No último sábado (9), o HSBC Brasil recebeu um show especial em comemoração ao Dia dos Pais. Na ocasião, os irmãos Luciana Mello e Jair Oliveira prestaram uma homenagem ao seu pai Jair Rodrigues, que faleceu em maio, vítima de um infarto fulminante. O que tinha tudo para ser uma apresentação triste, em decorrência da morte recente e inesperada, se tornou um espetáculo alegre, em celebração desta, que era a principal característica do sambista, a alegria.

Quando as cortinas se abriram, os irmãos estavam ao fundo do palco em silêncio, enquanto uma gravação com a voz de Jair Rodrigues declamava os versos da canção Eu Não Existo Sem Você, de Agostinho dos Santos:

“Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim
Que nada nesse mundo levará você de mim
Eu sei e você sabe que a distância não existe
Que todo grande amor só é bem grande se for triste
Por isso, meu amor, não tenha medo de sofrer
Pois todos os caminhos me encaminham pra você”.

Logo em seguida teve início o espetáculo. Na primeira parte, Jair Oliveira e Luciana Mello cantaram os grandes sucessos de suas carreiras solo, como O Samba me Cantou, Na Veia da Nega, Bom Dia Anjo, Simples Desejo, Tiro Onda, Assim que se Faz, entre outras.

Jairzinho compartilhou seu sentimento com a plateia: “Não digo que ele se foi, pois eu sinto ele aqui, presente, com sua alegria contagiante e com seu sorriso”. Em seguida, a dupla cantou O Sorriso, composta assim que eles souberam da morte do pai. “Escrevi a música, pois expresso meus sentimentos muito melhor por ela”, completou o cantor. A música é, justamente, uma homenagem a esta que era a característica mais marcante do Jair Rodrigues, o sorriso. Com lágrimas nos olhos eles entoaram os versos:

“É…
A vida é tão frágil
E o tempo é tão ágil
Que a gente nem vê passar

É…
A realidade
Abraça a saudade
E aperta pra sufocar

É…
Aí lá no fundo
O que vale no mundo
É a luz de um Sorriso

Enquanto enxugavam as lágrimas, Jairzinho olhou para o alto e exclamou: “Muito obrigado, pai!”.

O show ainda reservava algumas participações especiais. Pedro Mariano, amigo de infância da família, subiu no palco, e juntos eles cantaram Como É Grande o Meu Amor por Você, do rei Roberto Carlos, e que Jair Rodrigues gravou em seu último CD pouco antes de falecer. A apresentação do trio foi uma das versões mais bonitas e emocionantes que esta canção já recebeu. Na sequência eles cantaram “Mascarada”, gravada por Jair com Elis Regina, mãe do Pedro.

No set list também entraram canções como O Morro Não Tem Vez, Casa de Bamba e Tristeza. Para a performance de Deixa Isso Pra Lá, talvez o maior sucesso de Jair Rodrigues, os irmãos dividiram o palco novamente com um grande amigo, o rapper Rappin Hood.

Logo em seguida, toda a plateia acompanhou em coro os irmãos em A Majestade o Sabiá. Já no bis, eles apresentaram Disparada e É Hoje. Foram aplaudidos de pé, e a plateia pôde ver que o legado de Jair Rodrigues jamais será esquecido, pois ele deixou dois grandes herdeiros para levar sua obra adiante.

About The Author

Antonio Saturnino

Jornalista, atleta frustrado, cantor de karaokê e pai de pets. Ama música e escrever sobre o tema durante anos lhe permitiu conhecer novos cantores e estilos musicais, então vocês verão muita coisa diferente e nova por aqui. Dança no meio da rua, adora cozinhar e estar em conexão com a natureza.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.