O Tribeca Film Festival, realizado em Nova York entre 24 de abril a 5 de maio, é tanto uma celebração da cidade quanto do cinema. Em sua 18ª edição, teve exibições espalhadas por toda Manhattan, apresentando mais de 100 filmes produzidos em todo mundo. Exibições retrospectivas de clássicos do cinema, incluindo uma coleção de filmes refletindo sobre o passado de Nova York, filmes de gênero, curtas-metragens, programação de realidade virtual e painéis com cineastas famosos e figuras da indústria, integraram a programação.

Os painéis incluíram conversas como a do diretor Martin Scorsese e o co-fundador do festival, Robert De Niro; os parceiros Jennifer Lawrence e diretor David O. Russell; e Alec Baldwin entrevistando o diretor de O Labirinto do Fauno,  Guillermo del Toro. Para os cineastas profissionais também foram oferecidas master classes em escrita, música, design de som e outros ofícios cinematográficos, incluindo um simpósio com o lendário Irwin Winkler, produtor de filmes como Rocky, Bons Companheiros e Gangues de Nova York.

Este humilde produtor não conseguiu ver nem dez dos mais 100 de filmes apresentados ao longo da semana de Festival. Além disso, como regra pessoal não critico o trabalho de outros cineastas. Portanto em vez de falar sobre as obras apresentadas, vamos nos ater a comentar os painéis que tive o prazer de atender. Para os interessados na competição, no final da matéria, apresento a lista dos ganhadores do Tribeca 2019.

 

Alec Baldwin entrevista Guillermo Del Toro

Del Toro, em uma conversa descontraída com Alec Baldwin, falou sobre sua visão de cinema, o sistema dos estúdios e o que inspirou seu ganhador do Oscar A Forma da Água.

Photo by Theo Wargo/Getty Images for Tribeca Film Festival

O diretor começou oferecendo conselhos para jovens diretores que deixariam a maioria dos estúdios tremendo de raiva. “Como diretor, é seu dever sempre exceder, responsavelmente, o escopo e o orçamento previsto”, disse ele. “Se você tem tempo e dinheiro suficiente, você está fazendo algo errado”. Ainda assim, ele acrescentou que, apesar de adotar uma abordagem ambiciosa em seus filmes, ele geralmente atende ao orçamento. “Eu lembro que no primeiro Hellboy eles disseram: ‘Você tem que cortar sete milhões'”, disse ele a Baldwin. “E eu disse: ‘Ok, vou adicionar uma cena de ação então… a cena da ponte… e ainda acabamos abaixo do orçamento”.

Ao discutir seu amor pelos monstros, Del Toro ofereceu um breve discurso sobre a busca da perfeição e disse que ele é atraído por monstros porque eles “encarnam o outro de uma forma que nada mais faz. Vivemos agora de uma maneira que a mídia nos diz para sermos perfeitos de muitas maneiras”, disse ele. “Você tem que ter cabelos perfeitos, dentes perfeitos. Nunca deixe eles te verem suar. Não! Deixe-me suar. Deixe-me ter dentes tortos. Eu quero ser um bom ser humano. Não há comerciais para isso. Monstros permitem imperfeição”.

Entre os outros tópicos abordados pelos dois: Baldwin perguntou a Del Toro se ele nunca consideraria um remake, ao qual Del Toro respondeu que A Forma da Agua foi originalmente concebido para ser diretamente ligado em a Criatura da Lagoa Negra, e mencionou que tem ideias para Frankenstein e A Noiva de Frankenstein, mas notou que esses filmes provavelmente nunca vão acontecer.

 

Martin Scorcese e Robert De Niro 

Photo by Roy Rochlin/Getty Images for Tribeca Film Festival

O diretor de cinema Martin Scorsese e o ator Robert De Niro tiveram uma das mais duradouras e reconhecidas parcerias criativas em todo o cinema americano. No domingo, como parte da programação do Tribeca Film Festival (que De Niro co-fundou em 2002), os dois se sentaram para uma discussão de 90 minutos sobre os filmes de Scorsese. A dupla discutiu a carreira cinematográfica de Scorsese, incluindo os nove filmes que fez com De Niro. Infelizmente eles evitaram apresentar muitos detalhes do seu próximo filme intitulado The Irishman, previsto para ser lançado no Netflix ainda este ano, que conta com De Niro, Al Pacino e Joe Pesci.

