As vibrações sonoras, trabalhadas de maneira intencional e criativa – a chamada música -, são capazes de ativar e mobilizar diversas regiões cerebrais, por meio de diferentes timbres, ritmos e/ou até mesmo as letras de uma música, tanto as áreas mais desenvolvidas como neocórtex, quanto as mais primitivas são estimuladas pelas diferentes colorações do som. 

O ensino da música pode  fazer grande diferença no aprendizado ativo das crianças. Vai muito além da diversão, pois proporciona segurança emocional, maior socialização, conhecimento sobre diferentes culturas e permite que o indivíduo se expresse por meio do corpo. Pesquisas feitas com mais de 100 musicistas profissionais e 50 não musicistas, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, mostram até resultados físicos em nossos cérebros após o estudo da música. É possível ver que há melhorias na memória e processos mentais como um todo e não para por aí.

Alguns dos benefícios que o ensino da música traz são a realização individual, raciocínio lógico, coordenação motora e concentração. O melhor de tudo é que esses resultados podem ser vistos até mesmo em idades avançadas. Mesmo que as crianças deixem de tocar em algum momento, elas ainda carregam os benefícios do aprendizado. Todo o desenvolvimento adquirido não é perdido ao longo do tempo, pelo contrário, são resultados para a vida toda. 

Podemos ver que nesse processo também algumas outras habilidades vão sendo desenvolvidas e que ajudam em várias esferas da vida, como o foco, onde na escola é essencial e pode ser colocado em prática constantemente, a socialização com colegas em outros ambientes sociais, promovendo o potencial de liderança e a aptidão para o trabalho em equipe, e a criatividade, pois além de ser possível criar suas próprias composições, isso se torna um exercício constante durante o aprendizado, podendo gerar resoluções e alternativas criativas para problemas do cotidiano, desenvolvendo o raciocínio “fora da caixa”. Não podemos esquecer a resiliência – aprender música tem sua dificuldade, também, mas ao final é muito recompensador e incentiva a constante melhoria.

Quanto antes começar, melhor, e por quanto mais tempo se manter, melhor ainda. E esses benefícios podem ser muito vistos e apreciados na vida adulta e até mesmo no período do envelhecimento de idosos, pois além das conexões cerebrais que somente são desenvolvidas pelo processo de musicalização, a nossa audição, fala e memórias são menos afetadas pelo processo do envelhecimento.

Aqui na BYJU’S as nossas crianças têm a oportunidade de poder desenvolver todas essas habilidades e ainda aprender com uma metodologia onde brincar é parte do processo. As aulas online são dinâmicas, com jogos musicais e exercícios para fixação dos conceitos. Todo o aprendizado também é testado constantemente por quizzes e projetos, onde os alunos podem colocar na prática todo o conteúdo adquirido. E sabem algo ainda mais legal? Ao longo do curso, os alunos poderão postar suas composições no Spotify, e ao fim da aprendizagem, poderão mostrar tudo o que foi absorvido em recitais online para o público. Uma chance ainda maior de poder aprender a arte da performance.

*Roberto Moreno, Diretor de Educação da BYJU’s FutureSchool

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a linha editorial do Matraca Cultural

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