Foto Divulgação 

Por Antonio Saturnino e Mariana Mascarenhas

Abigail Izquierdo Ferreira (1922 – 2019), conhecida como Bibi Ferreira, sai de cena. Não queremos limitar a importância do seu legado aos seus 96 anos de vida e de palco, pois se hoje temos um cenário tão pungente de espetáculos musicais, muito disso devemos a ela. Bibi deixa um grande vazio, mas abriu caminhos para tantos artistas que dão (e darão) continuidade a esse trabalho do qual ela foi precursora.

Conhecida como diva dos musicais brasileiros, ela foi uma artista completa: atuou, cantou, compôs e dirigiu. Filha do ator Procópio Ferreira, um dos grandes nomes do teatro brasileiro, e da bailarina argentina Aída Izquierdo, Bibi estrelou sua primeira peça com 24 dias de vida, substituindo uma boneca que havia desaparecido.

Ainda jovem, criou a própria companhia teatral e reuniu nomes relevantes do ramo, como Cacilda Becker e Maria Della Costa. Participou de várias peças em Portugal e, a partir da década de 60, começou a fazer sucesso em musicais montados no Brasil, como atriz ou diretora. Por quase três décadas, encantou plateias interpretando um dos maiores nomes da música francesa: Edith Piaf; além de também ter homenageado outros ícones, como Frank Sinatra.

Há quem diga que ela é a Piaf brasileira. Nós preferimos não compará-la, ela é a nossa Bibi Ferreira. Hoje nós abrimos este espaço para que artistas influenciados por ela possam deixar registrado o seu carinho e gratidão.

“Bibi Ferreira me inspirou e inspirará em todas os aspectos do meu caminhar profissional. Seu amor pelo ofício, dedicação, sacerdócio, rigor, profissionalismo, respeito e humanidade a fizeram nossa diva maior. Será para sempre lembrada e nunca substituída. Para sempre Bibi!”. Sara Sarres, cantora e atriz e uma das mais expoentes do teatro musical da atualidade.

Bibi Ferreira para mim foi a maior referência que eu tive no teatro musical depois que eu me propus a fazer isso há mais de 20 anos e ontem (13/02/19) foi um dia realmente muito doloroso, por outro lado, ela viveu uma vida tão plena, realizou tantas coisas lindas, importantes, tocantes e transformadoras  que ela parte com uma missão de vida cumprida. O propósito de vida dela realizado e alcançado”. Saulo Vasconcelos, ator, cantor e dublador, uma das maiores referências do teatro musical brasileiro.

“Bibi Ferreira: por um daqueles golpes de sorte na vida, fui dirigido por ela. Berçário, ensino fundamental, universidade e pós graduação de palco é o nome que dou a essa minha experiência com ela. Poucas vezes estive perto de alguém que conhece tanto nosso ofício, poucas vezes vi alguém com tamanha agilidade mental e inteligência cênica. Bibi Ferreira e teatro sempre serão sinônimos. Irônica, criança má, Deus, dama, mulher inteligentíssima e culta, tive o privilégio de assisti-la em shows e na comédia que fez sob direção de Jô Soares, e também sua última apresentação. Posso afirmar que Bibi representa o fim de uma era, uma qualidade de atriz que nunca terá reposição. BRAVO BIBI, quanta honra ter alguém como você representando nossa profissão. OBRIGADO.” Marcelo Médici, ator de teatro, incluindo diversos espetáculos musicais, TV e cinema.

“Eu tenho uma história muito curiosa com a Bibi. Minha mãe, quando estava grávida de mim, assistiu muitas vezes ao ‘Gota D´Água’. Ela tinha, inclusive, o LP da peça com a Bibi que ela deve ter ouvido muito porque, quando eu tinha uns sete anos, eu ganhei uma vitrolinha de presente e adorava fuçar os discos dos meus pais para ouvir. Então, um dia eu me deparei com esse LP aqui (da peça ‘Gota D´Água’), com essa contracapa, contendo uma foto maravilhosa da Bibi, expressiva, quase expressionista, e disse: ‘É esse que vou ouvir’. E, para minha surpresa, eu sabia de cor todas as músicas, sabia os textos, os monólogos da Joana, personagem da Bibi em ‘Gota D’Água’, que estão nesse LP. E eu me lembro que foi a primeira vez que eu pensei assim: ‘Nossa, isso aí é legal de fazer hein?’. Acho que foi a primeira vez que eu pensei em ser ator. Por isso que eu falo que a Bibi foi minha grande influenciadora, e não ter mais a Bibi, fisicamente, dá uma dor, uma solidão, ainda mais nesses tempos difíceis que a gente vive. Eu vi a Bibi muitas vezes no palco e assisti a muitas peças dirigidas por ela, mas eu nunca tive um contato pessoal. Nunca tirei foto, nunca pedi autógrafo, mas a Bibi é de casa, devido a essa intimidade que eu tenho com ela e com seu trabalho.” Fabiano Augusto, ator de teatro, incluindo espetáculos musicais, e TV.

