Tarcísio Cisão, fundador do bloco “Amigos da Onça”, conhecido por arrastar milhares de pessoas no carnaval do Rio, lançou na última quinta-feira, 26, às 16h, no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, sua primeira peça voltada para o público infantil, “O Mágico Trem Pim Pom Pim”. O espetáculo fica em
cartaz até domingo, 29, e tem classificação etária livre.

Com músicas de sua autoria e inéditas, voltadas para a criançada, o espetáculo promete ser uma viagem ao mundo colorido e encantado do irreverente artista carioca. As crianças são parte fundamental da peça. Mais do que espectadoras, são elas que comandam o destino do “trem mágico”, que vai para o passado e para o futuro, numa viagem musical que passa por diversos ritmos, brincadeiras e charadas, envolvendo
nomes de animais, frutas e tudo mais que faz parte do universo lúdico.

O musical é originário do bloco de carnaval infantil “Pim Pom Pim”, lançado em 2015, e que começou a surgir quando Cisão atuava como professor de música de escolas da rede pública e privada de ensino. Em suas aulas ele compunha as canções, juntamente com as crianças, fugindo do método tradicional e com muita irreverência, sua marca registrada.


“Dentro de sala de aula nunca ensinei as músicas infantis que conhecemos, como por exemplo ‘O Sapo não lava o pé’, ‘Borboletinha’, entre outras, que fazem parte do cancioneiro popular. Pelo contrário, meus alunos eram, ao mesmo tempo, minha inspiração e os coautores das letras que hoje estão dando vida para este espetáculo, que é literalmente a realização de um grande sonho”, afirmou Cisão, figura que
abrilhanta o Carnaval de rua do Rio há mais de 20 anos.


O projeto, que é uma realização do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Fundação Anita Machado de Artes do Estado do Rio de Janeiro, tem direção e dramaturgia de Leonardo da Selva e cenografia e figurino de Laís Antunes. No elenco, os atores Dani Barbosa, Gabriel Prieto e Miguel Serbeto, além do músicos Cláudio Lima e Lima e Luciano Fogaça, dão ainda mais forma para o espetáculo que promete conquistar as crianças, e o papais e mamães também.


Os ingressos são R$ 30,00 (inteira) e estão disponíveis na bilheteria do Teatro Glaucio
Gill ou no site funarj.eleventickets.com.

Sobre Tarcísio Cisão
Nascido na favela Vila Operária, em Duque de Caxias, Tarcísio Carlos Rodrigues Gomes ganhou o Rio de Janeiro e com muita irreverência e dedicação à música, se tornou Cisão, o agitador cultural e saxofonista onipresente do carnaval carioca. Foi por iniciativa de sua mãe, D. Renilda, uma bibliotecária que trabalhava no Méier, na Zona Norte do Rio, que Cisão conheceu a música. Aos 9 anos, topou aprender a tocar flauta doce na Orquestra de Sopros Pro Arte. Foi lá que iniciou sua carreira musical e teve contato com compositores como Pixinguinha e Ary Barroso. Anos mais tarde, tendo escolhido definitivamente a música como seu trabalho, Cisão cursou licenciatura e bacharelado em Saxofone no Conservatório Brasileiro de Música e também realizou os cursos Básico e Técnico de música, na Escola Villa Lobos.

Foi por causa da Pro Arte que Cisão conheceu integrantes do Cordão do Boitatá, onde começou a tocar há 20 anos. Esse amor rendeu frutos. Cisão fundou, o hoje cobiçado, Bloco Amigos da Onça, que nasceu pequeno pelas ruas do centro do Rio e de tanto que cresceu precisou ser oficializado. Agora, realiza eventos durante todo ano, tem suas próprias oficinas de diversos instrumentos, caracterização e dança, além de já ter reunido mais de 50 mil pessoas em seus desfiles, durante o Carnaval.

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.