Foto de Alex Perroca

Informações de Gretha Rossini e Rosane Queiroz

Retratos em acrílico sobre tela, emoldurados ao estilo Louis XIV dão o tom barroco às obras de Viviane Fuentes, artista franco-brasileira que vive há 13 anos na França. Depois de realizar quatro exposições no primeiro semestre de 2023, ela volta à cena neste final de ano em três espaços, apresentando obras inéditas: “Autre Moi”, “J’ai la banane” et  “Mona Lisa et les Bananes” .

A multi artista recria a atmosfera para lá de pop da icônica boate Studio 54. Peças desse quebra-cabeça estarão presentes em Paris na exposição,“Autre Moi” (Outro ego), em Saint-Germain-des-Prés, com curadoria de Inhwa Jeon. 

Celebridades como Basquiat, Greta Jones, Madonna, Mick Jagger, habitués da boate nova iorquina da era Disco, são transformadas em “quimeras”, retratadas pela artista em universos nonsenses. Nas telas, a cabeça de Madonna é ornada com falsas mechas de cabelo, serpentes na boca e sua coluna vertebral é como uma abóbada de igreja gótica. Greta Jones à la Maria Antonieta faz a festa no quarto do Dauphin no Palácio de Versalhes, enquanto Mick Jagger flutua borbulhante e cibernético. Monalisa, por sua vez, é bela e negra e encarna a santa padroeira dos escravos.  

A primeira exposição, “J’ai la banane”, é uma colaboração artística no atelier de chocolate do renomado maître pâtissier chocolatier francês Régis Bouet. No início de novembro, os charmosos quadros da coleção “bananas desviadas” embelezarão a loja situada na cidade de Marcoussis. 

“Autre moi”, por sua vez, apresenta cinco criações de Viviane Fuentes, uma delas inédita: “Une Couronne Pour  Basquiat”. A artista renovou e customizou duas molduras, a “coroa”, para o retrato de um dos seus artistas contemporâneos preferidos. Frente e verso, essa obra, segundo a artista, é um objeto de arte que faz uma homenagem ao célebre artista nova-iorquino. 

São obras que fazem parte de “Mona Lisa et les Bananes”, a exposição solo de que, na sequência de “Autre Moi” poderão ser vistas no “Séchoir à Peaux”, no belo vale de Chevreuse, ao lado de Debbie Harry, David Bowie, Mona Lisa Aura e uma penca de bananas! 

A propósito, “Mona Lisa et les Bananas” é uma exposição “matrioska”, ou seja, duas exposições estão integradas à mostra principal, “bananas desviadas” e “quimeras 54 barroco-pop” – os retratos  de celebridades que frequentavam a casa noturna em Manhattan, a preferida de Andy Warhol. 

  • SOBRE VIVIANE FUENTES 

Atriz, escritora, fotógrafa, gestora de projetos culturais, Viviane Fontes assumiu as artes plásticas apenas em 2020.Viviane A multiartista aprimora sua técnica de acrílico (canetas marcadoras) sobre tela e seus retratos estão em constante evolução. Para Viviane Fuentes, todos os meios e ferramentas são importantes e possíveis para contar uma boa história. 

Recentemente sua obra Prince-Le-Coq foi vendida pela galerista Valentina Druart a um colecionador de arte que possui mais de 800 obras de artes, entre elas uma da artista surrealista inglesa Lenora Carrington. 

Em 2023, ela começou seu ano artístico em fevereiro, em Marcoussis, com 4 exposições , que foram “Un Brin de Folie” (Médiathèque Léo Ferré) et “J’ai la banane” (Galerie Ephémère, em Palaiseau); em março, inaugurou “Mona Lisa et les Bananes” no Château de Belleville, em Gif-sur-Yvette e finalizou o primeiro semestre em Paris, com a exposição POP (Espace Ysmaïllof). Agora, a partir de novembro, ela encerra o ano em grande estilo, expondo suas obras nesses três novos espaços. 

