Em celebração ao Dia da Mulher Negra, comemorado no dia 25 de julho, a Companhia Ágata de Artes apresenta o trabalho “Mulheres Negras Compõem”, uma coletânea de composições de pretas, interpretadas pelo elenco da cia. e produzida dentro das normas de distanciamento social.

A data é uma homenagem a Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no atual estado do Mato Grosso durante o século XVIII. Nesse especial serão homenageadas Dolores Duran, Dona Ivone Lara, Ellen Oléria, Elza Soares, Leci Brandão, Luana Bayô, Luedji Luna, Mc Sofia, Tássia Reis, Teresa Cristina, além das poetisas Carolina de Jesus e Elisa Lucinda.

O projeto foi idealizado antes da onda de combate ao racismo, desencadeada pela morte de George Floyd, nos Estados Unidos, em maio deste ano. O elenco  é composto por Beth Santos, Caio Pimenta, Cici Antunes, Delta de Negreiros, Edivaldo Gomes, Gigi Santos, Helena Gomes, Henrique Possetti, Efigênia Armendani, José Luiz Gaeta, Ju Camata, Márcia Marques e Roberta Lisa. A edição é de Fernando Lucânia.

O especial está disponível no YouTube e o acesso é gratuito.

About The Author

Matraca Cultural

Cultura é entretenimento, é reflexão. Ela está presente em todas as nações, nas grandes revoluções, nas periferias e nos momentos de repressão. Ela está na rima do rap, no drama teatral, no movimento da dança, nas vidas da tela do cinema, nos contos fantasiosos de livros e em diversas manifestações humanas. Matraca Cutural é boca aberta para a música, dança, teatro, exposições, cinema e mostras e usa a cultura como vetor de transformação, de respeito às diferenças e importantes reflexões.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.