Evento global acontece nos dias 23 e 25, com a participação de artistas pretos brasileiros e internacionais

No ano em que o Afropunk completa 15 anos de existência, a pandemia exigiu mudanças estruturais e, pela primeira vez, o evento terá abrangência global, com artistas pretos de diversas partes do mundo. O ‘Planet Afropunk: o negro é o passado, o presente e o futuro’, será realizado nos dias 23 e 25 de outubro, em ambiente online. As apresentações serão online e totalmente gratuita. Quem quiser assistir aos shows precisa se cadastrar no site oficial www.planetafropunk.com

A cantora e compositora  Larissa Luz é a responsável pela curadoria dos artistas baianos que vão se apresentar no evento, enquanto a direção fica a cargo de Bruno Zambelli, diretor criativo do grupo musical ÀTTØØXXÁ. Para Bruno será incrível conectar o estado com as maiores raízes africanas do país no Planet AFROPUNK. “A Bahia é onde tem mais gente preta fora da África e usamos dessa tecnologia através da música, da cultura, da arte para unir. Criamos tendência há bastante tempo e o Planet AFROPUNK será uma forma excelente de nos conectarmos globalmente e mostramos isso para o mundo.”, concluí o diretor. 

Larissa ressalta a importância de ver artistas pretos como protagonistas. “Eu tenho muito orgulho dos artistas da Bahia e do que se vem produzindo no estado! Admiração total por muitos artistas… Não só da música, mas do audiovisual, artes plásticas, dança… Estou feliz de ver um novo cenário se formando onde, enfim, pretos protagonizam. Eu gosto quando a gente se junta! As provocações para que aconteçam as trocas são pra a gente imprimir a constatação que  estamos em acensão e somos potentes enquanto unidade”.

Os shows acontecem simultaneamente em Los Angeles (EUA), Bahia (Brasil), algumas gravações da Bahia aconteceram no Centro de Convenções Salvador,  Londres (Inglaterra) e África do Sul, todos serão transmitidos globalmente em apresentações ao vivo e gravadas.  Entre os destaques confirmados do Festival estão: os brasileiros Afrocidade, Attoxxa, Larissa Luz, participação especial de Carlinhos Brown, além de grandes artistas africanos como Gqom Busiswa e Moonchild Sanelly, da África do Sul e Smino. A organização britânica Jazz, liderada por negros, apresentará Balimaya, Tawiah e Theon Cross, representando a revolução do jazz no Reino Unido.

O AFROPUNK BAHIA será comandado pela  hostess Loo Nascimento (@neyzona), que além de apresentar seus talentos musicais da Bahia, ela vai passar informações das das belezas naturais que serão exibidas no começo de cada apresentação. O festival, que conta com o patrocínio do Bradesco, apoio do Centro de Convenções Salvador e Redbull,  vai levar  para o mundo a força dos  artistas da moda baiana, a marca Dendezeiro assinou o figurino do Attooxxa, Hiran, Larissa Luz , Afrocidadade e Mahal Pita.. 

Para Nichelle Sanderes, consultora estratégica do AFROPUNK, é fundamental a realização do Planet Afropunk neste momento. “Com os assassinatos de George Floyd, Ahmaud Arbery, Breonna Taylor e tantos outros, vimos a dor e o trauma do passado serem ressuscitados e, tudo isso, enquanto sofríamos com uma pandemia global. Porém, como negros, nossa unidade e criatividade são a maior arma contra a opressão e a adversidade. Por isso, convocar uma reunião familiar global neste momento é, portanto, essencial. Agora, mais do que nunca, precisamos da resiliência e criatividade de nossa comunidade para manter nossa cultura viva e próspera”, finaliza Sanderes. 

Solution Sessions:

Dentro da programação, a ‘Solution Sessons’ será a plataforma que abrigará os debates envolvendo artistas, ativistas sociais, especialistas e empreendedores. Eles falarão sobre possíveis soluções para enfrentar problemas vivenciados pela população preta no mundo. Representando a comunidade internacional estarão palestrantes como a comediante e atriz Amanda Sealesa e a ativista americana e uma das fundadoras da Marcha das Mulheres, Tamika Mallory. A plataforma abrigará ainda a Solution Sessions Brasil, que contará com a mediação e curadoria de Monique Evelle, do Desabafo Social.

O tema do primeiro encontro virtual será Black Future: construindo um novo futuro através do empreendedorismo e contará com Morena Mariah, fundadora do Afrofuturo. Além dela, Magá Moura, que acaba de lançar sua marca Magá Moura Modas, se junta ao time para fortalecer o empreendedorismo negro. No segundo painel, Evelle receberá profissionais especialistas em turismo afro, entre eles Guilherme Dias, do Guia Negro e Black Bird, Sauanne Bispo, do Go Diaspora, e Cíntia Ramos do Diáspora Black. O terceiro painel terá como foco oBlack Money: a importância do fortalecimento da comunidade negra entre si, com a participação de Isaac Silva, Juliana Vicente e Lili Almeida. Para finalizar a programação do Solution Sessions Brasil’, o quarto painel contará com a participação dos creators Luciellen Assis (@luciellenassis), Bielo Pereira (@hellopereira) e Sulivã Bispo (@sulivabispo).

Serviço da presença brasileira no Planeta Afropunk:

Sexta  23/10

19h: AFROCIDADE FEAT MAJUR AND MAHAL PITA

20h:  AFROBAPHO/YAN CLOUD/NÊSSA

SÁBADO 24/10

19h:  ATTOOXXA FEAT HIRAN

20h:  LARISSA LUZ + CARLINHOS BROWN

21h: TRAPFUNK & ALIVIO/VÍRUS/DUO BAVI

Programação sujeita a alterações.

SOLUTION SESSIONS BRASIL:

DOMINGO, 25/10

1. BLACK FUTURE: 15h30

2. BLACK TRAVEL: 16h30

3. BLACK MONEY: 17h30

4.BLACK INFLUENCE: 18h30

Local: Palco Global (Global Stage) no www.planetafropunk.com

LINE UP MUSICAL:

Afrocidade
Arka’n Asrafokor
ÀTTØØXXÁ
Balimaya
Bongeziwe Mabandla
Carlinhos Brown 
Duckwrth
Elaine
Jonah Mutono
KIRBY
Larissa Luz
Lous and the Yakuza
Masego
Mereba
Meshell N’Dege Ocello
Moonchild Sanelly
Moses Sumney
Muzi
Rebelmatic
Sampa the Great & Petite Noir
Serpentwithfeet
Smino
Songhoy Blues
Tawiah
Theon Cross
Tiana Major9
Tiwa Savage
Tobe Nwigwe

Speakers INTERNACIONAIS :

Amanda Seales
Ashlee Marie Preston
Blerdcon
Bridget Todd
Dawn Richard
Dulcé Sloan
Ivie Anie
Maimouna Youssef AKA Mumu Fresh
Tamika Mallory

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.