Fonte: Via Cultural

Estão abertas as inscrições para o curso MEMÓRIAS CONSTRUÍDAS INTERGERAÇÕES, do Instituto Via Cultural, OSCIP que fomenta a cultura e educação para todos, com fomento da Secretaria Municipal de Cultura e parceria com a USE SP. Nesta edição do curso teremos duas turmas: Construtores de conhecimento – adolescentes e jovens de 14 a 21 anos e Construtores de vida nova – jovens, adultos e sêniores a partir dos 21 anos.

A Via Cultural vem realizando cursos e oficinas multiculturais há 18 anos para jovens e público geral e desta vez inova ao formatar o Memórias agregando pessoas interessadas de todas as idades.

Será realizado na zona norte, na Rua Dr. Gabriel Piza, nº 433, Santana – SP, no USE SP – instituição parceira que cederá as instalações, onde será atendido o público da região e das redes – divulgando também nas redes do Cultura Viva, para formação cultural dos participantes.

MEMÓRIAS CONSTRUÍDAS INTERGERAÇÕES é um Curso de Formação Sociocultural, técnico e prático – gratuito – que promove a formação e acompanhamento de público em busca de oportunidade de formação, com oficinas através metodologia integrativa e dinâmicas em oficinas de técnicas.

Segundo a diretora da Via Cultural, Anna Lucia Marcondes, o curso propõe ações de educação pela cultura, com percepções e vivências, pesquisa, reflexões sobre a cidade, sobre o patrimônio cultural e a sua preservação.

Neste processo serão ativados três núcleos de formação: Núcleo de História e Memória, Núcleo de Restauro e Conservação Patrimonial e Núcleo de Percepções e Registros, através das oficinas de História da Arte e da Arquitetura na cidade, Desenho Técnico, Restauração, Conservação, Pinturas Especiais e Fotografia.

A Metodologia OFICINALMENTE, criada e aplicada pelo Instituto, busca além da formação técnica e desenvolvimento da percepção criativa, promover vivências culturais compartilhadas.

A iniciativa atua como ferramenta de transformação social, defesa da inserção e da diversidade, direito à cidadania e conhecimento de sua história, acolhimento e educação não formal voltada à melhoria da atuação coletiva.

Sobre a Via Cultural:

Fundado em 2005, o Instituto Via Cultural é uma OSCIP regulamentada e certificada pelo Ministério de Justiça desde 2008, Instituição Cultural reconhecida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 2010, Ponto de Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo desde 2014 e Ponto de Cultura certificado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério de Cidadania por meio da Secretaria de Diversidade Cultural a partir dos critérios da Lei Cultura Viva.

O Instituto não tem fins lucrativos e atua como ferramenta para a construção de uma sociedade cultural cidadã e autossuficiente, mantenedora dos seus bens e patrimônios, conhecedora de sua história, formação e importância, assim como propicia capacitação das comunidades locais para introdução ao mercado de trabalho e geração de recursos para sua subsistência. Tem o olhar voltado para a atuação artística e cultural como base de uma nova educação. Cria e coordena projetos ligados às artes, patrimônio histórico material e imaterial, artes visuais, audiovisuais, documentários, mostras, concursos e publicações especializadas ligadas aos projetos. www.viacultural.org.br

Sobre a USE SP:

Durante o 1º Congresso Estadual Espírita, entre os dias 1 e 5 de junho de 1947, com a presença de 550 centros espíritas, representantes das entidades espíritas paulistas e de lideranças espíritas de todo país, que demandavam uma organização representativa e coordenadora do movimento espírita no Estado de

São Paulo, criaram a USE há 76 anos. Desde 1949, a USE é a entidade federativa, coordenadora e representativa do movimento espírita estadual no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira.

Tendo por finalidade dinamizar as ações em todo o estado, a Diretoria Executiva da USE, mantém vários departamentos e assessorias especializados que planejam, executam e coordenam as atividades nas áreas de artes, assistência e promoção social, comunicação, infância, mocidade, orientação e atendimento espiritual da casa espírita, mediunidade, estudos sistematizados, livro, tecnologia da informação, ciência e pesquisa espírita, jurídico, financeiro-administrativo e unificação. https://usesp.org.br/

SERVIÇOS:

GRATUITO

INSCRIÇÕES ABERTAS:

Quando: início das turmas em 01 de agosto de 2023

Local: Sede do USE SP

Rua Dr. Gabriel Piza, nº 433, Santana – SP (300m do metrô Santana)

Horário: Manhã das 10H00 às 12H00 e tarde das 13H00 às 15H00

No formato presencial e com carga horária de 6 horas/semana, turmas nos períodos manhã e tarde, 3 x na semana.

Inscrições: site do Instituto Via Cultural https://www.viaculturalblog.org.br/inscricoes-1

Conheça nossas Redes sociais: www.instagram.com/institutoviacultural

www.facebook.com/institutoviacultural

Inscreva-se no nosso canal do Youtube e conheça mais www.youtube.com/viacultural

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.