Durante duas semanas, a partir de 2 de agosto, serão disponibilizados conteúdos musicais, culturais, educativos e formativos no canal do evento no Youtube. O público também será mobilizado para fortalecer ações sociais provenientes da periferia

Para dar visibilidade ao conhecimento produzido nas periferias, o Xepa Festival realiza sua segunda edição de 2 a 11 de agosto. Debates, oficinas, atividades musicais e uma campanha social estão entre as ações que poderão ser conferidas nos canais digitais do evento, que promove o protagonismo preto e periférico ao debater cultura e sustentabilidade.

“Queremos ampliar o debate sobre sustentabilidade para a ótica e contexto da periferia, inclusive potencializando e ressignificando a expressão. O festival vem para colocar em evidência essas ideias e mostrar como o conhecimento produzido nessas localidades contribui com uma sociedade mais equitativa”, declaram as idealizadoras do projeto, Ciça Pereira e Tainá Ramos.

As atrações do Xepa Festival

Sempre de terça a quinta-feira, às 19h30, os conteúdos do evento serão disponibilizados no canal do festival no YoutubeEmpreendedorismo periférico será o tema debatido no primeiro dia de evento, 2 de agosto, por Gilson Nascimento, da Adega do Mandela, Joy, da plataforma de arte Queer Hair Stylist, e Wanessa Yano, da editora Ananse, focada na produção e disseminação da história, cultura e intelectualidade afrocêntrica. “Como uma forma de sobrevivência, moradores de periferia sempre praticaram o empreendedorismo. E, cada vez mais, com a expansão tecnológica e ampliação das oportunidades educacionais, são capazes de desenvolver seus negócios focados na economia criativa”, destacam as idealizadoras do projeto, também sócias da Zeferina Produções.

No dia seguinte, 3 de agosto, a plataforma recebe uma oficina de grafite protagonizada por membros do projeto Arte e Cultura na Quebrada. E um bate-papo sobre música, mais especificamente sobre selos musicais periféricos, fecha o terceiro dia de evento (4/8).

Já na segunda semana, de 9 a 11 de agosto, o Xepa Festival disponibilizará por meio de seu canal digital uma oficina de reaproveitamento de alimentos, idealizada pelo projeto Panelarte, e um bate-papo sobre moda com as empreendedoras da confecção Guettosa e brechó Original Favela.

A edição de 2022 do evento será finalizada com performances artísticas e musicais de Hiari Femi, discotecagem de DJ Ak1n e shows de Mc Luanna e NINA, com a direção criativa e videomapping do Coletivo Coletores. A poeta Kimani, mestre de cerimônia do evento, é a responsável pelas interações em todos os conteúdos on-line.

SERVIÇO:

Xepa Festival com bate-papo sobre Empreendedorismo periférico, Selos musicais periféricos e Moda; oficinas de Grafite e Reaproveitamento de alimentos; Performance, shows e discotecagens

QUANDO? de 2 a 11 de agosto

ONDE? no canal do Youtube Xepa Festival
AGENDA

SEMANA 1

●              2 de agosto – Bate-papo “Empreendedorismo periférico” com os convidados Gilson Nascimento, da Adega do Mandela, Joy, da Queer Hair Stylist e Wanessa Yano, da editora Ananse, focada na produção e disseminação da história, cultura e intelectualidade afrocêntrica

●                    3 de agosto – Oficina de grafite com Arte e Cultura na Quebrada

●                    4 de agosto – Bate-papo “Selos musicais periféricos”, com representantes dos coletivos Perifa no Toque, Nebulosa Selo e Zeferina Produções

SEMANA 2

●                    9 de agosto – Oficina de reaproveitamento de alimentos, com Panelarte

●                    10 de agosto – Bate-papo sobre moda com as empreendedoras da confecção Guettosa e brechó Original Favela

●                    11 de agosto – Performance de Hiari Femi, discotecagem de DJ Ak1n e shows de Mc Luanna e NINA

O Xepa Festival

O Xepa Festival nasce com o propósito de trazer o debate de cultura e sustentabilidade para o protagonismo da periferia. Além de fazer o público curtir e dançar com as atrações musicais, a ideia é trazer debates, oficinas e fortalecer espaços em que gente da gente faz acontecer nas quebradas.

Em sua primeira edição, que ocorreu em 2020, o Xepa Festival articulou lives nas redes sociais com 50 atrações, impactando 35 mil espectadores. Mobilizou, ainda, 160 doadores em uma campanha de financiamento coletivo para apoiar financeiramente e com mentorias especializadas 10 empreendedores periféricos pelo Brasil, que tiveram seus projetos paralisados devido à pandemia do Coronavírus.

Leave a Reply

Your email address will not be published.