Crédito da foto: Ira Barillo

No dia 23 de maio, a partir das 19h, o SESC Tijuca proporionára uma experiência musical única, que abraça a essência da diversidade. Trata-se da abertura de Corpos Visíveis Grandes Encontros: uma turnê de shows que visa debater gênero, diversidade e arte por meio de um encontro entre cantoras e musicistas negras, lésbicas, trans e nordestinas.

Entre as artistas que se apresentarão, destaca-se a cantora, dançarina e compositora Caetana. Mulher trans, negra, periférica, ela atua no universo da arte, cultura e educação desde 2007, período em que iniciou sua formação em dança, teatro e música, atuando profissionalmente desde 2011. No palco do SESC Tijuca, a cantora vem apresentar ritmos dançantes e sonoridades do Norte e Nordeste do Brasil. Sua performance é uma celebração da pluralidade e da representatividade, levando ao público uma energia contagiante.

Natural de Recife e radicada em São Paulo, Caetana tem suas raízes nos variados gêneros musicais e danças típicas do Nordeste, como Coco de Roda, Maracatu, Frevo, Brega Funk, e uma infinidade de outros ritmos cativantes.

Em 2018, a artista lançou seu primeiro clipe e single, chamado Rendida, que lhe rendeu vários elogios e marcou sua primeira produção fora do universo cultural popular fortemente praticado no Recife. Em 2020, ela lançou seu primeiro disco solo chamado Afronordestina, com participação de Deize Tigrona. Além disso, já realizou mais de 50 shows, entre eles, seis festivais em Recife.

Além de Caetana, o grupo de musicistas negras Dembaiá e a cantora lésbica Luana Flores também se apresentarão na turnê, trazendo, respectivamente, sonoridades afrodiaspóricas e instrumentos africanos e a música nordestina e contemporânea, com a força da representatividade. “Os ensaios foram super potentes. Luana Flores, Suiá e Dembaiá estão acima da média. Nós reunimos uma série de atos em 60 minutos de show, em três dias, para celebrar tudo o que cada uma naturalmente faz com facilidade”, relata Caetana.

Para a cantora e compositora, tocar tambor não é uma tarefa para qualquer pessoa, mas todas que se apresentarão já possuem essa experiência justamente pela vivência com o instrumento. “Imagine um bombo de Coco tocado, repicado por uma pessoa do lugar daquele instrumento? Soa bonito, traz para perto da gente toda uma beleza sonora que não se vê em qualquer lugar, O festival Corpos Visíveis tem uma sacada muito boa, que é trazer para a cena corpos potentes, mas pouco acessados. Luana Flores é uma das novas revelações da música nordestina e sem sombras de dúvidas é a melhor casadinha do momento”, conclui.

Portanto, os encontros musicais promovidos pelo festival oferecerão um espaço de união e diálogo entre diferentes experiências e perspectivas artísticas, que celebrarão a diversidade em cada nota musical, como um convite para apreciarmos e refletirmos sobre a riqueza cultural e identitária do Brasil.

Corpos Visíveis: Grandes Encontros é uma realização da ColetivA DELAS, um hub de inovação dedicado a promover soluções criativas em prol da diversidade e equidade de gênero. Com a missão de gerar trabalho, renda e educação para mulheres e pessoas LGBTQIA+, a ColetivA DELAS busca fortalecer a cena artística e cultural. O festival foi contemplado pelo edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, reconhecendo sua importância e relevância na cena cultural carioca.

Para mais informações sobre o evento e sua programação completa, acesse:

Instagram

Site

SERVIÇO: Corpos Visíveis: Grandes encontros

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: R$ 5,00 (meia), R$ 10 (inteira), Grátis (pcg, credencial plena e crianças menores de 16 anos)

Dia 23 de maio, 19h – SESC Tijuca

Endereço: R. Barão de Mesquita, 539 – Andaraí, Rio de Janeiro – RJ

Dia 15 de junho, 19h – SESC São João de Meriti

Endereço: Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti – RJ

Dia 27 de outubro, 19h – SESC Madureira

Endereço: R. Ewbank da Câmara, 90 – Madureira, Rio de Janeiro – RJ

Dia 01 de novembro, 19h – SESC Ramos

Endereço: Endereço: R. Teixeira Franco, 38 – Ramos, Rio de Janeiro – RJ

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.