DEPOIMENTOS 

“Conheci Veep (Viviane Fuentes), essa mulher incrível em uma noite onde emergia a escritora, fiquei encantada! Logo depois conheci a mãe leoa, acolhedora, fortaleza, amor, e me surpreendi ao ver nascer esta artista plástica tão genuína, de traços inconfundíveis. As recriações dela, das faces que fizeram e fazem história (“Un Brin de Folie”), nos provocam uma estranheza encantadora, curiosa. É impossível não reconhecer a alma da Veep em suas criações. Ela é ela, inteira em tudo que materializa. “

AMANDA ACOSTA (cantora e atriz) 

“Viviane Fuentes alcançou algo que poucos artistas conseguem: uma identidade. Quando você olha o conjunto do seu trabalho de artes plásticas, vê uma assinatura, uma unidade. É como se você enxergasse o DNA da Viviane.”

ADÃO ITURRUSGARAI (cartunista) 

“Viviane Fuentes traz suas referências brasileiras em retratos com muita personalidade, empoderando mulheres históricas que remetem à cultura pop, sempre com esse toque de brasilidade e tropicalidade.”

PAULA VIDAL SAADY (Influenciadora de moda: @parismechama) 

SERVIÇO: 

J’ai la banane – Colaboração artística solo – Atelier de Régis 

5 Pl. de la République, 91460 MARCOUSSIS 

02 a 28 de novembro de 2023 

Vernissage 4 de novembro às 16h 

Autre Moi  Exposição coletiva – Galerie Au Médicis 

5 Rue de Médicis, 75006 PARIS 

9 a 12 de novembro de 2023 

Vernissage 9 de novembro às 18h 

Mona Lisa et Les Bananes Exposição solo – Séchoir à Peux 

Promenade des Petits Ponts, 78460 CHEVREUSE 

30 de novembro a 03 de dezembro de 2023 

Vernissage 2 dezembro às 16h 

TRANSMISSÕES AO VIVO PELO INSTAGRAM @veepthearts 

Serão quatro transmissões ao vivo através de sua página IG: @veepthearts .  

PROGRAMA 

Galeria parisiense, curtume francês do século XVII, ateliê de chocolate, são várias as locações. Confira o programa e anote data e hora de cada transmissão ao vivo: 

  • CHOCOLATE, BANANA E CAFÉ – Marcoussis 

Atelier Chocolatier de Régis 

Vernissage de  “J’ai la banana et le cacao aussi!” 

Sábado 04/11/23 às 12h (horário de Brasilia), 17h na França 

Num atelier de chocolate intimista, perfumado de cacau torrado, descubra 10 obras da artista que o embelezarão por 20 dias e fazem parte da série “bananas desviadas». 

  • QUADROS E MÃOS À OBRA – Paris, Saint-Germain-des-Prés 

Montagem de “Autre moi », exposição coletiva 

Quarta-feira 08/11/23 às 9h (horário de Brasilia), 14h na França 

Viviane percorre as elegantes ruas do 6ème arrondissement (sexto distrito) de Paris rumo à montagem de “Autre Moi” que terá 5 obras suas, da série “quimeras pop-barrocas”. 

  • UM VERNISSAGE PARISIENSE EM SAINT-GERMAIN-DES-PRÉS – Paris

    Galerie au Médicis

    Vernissage de “Autre moi », exposição coletiva

    Quinta-feira 09/11/23 às 14h (horário de Brasília), 19h na França 

     

Visita da exposição «Autre Moi», na hora do bochicho do vernissage, na presença do público e de mais 7 artistas, o internauta participará da “soirée» e verá o resultado da montagem.  

  • VISITA GUIADA DE « MONA LISA ET LES BANANES » – Chevreuse 

Sala de exposição “Séchoir à Peux ” 

Exposição solo de Viviane Fuentes “Mona Lisa et les Bananes» 

Quinta-feira 30/11/23 às 12h (horário de Brasília), 17h na França 

Na região parisiense, num antigo curtume do século XVII, visita guiada para descobrir a bela e completa exposição de artes plásticas de Viviane Fuentes “Mona Lisa et les Bananes»

Leave a Reply

Your email address will not be published.