Nesta sexta, dia 19 de abril, o XII festival internacional Visões Urbanas, que desde o início do mês vem espalhando dança em espaços abertos pela cidade, se despede de São Paulo com o Urbaninhas, uma programação voltada para o público infantil. Em um cenário não menos especial – os belos jardins da Casa das Rosas -, a partir das 11h, se apresentam o Grupo Caixa de Imagens, com a delicada boneca Gilda, em Travessia, seguido da criação de Lara Dau Vieira, O Corpo no Desenho, e por último, Sr. Calvino, da Cia Artesãos do Corpo, que concebe e produz o Festival anualmente.

Na delicadeza de melodias executadas ao vivo por Carlos Gaúcho, a pequena boneca Gilda, de aproximadamente 10 cm, tem como cenário o vestido de quem a manipula – a atriz  Mônica Simões -, e quer dar uma flor para quem interagem com ela. Assim, ganha vida e instaura um corte no espaço e no tempo. Tendo como ponto de partida a poesia que nasce da saudade de tudo o que o homem é, Travessia trabalha na atmosfera da intimidade, criando elos, quebrando distâncias e colocando lado a lado, como parceiros, artistas e público.

Dançar e desenhar, esta é a proposta de O Corpo no Desenho.  Quatro performers – Lara Dau Vieira, Ligia Marthos, Ricardo Fornara e Tatiana Melitello – estimulam a relação com os transeuntes, convidando-os a pausar o movimento do corpo para serem vistos e desenhados numa malha de papel. Como “nuvem de desenhos’, a malha sobrevoa os ares interagindo com quem encontra pelo caminho. O retratado é convidado a assinar o desenho e a refletir sobre um sonho. O desenho é fotografado, impresso em tempo real e entregue ao co-autor da ação. A malha desenhada se instala no espaço revelando memórias de corpos, escritas, traços e sonhos.

Inspirados no universo poético-urbano do escritor Ítalo Calvino, os intérpretes da Cia Artesãos do Corpo lançam luz aos pequenos detalhes presentes no cotidiano das cidades que, normalmente passam despercebidos, mas traduzem e refletem o mundo contemporâneo e a existência humana. Com humor e leveza, a rua e a paisagem urbanas se transformam num caleidoscópio de situações surreais. Sr. Calvino vai deixando um vestígio colorido no espaço público e lembra que a rua também foi feita para dançar.

No sábado, dia 20, Visões Urbanas, em sua versão Extensão, viaja para a Baixada Santista e ocupa o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente. Às 14h, o Núcleo Fu Bu Myo In, de Toshi Tanaka, apresenta Tabibito Viajante, performance fugaku, inspirada nos haikus de Matsuo Basho, que busca, através do mergulho na ressonância de voz e da palavra, a relação entre corpo e natureza. O programa se completa com a reapresentação de Travessia, com o Grupo Caixa de Imagens (14h30), e Sr. Calvino, da Cia Artesãos do Corpo (15h).

XII Visões Urbanas foi contemplado pelo Proac – Festivais de Artes, da Secretaria de Estado da Cultura.

Toda a programação é gratuita. Confira em www.visoesurbanas.com.br

 

Serviço

19/4 (sexta-feira) – Urbaninhas
XII Visões Urbanas – Festival internacional de dança em paisagens urbanas
Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – Metro Brigadeiro)
11h – “Travessia” (Grupo Caixa de Imagens – SP);
11h30 – “O Corpo no Desenho” (Lara Dau Vieira – SP);
12h – “Sr. Calvino” (Cia Artesãos do Corpo – SP).
Programação completa
Também em  www.visoesurbanas.com.br | https://www.facebook.com/events/239722073582537/

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.