“Sobre Bibi Ferreira há pouco a dizer que já não tenha sido dito mais ou melhor. Simplesmente a maior entre as maiores atrizes da história do Brasil, nada menos. Uma vida longa e próspera, uma carreira extraordinária e bem sucedida. Sua partida nada tem de trágica ou horrenda. Uma saída de cena digna, honrada e serena, aos noventa e seis anos, cercada de cuidados, amor, carinho e reconhecimento. Aplausos de pé para esta grande mulher.” Marcos Breda, ator de teatro, TV e cinema.

Hoje é um dia muito triste para o teatro brasileiro. A história da Bibi Ferreira se confunde com a do próprio teatro nacional. Qualquer um de nós que teve a oportunidade de pisar no palco de um teatro e de trabalhar com isso, teve Bibi Ferreira como referência em sua carreira. Tanto pelo seu comprometimento, sua energia, até pouco tempo atrás trabalhando com afinco e muita vontade, isso engrandeceu o teatro. Ela realmente foi uma atriz que deu uma aula de como se deve portar no teatro. A Bibi é uma prova de amor pelo teatro. Através de seus olhos, muitos atores tiveram oportunidade de brilhar no teatro. Hoje é um dia muito triste para todos nós e para o Brasil“. Alírio Netto, ator e cantor (trabalhou no teatro musical nas peças Jesus Cristo Superstar e We Will Rock You).

Bibi é a personificação de determinação e talento do teatro brasileiro. A diva mór, que foi corajosa pra explorar esse mundo tão distante das nossas origens de uma forma tão profissional e brilhante. Não tem uma pessoa que faça teatro no Brasil hoje e que não deva isso a ela. Que o seu legado inspire muitas gerações por vir! ‘A coisa mais importante que a gente tem que fazer no teatro, e eu acho que eu consegui, vai além do ‘ela canta direitinho, dança direitinho’. O mais importante é CRE DI BI LI DA DE. Com tanto tempo de teatro ter a certeza que entro num palco sabendo o que vou fazer, gostando do que vou fazer, amando todo mundo em torno de mim que colabora comigo e eu acho que isso é que é fazer teatro’, Bibi Ferreira“. Livia Dabarian, atriz de teatro e de espetáculos musicais.

Bibi Ferreira sempre foi inspiração para muitos artistas. Como atriz só tenho a agradecer, porque ela abriu as portas dos teatros para muitas mulheres graças à sua coragem e talento. Ela sempre será um exemplo de honra ao palco e profissionalismo. Bibi Ferreira é sinônimo de amor e devoção à arte“. Gisela de Castro, atriz e produtora.

“Bibi Ferreira respirava arte, sua vida foi vivida no palco da vida. Ela é eterna e será sempre referência para todos que vivem e respiram Arte! Cultura é tudo e Bibi Ferreira sabia e fazia como ninguém”. Denise Prado, atriz e produtora.

A Bibi sempre terá importância singular para a cultura brasileira por sua incomensurável contribuição às artes de representar, cantar, compor e dirigir. Ela era completa, um verdadeiro exemplo de entrega e paixão pelo ofício que abraçara desde criança. Quando a entrevistei para a biografia da Clara (Nunes), da qual fora grande amiga e a quem dirigiu cenicamente duas vezes _ em ‘Brasileiro, profissão esperança’ e no espetáculo ‘Clara mestiça’_, reconheci a dimensão daquela mulher, que viveu e testemunhou tantas histórias incríveis e que tinha a generosidade e o cuidado de narrá-las com tanta precisão e esmero. Bibi era perfeccionista, detalhista, profissional até nas entrevistas que concedia”. Vagner Fernandes , jornalista e escritor.

“Foi-se a imensa Bibi Ferreira. Devo a ela meu primeiro encantamento com o palco assistindo sua performance em Alô Dolly quando era um menino de oito anos. Obrigado por tudo, mas principalmente obrigado por honrar o palco sempre”. Miguel Falabella (reprodução do Instagram).

“Muito obrigado BIBI FERREIRA, pela artista que vc sempre será, por ter nos ensinado tanto e por ter aberto tantos caminhos! Viva Bibi Ferreira!”. Jarbas Homem de Mello (reprodução do instagram).

“A Bibi é certamente uma das artistas mais importantes e completas da história desse país. Ela fez muito por essa profissão, fez muito pelo teatro musical e fez muito por nossa dupla, que praticamente começou graças à generosidade e ao amor que ela nos deu no nosso começo e continuou nos dando durante sua vida inteira, nos prestigiando, indo aos nossos espetáculos. Tivemos muita sorte na vida de ter a grande, a maravilhosa, a genial Bibi Ferreira no começo de nossa história, e ver o gigante que ela era, com tudo o que tinha para nos ensinar, tudo o que ela tinha pra dar, tanto no palco como fora dele. A Bibi era uma mulher de Teatro, de Musical e de uma luz que só as deusas têm. Isso jamais vai se apagar”. Charles Möeller (Reprodução do Instagram).

 

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.