Tendo a interação entre as culturas de matrizes africanas como proposta, o Festival Dialéticas Afro-Musicais promove o intercâmbio da arte com protagonismo afro, através da perspectiva de um diálogo efervescente entre o mundo acadêmico, a riqueza das tradições afro-brasileiras e a música popular. Nessa edição, o festival traz ao CCSP uma programação intensa e inclusiva, entre os meses de maio a agosto, sempre no primeiro sábado do mês. 

Ser um manifesto lúdico festivo atento aos elementos e influências da cultura africana é o objetivo desse projeto. Reunindo grandes nomes do cenário musical e pensadores negros para debater a historicidade afrobrasileira.  Ao longo de quatro encontros, o público é convidado a participar de rodas de conversa e assistir a pockets shows exclusivos. Nove atrações se dividem em dois shows por dia: Fabiana Cozza, Samba de Roda Nega Duda, Tupinambá, Gê de Lima, Banto Samba Club, Lobato Acarahyba, Jongo Dito Ribeiro, Deolindo, François Muleka e Filó Machado.

Iniciando os trabalhos, no próximo dia 07 de maio, sábado, o professor de comunicação e pesquisador na área de cultura popular e movimentos sociais Dr. Dennis Oliveira e a cantora e doutoranda Fabiana Cozza abordam o tema: “O feminino e o sagrado na cultura afro-brasileira”.  A roda de conversa será mediada pelo sociólogo e pesquisador Tadeu Kaçula. Na ocasião, o público confere as apresentações de Fabiana Cozza, Gê de Lima e Tupinambá.

A iniciativa é da Casa do Batuque Produções Artísticas e a curadoria e idealização, de Cida Gonçalves e Tadeu Kaçula. O projeto Festival Dialéticas Afro-Musicais ficou em primeiro lugar pela 5ª Edição do Edital de Apoio a Música para a cidade de São Paulo, realizado pela Secretaria Municipal de cultura, que visa trabalhar as multiplicidades da capital, fortalecer e difundir a produção artística. Além de dar visibilidade para as histórias apagadas, silenciadas e ocultadas do grande público.

Serviço:

Local: Centro Cultural São Paulo – CCSP / Sala Adoniran Barbosa

Endereço: Rua Vergueiro, 1000

Capacidade: 622 lugares

Dias: 7 de maio, 4 de junho, 2 de julho e 6 de agosto

Horário: 19h

Entrada: gratuita – Retirada dos ingressos 01 hora antes na bilheteria

Perfil do evento no Instagram: @dialeticasafromusicais

Programação:

07/05/2021

Gira de conversa: O feminino e o sagrado na cultura afro-brasileira. 

Palestrantes: Dr. Dennis Oliveira e Doutoranda Fabiana Cozza Mediação – Tadeu Augusto Matheus (Tadeu Kaçula) 

Apresentações: Fabiana Cozza, Gê de Lima e Tupinambá

04/06/2022

Gira de conversa: Heranças Afro-banto na formação da identidade brasileira 

Palestrantes convidados: Kelly Adriano e Salloma Salomão

Mediação – Tadeu Augusto Matheus (Tadeu Kaçula)

Apresentações: Banto Samba Club e Lobato Acarahyb

02/07/2022

Gira de conversa: As rodas sagradas do universo negro brasileiro 

Palestrantes convidados: Dr. Juarez Xavier e a  socióloga Ednéia Gonçalves 

Mediação – Tadeu Augusto Matheus (Tadeu Kaçula)

Apresentações: Samba de Roda Nega Duda, Jongo Dito Ribeiro e Deolindo

06/08/2022

Gira de conversa: Diáspora africana e a civilização do povo brasileiro 

Palestrantes convidados: Dr. Fabiano Maranhão e Doutoranda Cláudia Alexandre 

Mediação – Tadeu Augusto Matheus (Tadeu Kaçula)

About The Author

Flávia Ferreira

Pós-graduada na USP em relações étnico-raciais, Flávia também é jornalista e dedica suas horas livres para uma boa leitura ou um show contagiante. Ama séries e filmes cheios de diálogos longos. Aqui no Matraca escreve sobre arte, fotografia, indicação de livros, séries e filmes e espetáculos. Embarque nos textos e curte lá no insta @matracacultural @itsflaviaferreira

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.