AGENDA

Quilombaque celebra 20 anos de resistência, cultura e educação na periferia de São Paulo

Foto: Cortejo do Bloco Embondeiro Queixada / Foto: @dicampanafotocoletivo

Há duas décadas, um grupo de jovens de Perus decidiu transformar sonhos em ação e ergueu um espaço que se tornaria referência de arte, cultura e educação na periferia de São Paulo. Hoje, a Comunidade Cultural Quilombaque celebra seus 20 anos de história com uma grande festa no dia 21 de setembro (domingo), a partir das 14h, na Travessa Cambaratiba, ao lado da estação de trem CPTM Perus. A comemoração terá shows, teatro, capoeira, circo, feira de artes, brinquedos e atividades gratuitas para toda a comunidade.

Reconhecida como um verdadeiro quilombo urbano de saberes e fazeres, a Quilombaque nasceu em 2005 com o propósito de transformar realidades através da cultura. Desde então, consolidou-se como um dos mais importantes polos culturais autônomos e independentes da cidade, promovendo atividades contínuas de formação artística, preservação da memória, saraus, rodas de jongo, cineclubes, feiras, festas populares, teatro, dança e ações socioambientais.

A importância desse percurso é ressaltada pelo coordenador do projeto, Cleiton Ferreira de Souza, o Cleiton Fofão: “A importância da Quilombaque durante esses 20 anos tem um significado muito grande aqui no nosso território. Conseguimos criar um polo educacional e cultural na perspectiva de gerar possibilidades onde as pessoas têm o direito de experimentar, fluir e sonhar. Este espaço é de resistência, acolhimento e fortalecimento da comunidade, pautado pelos tambores e pela cultura negra.”

Em suas palavras, Cleiton reforça que o trabalho em rede é o que garante a força do projeto: “Quando a gente se organiza em comunidade, criamos novos horizontes para um território historicamente vulnerabilizado. A Quilombaque nos agrega, nos fortalece e mostra que é possível sonhar e realizar juntos.”

Nos últimos anos, a Quilombaque consolidou-se como referência em práticas culturais de base, atuando em parceria com universidades, coletivos, movimentos sociais, museus e instituições públicas. Reconhecida em diversos editais e prêmios culturais, sua trajetória reforça o papel da cultura periférica e afro-brasileira como motor de transformação social.


Programação

Shows:

  • GOG (Rap)
  • Filosofia Reggae (Reggae)
  • Clarianas (Música Regional)
  • Preta Batuque (Samba)
  • Bloco Afro É Di Santo (Percussão)
  • DJ Raiz (Sound System)
  • Batalha de DJs (Phone Raps + Pro Scratch Brasil)

Intervenções Artísticas:

  • Cia Os Crespos – Espetáculo Os Coloridos (Teatro Infantil)
  • Esquadrão Arte Capoeira
  • Bárbara Francesquine (Pirofagia)
  • Natália Presser e Pri Cereda (Aéreos)
  • Eduardo Guimarães e Elidy Moreira (Perna de Pau)

Outras Atividades:

  • Feira de Artes Arteferia Perus
  • Brinquedos Infláveis
  • Economia Solidária

Serviço

Evento: Aniversário de 20 anos da Comunidade Cultural Quilombaque
Data: Domingo, 21 de setembro de 2025
Horário: Das 14h às 23h
Local: Comunidade Cultural Quilombaque
Endereço: Travessa Cambaratiba, 05 – Perus, São Paulo (ao lado da Estação de Trem CPTM Perus)
Entrada: Gratuita

Mariana Mascarenhas

About Author

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Você também pode gostar de

AGENDA

Exposição – Ecos de 1968 – 50 Anos Depois

O Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) recebe a exposição “Ecos de 1968 – 50 Anos Depois”, para rememorar os acontecimentos conhecidos como
AGENDA

Musical – SESC Pinheiros apresenta: Elza

O Sesc Pinheiros recebe o musical Elza, celebrando a trajetória da cantora Elza Soares. Elza Preço R$15.00 a R$50.00 Data 18 Out-18 Nov Horário(s) Quinta a sábado, às 21h.