Por Marisa Melo*

A principal correlação do crescimento do mercado de arte em 2021 não foi com o crescimento da riqueza do país, mas com o crescimento do número de ricos e milionários. A crise que se viu em outros setores, passou longe do mercado de arte e, ao invés de assistir ao fechamento de casas, o que se viu foi a abertura de galerias.

A arte se tornou uma possibilidade de investimento seguro em um período de instabilidade econômica e política no Brasil, alta volatilidade do mercado de ações, fomentaram trabalhos de artistas renomados e de jovens que estão começando a se projetar.

Parte das vendas em leilão cooperou muito com o mercado secundário, o que também reforçou a suposição de que, para algumas pessoas, o investimento em arte é uma espécie de diversificação de investimento. É um ativo que ajuda a proteger o seu patrimônio.

Outro aspecto importante foi o isolamento social, que aumentou o tempo das pessoas em ambientes fechados e esse novo modo de vida criou outra relação com o espaço da própria casa. Essa forte convivência fez com que muitas pessoas pensassem em adquirir obras de arte.

2022 será ainda melhor!

*Marisa Melo é artista visual, consultora de projetos artísticos, produtora de mostras, curadora e redatora de textos curatoriais. Sua formação é em Propaganda e Marketing, Moda, Fotografia com especializações em Arte e Estética, Crítica de Arte, Gestão de Negócios e Design Gráfico. A brasileira é idealizadora da UP Time Art Gallery, galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para apresentar ao mundo o que há de melhor na arte contemporânea.

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.