O projeto será a maior exposição ao ar livre de São Paulo. A pintura das obras pode ser acompanhada ao vivo no Shopping Market Place Iguatemi

 

De acordo com o IBAMA, atualmente as onças-pintadas são consideradas espécies vulneráveis e já se enquadram na categoria “quase ameaçada” de extinção. Para conscientizar a população deste risco, a Jaguar Parade, uma exposição de esculturas de onças, ocupa a cidade de  São Paulo. A mostra utiliza recursos da Lei Rouanet de incentivo à cultura e tem apoio da ISA CTEEP, entre outras empresas

A mostra está dividida em três fases. Até 22 de setembro, as peças serão pintadas no Shopping Market Place Iguatemi e o processo pode ser acompanhado ao vivo pelo público; de 27/09 a 24/10, as obras ficarão expostas nos shoppings da Rede Iguatemi; e de 25/10 a 23/11 serão instaladas nas ruas. Será a maior exposição a céu aberto de São Paulo.

“Essas ações são de extrema importância. No Onçafari acreditamos fortemente que só preservamos o que conhecemos e que pessoas das cidades também precisam ser engajadas. Afinal, não só quem mora no campo tem o potencial de ajudar a preservar as onças-pintadas. Expor essas esculturas por São Paulo vai ser fantástico, como forma de conscientização, engajar público e patrocinadores, além de gerar recursos para ONGs que trabalham em prol das onças”, comenta Mário Haberfeld, fundador da Onçafari.

Atualmente as onças estão presentes em cerca de 50% do território que ocupavam originalmente. Nos Estados Unidos e Uruguai, por exemplo, elas já estão extintas. Na Argentina a situação é gravíssima. No Brasil, em biomas como a Caatinga e a Mata Atlântica, elas estão criticamente ameaçadas. As principais causas de diminuição populacional da espécie varia, porém as principais são a perda de habitat e de presas para se alimentar.

Em fevereiro, o deputado Alexandre Leite (DEM-SP), vice-líder do Democratas na Câmara dos Deputados, pediu o desarquivamento do projeto do deputado que libera a caça profissional de animais silvestres, o que é visto com muita preocupação. “Isso é um absurdo. Se o país não consegue evitar a caça, mesmo ela sendo 100% ilegal, imagina quando liberarem. A maioria dos que querem essa nova lei, caçam, ou são apoiados por, caçadores que o fazem apenas por ‘esporte’. Como pode-se considerar isso um esporte? Algo extremamente covarde e que só um pode ganhar”, afirma Haberfeld.

Nos dias atuais têm se notado também o  aparecimento de onças em áreas urbanas. Este fenômeno se dá por conta do desmatamento e pelo avanço populacional e, devido à pouca abundância de presas, que são alvos de caça ilegal. Devido a  escassez, as onças buscam se alimentar de animais domésticos e por isso são perseguidas. Elas não representam para as pessoas, pois, em condições normais, não é do extinto delas perseguir seres humanos. Nós somos vistos como predadores, e não presas. As onças não tem o instinto de se arriscar para caçar algo que não conhece, que não sabe a força que tem e que nunca esteve em seu “cardápio”.

O desmatamento e as propostas de exploração de áreas preservadas também são grandes preocupações de especialistas. “A perda de habitat é o maior risco para a preservação da vida das onças. Elas, assim como qualquer outro animal, não conseguem se adaptar rapidamente a novas condições. Demoraram milhões de anos para evoluir e terem suas características atuais. Se em algumas décadas acabarmos com as florestas, elas não conseguirão se adaptar e serão extintas. Se essa proposta visa o lucro, deve se considerar outras formas, que conciliam com a preservação, como o pagamento por créditos de carbono, por exemplo. Nesse caso todos teriam a ganhar”, finaliza o especialista da Onçafari.

Ao final da exposição nas ruas, as peças serão leiloadas e a arrecadação será doada para ONGs que trabalham em prol das onças.

 

Serviço:

Jaguar Parade
Até 22 de setembro: Pintura das peças no Shopping Market Place Iguatemi
De 27/09 a 24/10: exposição nos shoppings da Rede Iguatemi
De 25/10 a 23/11: Instalação pelas ruas de São Paulo
Informações: https://jaguarparade.com

About The Author

Antonio Saturnino

Jornalista, atleta frustrado, cantor de karaokê e pai de pets. Ama música e escrever sobre o tema durante anos lhe permitiu conhecer novos cantores e estilos musicais, então vocês verão muita coisa diferente e nova por aqui. Dança no meio da rua, adora cozinhar e estar em conexão com a natureza.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.