O universo da criação poética é o tema do novo espetáculo da Studio3 Cia de Dança, PESSOA(S), que será apresentado no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, dias 15 e 16 de abril, sábado, às 20h30, domingo, às 17h.

A obra é uma celebração ao grande poeta português Fernando Pessoa, que neste espetáculo – sem pretensões biográficas – é o guia de uma jornada onde bailarinos / heterônimos traduzem a vastidão do processo criativo criando com seus corpos a infinita paleta das emoções humanas, quando o corpo se faz poesia.

PESSOA(S) parte do princípio do  heterônimo onde meu “eu” se desdobra em vários eus para construir cenas onde a palavra , o poema está no gesto, na coreografia, onde o mesmo corpo se veste e se desnuda de várias personalidades. “Criei em mim várias personalidades. Crio personalidades constantemente. Cada sonho meu, é imediatamente, logo ao aparecer sonhado, encarnado numa outra pessoa, que passa a sonhá-lo e eu não. Sou a cena viva onde passam vários atores representando suas peças”.


O espaço cênico do espetáculo é composto por milhares de aparas de papel, fragmentos poéticos, e diversos baús que guardam e revelam sensações e histórias humanas. Essa dramatização do espaço e a trilha sonora criam a moldura desse espetáculo de uma companhia de dança única, onde várias gerações, corpos e técnicas se unem para intensificar as possibilidades de poetização da vida.

PESSOA(S) repete a parceria criativa entre o coreógrafo Anselmo Zolla e o encenador William Pereira, mesma dupla de criadores de DEPOIS, espetáculo anterior da Studio3 Cia de Dança , que foi eleito o melhor espetáculo de dança de 2019 pelo Guia da Folha. Renata Pati assina a cenografia, Felipe Venancio a trilha Sonora e os premiados Fabio Namatame e Caetano Vilela assinam respectivamente figurinos e iluminação. PESSOA(S) estreou no grande auditório do MASP em abril de 2022.

Sobre a Studio3 Cia. de Dança
A Studio3 Cia. de Dança é uma companhia brasileira de dança que tem representado o País no mundo todo em eventos significativos no cenário da dança, em cidades como Milão, na Itália, Paris, Lyon e Biarritz, na França, Regensburg, na Alemanha, Lisboa e Porto, em Portugal, e também nos palcos do Brasil. A criação da Studio3 Cia. de Dança representa a consolidação de um trabalho artístico cuidadosamente preparado pelo seu coreógrafo e diretor artístico Anselmo Zolla, sob a direção geral de Evelyn Baruque. Criada em 2005, a companhia hoje conta com 13 intérpretes em seu elenco, provenientes de diversas formações e origens profissionais.

Sobre Anselmo Zolla
Anselmo Zolla atuou como bailarino nos teatros alemães de Kaiserslautern e Wiesbaden. No exterior, onde permaneceu por oito anos, ele criou obras para as companhias Azet Dance Company, Teatro de Heidelberg, Teatro de Mannheim e Teatro de Kaiserslautern. No Brasil, trabalhou ao lado de Deborah Colker e também no Balé da Cidade de São Paulo e na Quasar Cia. de Dança. Atualmente é diretor artístico da Studio3 Cia. de Dança.
 
Ficha Técnica
PESSOA(S), com a Studio3 Cia. de Dança 
Concepção: Anselmo Zolla e Wlliam Pereira
Direção coreográfica: Anselmo Zolla
Direção teatral: William Pereira
Direção musical: Felipe Venancio
Figurinos: Fabio Namatame
Cenógrafa : Renata Pati 
Coreografias: Anselmo Zolla e elenco de intérpretes criadores
Desenho de Luz: Caetano Vilela
Ensaiadora: Liris do Lago
Relações Públicas/ Convidados: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho
Assessoria de imprensa: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho
Espetáculo produzido com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Serviço
PESSOA(S) – Studio 3 Cia de Dança
Local: Teatro Sérgio Cardoso 
Data: Dias 15 e 16 de abril, sábado, às 20h30, domingo, às 17h
Ingressos: Entrada gratuita. Ingressos pela Sympla (Retirada limitada a dois ingressos por CPF)
Duração: 60 minutos 
Capacidade: 819 lugares + 8 espaços de cadeirantes
Classificação: Livre

Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa.

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança.

Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.