Curadoria foi feita pelo antropólogo e especialista Mércio Pereira Gomes a convite da Amazon

Entender a importância dos povos indígenas no Brasil é uma forma de compreender a nossa identidade étnica, desconstruir estereótipos e preconceitos e nos ajudar a entender a importância de respeitar os direitos dos povos originários.

Pensando nisso, a Amazon convidou, em razão do Dia do Índio, celebrado  em 19 de abril, o antropólogo e especialista Mércio Pereira Gomes para fazer uma curadoria de livros que abrangem a história e a cultura do povo indígena, análises sobre a formação social do Brasil, romances, mitos e livros infantis. A lista traz autores como Darcy Ribeiro, Hans Staden, Monteiro Lobato e Daniel Munduruku.

Entre os títulos, o especialista indica o Contos indígenas brasileiros, do autor indígena Daniel Munduruku. Segundo Gomes, as histórias “nos levam à beira do rio Tapajós, onde os antepassados do autor viveram e onde hoje ainda vive o povo Munduruku, um dos mais bravos da história brasileira”. Ele também recomenda Maíra, o principal romance escrito pelo também antropólogo Darcy Ribeiro. O título trata do “drama do brasileiro diante da tragédia indígena com pinceladas de quem viveu entre os índios, onde a imaginação se encontra com a etnografia”, observa Gomes.

Sobre a importância de conhecermos  a cultura indígena, Gomes afirma: “Há 150 anos o grande poeta indianista Gonçalves Dias disse: ‘Tudo de bom e grandioso no Brasil foi feito pelos índios. Os índios são a base de nosso caráter nacional, ainda pouco desenvolvido, e será o coroamento do valor do Brasil o dia de sua inteira reabilitação’. Desde então, nós brasileiros sabemos que o índio é a raiz de nossa cultura, a fonte de nossa mestiçagem e o caudal de nossa moral e ética”.

Confira a lista completa de recomendações do especialista:

Os índios e o Brasil — Mércio Gomes
O Brasil inevitável — Mércio Gomes e Jose Mario Pereira
Maíra — Darcy Ribeiro
Kadiwéu: Ensaios etnológicos sobre o saber, o azar e a beleza — Darcy Ribeiro
Utopia Selvagem — Darcy Ribeiro
Duas viagens ao Brasil — Hans Staden
As aventuras de Hans Staden — Monteiro Lobato
Moqueca de maridos – Betty Mindlin
Economia Selvagem  – Cesar Gordon
Contos indígenas brasileiros  – Daniel Munduruku
Foi vovó que disse  – Daniel Munduruku e Graça Lima
A queda do céu: palavras de um xamã yanomani  – Davi Kopenawa
Amazônia indígena  – Márcio Souza
O índio brasileiro e revolução francesa  – Afonso Arinos de Mello Franco
Ouro Vermelho: A conquista dos índios brasileiros – John Hemming
Índios e caboclos – Maria do Rosário de Carvalho

About The Author

Antonio Saturnino

Jornalista, atleta frustrado, cantor de karaokê e pai de pets. Ama música e escrever sobre o tema durante anos lhe permitiu conhecer novos cantores e estilos musicais, então vocês verão muita coisa diferente e nova por aqui. Dança no meio da rua, adora cozinhar e estar em conexão com a natureza.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.