’África-Brasil e Faso Kombat (Burkina Faso) em São Paulo, e será disponibilizada no YouTube das Fábricas de Cultura. Ainda na Zona Sul, a Equipe de Biblioteca da unidade Jardim São Luís realiza a atividade Abayomi: Retalhos com Papo no dia 15, terça-feira, às 10h. A proposta é apresentar a história dessas bonecas.

A Equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape convida as crianças maiores de 10 anos para conhecer o contexto político e social que envolveu a luta antirracista de Martin Luther King, no dia 15, às 14h. Na Zona Norte da capital, a Fábrica de Cultura Jaçanã promove a palestra Resisteia, que contará de forma pedagógica a história do Dia da Consciência Negra a partir da trajetória de Zumbi dos Palmares. A palestra é no dia 16, quarta-feira, às 14h30.

Pelo canal do Youtube das Fábricas de Cultura o público poderá assistir a apresentação Batuques Afro Brasil no dia 18, sexta-feira, às 15h. A produção pretende mostrar expressões culturais da junção Brasil-África, como jongo, carimbó, maculelê e o maxixe aliados com instrumentos típicos como berimbaus e atabaques. No dia 22, terça-feira, às 14h, a Equipe de Biblioteca da Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape realiza a atividade Yorubá: Dicionário Ilustrado para que o público maior de 10 anos possa, por meio de pesquisa e ilustrações, explorar esse idioma da família linguística nigero-congolesa. 

As equipes das Bibliotecas fecham a programação do mês com destaque para a produção cultural da população negra. No dia 23, quarta-feira, às 10h, a unidade Capão Redondo conta A História de Dandara e Zumbi dos Palmares para difundir a profundidade das ações realizadas por ambos em prol da libertação do povo negro brasileiro. E no dia 30, às 14h, a unidade Jaçanã convida a todos para escutar, conversar e refletir sobre estilos musicais africanos que hoje se relacionam com o cotidiano das periferias na atividade Do Reggae Jamaicano aos Sound-System Periférico

Confira a agenda completa das Fábricas de Cultura no site selecionando a unidade de seu interesse. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Serviço:

FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 IGUAPE

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE OSASCO

Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

——

Funcionamento das unidades:

De terça a sexta, das 9h às 19h.

Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*

Unidade 4.0 de Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.

Unidade 4.0 de Iguape: de terça a sextas das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 17h.

Funcionamento das bibliotecas:

De terça a sexta, das 9h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h*

Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 9h às 14h.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

Leave a Reply

Your email address will not be published.