Um tema recorrente, parece, foi que De Niro convenceu Scorsese a tomar várias decisões de que não queria, incluindo filmar a adaptação da história do boxeador Jake LaMotta em Touro Indomável, até convencer na escalação de um jovem talento chamado Leonardo DiCaprio em um projeto. Na ocasião, Scorcese aponta para a segunda linha da plateia, aonde um disfarçado com seu chapéu de beisebol e uma jaqueta preta, Leonardo DiCaprio levanta e acena. De Niro teria encorajado Scorsese a encontrar o jovem ator depois de ficar impressionado enquanto trabalhavam juntos em O Despertar de um homem, de 1993.

A dupla falou ainda de Taxi Driver, Bons Companheiros, Cassino, O Lobo De Wall Street e Silêncio, mas não profundamente, dado o limite de 90 minutos do evento.

 

Jennifer Lawrence e Oscar David O. Russell

O diretor indicado ao Oscar David O. Russell (O Vencedor, O Lado Bom da Vida, Trapaça e Joy) juntou-se ao palco com a atriz e colaboradora frequente Jennifer Lawrence, para recapitular seu relacionamento criativo que levou Lawrence para três vitórias no Globo de Ouro e três de suas quatro indicações ao Oscar.

A dupla começou discutindo a forma de criação de Russell e seu caminho para o cinema – assistir seu pai vender livros, o fez querer ser escritor. Mas “escrever romances acabou sendo muito difícil”. Sua primeira impressão de Lawrence quando ele a viu pela primeira vez quando ela tinha apenas 20 anos em um evento, ficou encantado “Ela me lembrou a Audrey Hepburn”. Foram se falar depois de anos, via Skype, enquanto ela fez o teste para seu papel em O Lado Bom da Vida. “Ela tinha uma energia que não víamos nos filmes por um tempo”, disse o diretor. “Ela apareceu e era um talento bruto, ela era completamente destemida.” Lawrence graciosamente retornou o elogio. “Você me moldou. Tudo o que eu aprendi com você e eu levo para toda a minha carreira. Você era um gênio e eu era jovem e inexperiente”.

Lawrence compartilhou que ela conheceu Cooper em ensaios de dança, antes de começar a filmar O Lado Bom da Vida. “É uma maneira de conhecer alguém!”, disse. “Eu sou uma dançarina tão ruim”. Ainda assim, ele fez questão de afirmar que ainda se lembrava da coreografia. “Eu e Bradley fizemos Serena logo depois de O Lado Bom, e estávamos entediados no set um dia e conseguimos fazer. Quero dizer, sozinhos; ninguém viu”.

Russell terminou a conversa afirmando que é um presente conhecer Lawrence e mencionou que ele está escrevendo algo para ela agora.

VENCEDORES TRIBECA FILM FESTIVAL 2019

COMPETIÇÃO NARRATIVA EUA:

Melhor Filme – Burning Cane
Melhor Atriz – Haley Bennett por Swallow
Melhor Ator – Wendell Pierce por Burning Cane
Melhor Fotografia – Phillip Youmans por Burning Cane
Melhor Roteiro – Bridget Savage Cole e Danielle Krudy por Blow the Man Down
Melhor Novo Diretor – The Gasoline Thieves (Mexico, Spain, UK, USA) dirigido por Edgar Nito

COMPETIÇÃO NARRATIVA INTERNACIONAL:

Melhor Filme – House of Hummingbird (Coreia do Sul, EUA)
Melhor Atriz – Ji-hu Park por House of Hummingbird (Coreia do Sul, EUA)
Melhor Ator – Ali Atay por Noah Land
Melhor Fotografia – Kang Gook-hyun por House of Hummingbird
Melhor Roteiro – Noah Land escrito por Cenk Ertürk (Alemanha, Turquia, EUA)

DOCUMENTÁRIOS:

Melhor Documentário – Scheme Birds (Escócia, Suiça)
Melhor Fotografia –Yang Sun e Shuang Liang por Our Time Machine (China)
Melhor Edição – Jennifer Tiexiera por 17 Blocks (USA)
Melhor Novo Diretor – Scheme Birds (Escócia, Suiça) dirgido por Ellen Fiske e Ellinor Hallin

PRÊMIO NORA EPHRON:

Prêmio Nora Ephron – Rania Attieh por Initials S.G. (Iniciales S.G.)(Argentina, Lebanon, USA) dirigido por Rania Attieh, Daniel Garcia
 

CURTA METRAGEM:

Melhor Curta Narrativo – Maja (Denmark) dirigido por Marijana Jankovic
Melhor Curta Animado – My Mother’s Eyes (UK) dirigido por Jenny Wright
Melhor Curta Documentário – Learning To Skateboard In a Warzone (If You’re A Girl) (UK) dirigido por Carol Dysinger
Prêmio Estudante Visionário – Jebel Banat (Egypt) dirigido e escrito por Sharine Atif

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.