Nós estamos vivendo tempos conturbados, marcados pela polarização de opiniões, falta de diálogo e respeito pelo próximo – simplesmente pelo fato deste pensar e se expressar de maneira diferente –, entre outras questões. As redes sociais vêm intensificando tal cenário, em razão da criação de bolhas digitais, que funcionam como entraves para uma conversa aberta e heterogênea.

No campo religioso não é diferente e, enquanto muitos religiosos são vítimas de ataques e ofensas verbais, e até físicas, por manifestarem suas crenças, outros abusam de suas condições para forçar e manipular outras pessoas, a fim de que elas acreditem nas ideias propagadas. Diante de tudo isso, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP) realizará a 7ª edição do Teologando, uma série de palestras virtuais com o intuito de promover reflexões aprofundadas a respeito de temas, envolvendo a religião.

Realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, a partir das 19h30, pela plataforma Google Meet, esta 7ª edição contará com três palestras que abordarão, respectivamente, os temas: direito, abuso e intolerância religiosa. “A proposta desses encontros é cooperar com a promoção de uma sociedade mais justa e fraterna, por meio das reflexões apresentadas”, afirma o Prof. Rui Caetano Vasconcelos da Silva, coordenador do curso de Teologia da FAEP e organizador do evento.

No primeiro dia do Teologando (07/11), James Franco, docente universitário e coordenador adjunto no curso de Direito, abordará sobre direito religioso, um dos campos do direito pouco conhecido por líderes religiosos de forma geral. “O segmento religioso que mais cresce é o cristianismo evangélico. Sendo assim, diante desse crescimento, surge a necessidade de conhecimento sobre o tema, para que os cristãos evangélicos não incorram em erros no exercício do seu ministério”, afirma Rui.

Já no segundo dia do evento (08/11), Marcos Félix, analista judiciário e conciliador da Justiça Federal, abordará sobre a questão do abuso religioso cometido por muitos líderes evangélicos. “É importante a reflexão desse assunto para que a sua prática deixe de ser uma realidade”, completa o professor da FAEP.

No último dia (09/11), Edmundo Santana, diretor e professor acadêmico, discorrerá sobre intolerância religiosa. “Todo segmento religioso hegemônico ou de grande expressão tem a tendência de cometer intolerância religiosa contra outros segmentos. Por esse motivo, é de grande importância refletir sobre o tema, para a construção de uma sociedade mais justa e harmônica”, conclui Rui.

As inscrições do evento são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla, clicando nos links abaixo:

7/11, a partir das 19h30: Direito Religioso, com James Franco.

Link para inscrição, clique aqui

8/11, a partir das 19h30: Abuso Religioso, com Marcos Félix.

Link para inscrição, clique aqui 

9/11, a partir das 19h30: Intolerância Religiosa, com Edmundo Santana.

Link para inscrição, clique aqui

Informações sobre os palestrantes:

James Franco: Mestre em Serviço Social pela PUC-SP (2014), Especialista em Direito e Processo do Trabalho – Faculdade LEGALE (2013), Especialista em Direito Previdenciário na Faculdade LEGALE (2012), Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (2010) e em Direito pela Universidade Mogi das Cruzes (2000), Docente na Universidade de Santo Amaro – UNISA em São Paulo, Coordenador Adjunto no Curso de Direito. Ministra aulas nos cursos de Direito (presencial), Serviço Social (presencial ou EAD). Professor convidado na Pós-graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social FAPSS-SP. Apresenta experiências nas áreas do Direito Previdenciário, Infância e Juventude, Criminal, Trabalhista, Direito do Consumidor e Direito Civil Tributário.  

Marcos Félix de Oliveira: Mestrando em Ciências da Religião (UMESP), Especialista em Profetismo e Apocalíptica: Perspectiva e interpretações (UMESP). Graduação em Teologia (UMESP). Pós-graduação em Direito Público (UCAM). Pós-graduação em Direito Penal (UGF). Especialista em Direito Penal (Universidade de Coimbra). Graduado em Direito (UNIVAP). Analista judiciário e Conciliador da Justiça Federal.

Edmundo Santana de Souza: Diretor Geral do INESUSP- Instituto de Ensino Superior de São Paulo; Graduado em História, Licenciatura Plena; Graduado em Geografia, Licenciatura Plena; Graduado em Filosofia, Licenciatura Plena; Graduado em Pedagogia, Licenciatura Plena; Bacharel em Direito, Bacharel em Teologia, Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestrado em Ciências da Religião pela Metodista de São Paulo; Professor da FASP – Faculdade de Santana de Parnaíba e FAB, Faculdade Associada Brasil, Professor de Educação Básica – PEB II e Supervisor de Ensino na Diretoria de Ensino Sul 2 – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.